VERSÃO E-PAPER

ANO: II | N.º 099 | 22.11.2021

CAPA | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | DESPORTO | CULTURA

SEMANA: 15 A 21.11.2021
(Ver capa)

LOCAL
AUDITORIA EXTERNA À CMPV DEVERÁ AVANÇAR ATÉ AO FINAL DO ANO
Para além da auditoria financeira deverá avançar também uma auditoria aos recursos humanos.

COVID-19
VACINADOS DA JANSSEM VÃO RECEBER DOSE DE REFORÇO
O Serviço Regional de Saúde dos Açores vai administrar uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 a quem recebeu a vacina da Janssen, à semelhança do que acontecerá no continente português.

OR2022
CHEGA PROPÕE APOIO À NATALIDADE DE 1.500 EUROS POR NASCIMENTO
Medida é uma das condições para aprovação do documento.

CONSELHO DE ILHA DA TERCEIRA
DEFENDE CONCRETIZAÇÃO DO COMPROMISSO POLÍTICO DE “POTENCIAR A CENTRALIDADE DA TERCEIRA NO CONTEXTO REGIONAL”

Parecer sobre proposta de Plano e Orçamentos dos Açores para 2022 foi aprovado por unanimidade.

EDUCAÇÃO
MAIS DE 600 ALUNOS AÇORIANOS VÃO RECEBER PRÉMIO DE MÉRITO NO VALOR DE 750 EUROS
Prémio de ingresso no ensino superior aumento 250 euros face ao ano passado. As candidaturas podem continuar a ser apresentadas, sendo que o prazo limite decorre até às 23:59 horas de 15 de dezembro de 2021.

SERVIÇOS PÚBLICOS
GOVERNO REGIONAL INAUGURA NOVA LOJA RIAC NO HOSPITAL DE SANTO ESPÍRITO DA ILHA TERCEIRA
O Governo dos Açores inaugurou esta terça-feira, em Angra do Heroísmo, a nova Loja da RIAC no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), sendo a primeira na Região a operar em contexto hospitalar.

CONCELHOS
SÃO ROQUE DO PICO: MUNICIÍPIO FELICITA GRUPO DESPORTIVO DE SANTO ANTÓNIO PELA CONQUISTA DO CAMPEONATO NACIONAL DE POINT FIGHTING
O Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António (GDCPSA) sagrou-se no passado fim de semana campeão nacional de kickboxing, na variante de point fighting, durante as provas que decorreram em Almada.
PONTA DELGADA: PROJETO DA AZORES 2027 PRESENTE NA INICIATIVA “A CULTURA É HOJE”
A candidatura de Ponta Delgada|Açores a Capital Europeia da Cultura (Azores 2027) foi parceira no evento “A Cultura Hoje”, uma iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura (IAC), integrada nas Semanas de Estudos que decorreu no último fim-de-semana no Estúdio 13.
BÁRBARA CHAVES REÚNE COM MANUEL HEITOR PARA DISCUTIR PARCERIAS NO SECTOR AEROESPACIAL EM SANTA MARIA
A presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, reuniu com Manuel Heitor, ministro da Ciência do Governo de Portugal, para avaliar possíveis parcerias a desenvolver ao nível do setor espacial para a ilha de Santa Maria.

REGIÃO
GOVERNO REGIONAL REFORÇA FISCALIZAÇÃO À VENDA ILEGAL DE CHICHARRO
O Governo Regional dos Açores através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em articulação com as entidades competentes, vai reforçar as medidas de vigilância e fiscalização da comercialização ilegal da venda de chicharro, “de modo a minimizar os efeitos da economia paralela que se tem vindo a registar, particularmente na ilha de São Miguel”.
AÇORES ESTÃO A DESENVOLVER METAS PARA A REDUÇÃO DE GASES COM EFEITOS DE ESTUFA
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse que a região está a desenvolver metas próprias quanto à redução de gases com efeitos de estufa, para mitigar os efeitos das alterações climáticas.
SISMO DE 2,4 SENTIDO NA ILHA DE SÃO MIGUEL
Um sismo com magnitude 2,4 na escala de Richter foi sentido na manhã da última segunda-feira, na ilha de São Miguel, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
PRESIDENTE DO GOVERNO LEMBRA NAS FLORES PROJEÇÃO ATLÂNTICA QUE OS AÇORES DÃO A PORTUGAL E À EUROPA
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou esta segunda-feira, na ilha das Flores, a “projeção Atlântica” que a Região assegura a Portugal e à União Europeia (UE).
RESGATADO HOMEM QUE SOFREU QUEDA ACIDENTAL NA MARGINAL DE PONTA DELGADA
Um homem de 40 anos foi esta segunda-feira auxiliado e resgatado depois de ter sofrido uma queda acidental no paredão da marginal de Ponta Delgada.
DIA NACIONAL DO MAR ASSINALADO NOS AÇORES COM DIVERSAS ATIVIDADES
O Observatório do Mar dos Açores e a Direção Regional dos Assuntos do Mar assinalaram o Dia Nacional do Mar na EBI da Vista Alegre, realizando ao longo de todo o dia de ontem, oficinas lúdico-pedagógicas com as turmas do pré-escolar desta instituição de ensino da ilha do Faial, dedicadas à temática da Biodiversidade Marinha.
BOLIEIRO VALORIZA “CONSENSO” ENTRE GOVERNO E CONSELHO DE ILHA QUANTO AO FUTURO DAS FLORES
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou na noite de segunda-feira o “consenso” entre o executivo e o Conselho de Ilha das Flores quanto às prioridades de ação para a ilha.
PRESIDENTE DA ALRAA FAZ BALANÇO DE UM ANO DE MANDATO
Esta terça-feira, 16 de novembro, assinalou-se um ano que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) tomou posse na sequência do sufrágio eleitoral do dia 25 de outubro de 2020. Neste dia, verificados os impedimentos e incompatibilidade dos deputados eleitos, procedeu-se à eleição da Mesa para a XII legislatura.
GOVERNO AVANÇA COM COMPENSAÇÃO AOS ARMADORES DA PESCA DO ATUM
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, vai avançar com uma compensação aos armadores da pesca do atum.
NAV PORTUGAL INAUGURA NOVA SALA DE CONTROLO DE TRÁFEGO AÉREO EM SANTA MARIA
Foi esta quarta-feira inaugurada a nova sala do Centro de Controlo Oceânico (CCO) da NAV Portugal, em Santa Maria, responsável pelo controlo de tráfego aéreo numa área de 5,18 milhões de quilómetros quadrados do Atlântico Norte por onde viajam anualmente mais de 166 mil aviões.
NAV PORTUGAL PREVÊ INVESTIR 25,8 ME NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS EM SANTA MARIA
A NAV Portugal tem programados 25,8 milhões de euros em investimentos para os próximos cinco anos na ilha de Santa Maria, foi esta quarta-feira anunciado pela empresa que gere o tráfego aéreo nacional.
SECRETARIAS DA AGRICULTURA E EDUCAÇÃO FIRMAM PROTOCOLO PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA AGRÍCOLA E FLORESTAL NAS ESCOLAS DOS AÇORES
A Secretaria Regional da Educação e a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural estabeleceram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento da literacia sobre a agricultura e a floresta, tendo por públicos-alvo as crianças, jovens e a comunidade em geral.
GOVERNO REGIONAL LANÇA CAMPANHA PARA PROMOVER CONSUMO DE PRODUTOS “MARCA AÇORES”
A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, deu início a uma ampla campanha de divulgação, sensibilização e aquisição de produtos com o selo “Marca Açores”.
GOVERNO REFORÇA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA “POTENCIAIR CARREIRAS”
O secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou o reforço da qualificação profissional na Região, para “potenciar as carreiras profissionais e fazer funcionar o elevador social” no arquipélago.
BOLIEIRO DIZ QUE FEZ “TUDO” PARA GARANTIR ESTABILIDADE
O presidente do Governo Regional alertou que “as questões dos Açores resolvem-se nos Açores”, assegurando que fez tudo para “garantir a estabilidade política”, incluindo falar com o deputado regional do Chega para construir “um denominador comum”.
ISENÇÃO DAS MENSALIDADES EM CRECHE ABRANGEU 1.085 CRIANÇAS EM 2021, AFIRMA ARTUR LIMA
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, afirmou esta sexta-feira, que em 2021 1.085 crianças foram abrangidas com a medida de isenção do pagamento das mensalidades em creche até ao 10.º escalão, medida que reconhece que as “crianças têm de ser um grupo prioritário” no combate à pobreza, por serem “mais desprotegidas”.
BOLIEIRO DIZ QUE NEGOCIAÇÕES DO ORÇAMENTO SÃO AGORA “QUESTÃO PARLAMENTAR”
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, realçou esta sexta-feira, que as negociações para a aprovação do Orçamento da região para 2022 são uma “questão parlamentar”, pois da parte do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM “está tudo resolvido”.
PROJETO “AZORESCLOUD” COM DOIS “DATACENTERS” DE NOVA GERAÇÃO
A secretária regional das Obras Públicas e Comunicações adiantou este sábado que está a ser “finalizada a construção de dois ‘data centers’ de nova geração”, que formam a plataforma AzoresCloud, que alojarão os sistemas de informação das entidades públicas que integram o Governo.
ANUNCIADA PRIMEIRA INICIATIVA DO GABINETE CONTRA A CORRUPÇÃO
Em comunicado de imprensa, o Governo Regional dos Açores anunciou a realização de uma conferência sobre a corrupção a 09 de dezembro, que vai ser a primeira iniciativa do Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência (GPCT), uma reivindicação do CHEGA.
FAIAL ACOLHE EM DEZEMBRO A PRIMEIRA EDIÇÃO DO “SHOWMAR” — FEIRA DO MAR DOS AÇORES
A ilha do Faial acolhe, entre 08 e 12 de dezembro próximo, a primeira edição do “ShowMar – Feira do Mar dos Açores”, foi este sábado revelado pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas.

NACIONAL
FAROIS ABERTOS AO PÚBLICO ASSINALAM DIA NACIONAL DO MAR
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) vai celebrou o Dia Nacional do Mar, que se assinalou esta terça-feira, 16 de novembro, abrindo ao público gratuitamente, no período compreendido entre as 13:30 e as 16:30, vários faróis portugueses no território continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
FORÇA AÉREA TRANSPORTA E RESGATA DOENTES E ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE
Na última semana, de 08 a 14 de novembro, a Força Aérea realizou 14 transportes médicos urgentes nos arquipélagos dos Açores, da Madeira, entre os Açores e o continente e dois internacionais.
TECNOLOGIA PARA EVITAR O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS ENVOLVIDOS EM EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS
Uma tecnologia inovadora que permite substituir a administração oral forçada de fármacos em experimentação animal, contribuindo assim para o bem-estar dos animais testados em laboratório, desenvolvida por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), acaba de ser distinguida a nível europeu.
ESTUDO REVELA QUE FÁRMACO USADO NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA PODE SER TERAPIA PROMISSORA PARA A DOENÇA DE MACHADO-JOSEPH
Um estudo desenvolvido no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) revela que a carbamazepina, um fármaco usado no tratamento da epilepsia, pode ser uma terapia promissora para a doença de Machado-Joseph.

POLÍTICA
BE/AÇORES QUESTIONA GOVERNO SOBRE CONTABILIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO DE EX-MILITARES
O Bloco de Esquerda dos Açores alertou o Governo Regional para o facto de “não estar a ser cumprida a norma do Orçamento de Estado de 2021 que prevê que após ingresso na Administração Pública, as avaliações de serviço obtidas pelos ex-militares nos anos em que desempenharam funções nas Forças Armadas são contabilizadas para efeitos de atribuição de posição remuneratória”.
PCP/AÇORES REIVINDICA APOIOS PARA COMPENSAR PESCADORES PELA SUBIDA DO PREÇO DO GASÓLEO
O PCP/Açores reivindicou a reformulação do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores (Fundopesca) e a atribuição de um apoio aos pescadores para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis.
BE/AÇORES QUER INTERVENÇÃO DO GOVERNO EM ALTERAÇÃO “UNILATERAL” DE HORÁRIOS DO SERVIÇO DE IMAGIOLOGIA DO HDES
O Bloco de Esquerda (BE) nos Açores apelou à intervenção do Governo açoriano face a uma alegada alteração “unilateral” de horários de trabalho no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
BE/AÇORES QUER AUMENTAR COMPLEMENTO AO SALÁRIO MÍNIMO PARA COMBATER FALTA DE MÃO-DE-OBRA
O Bloco de Esquerda defende que é necessário promover a melhoria de todos os salários nos Açores para conseguir fixar e atrair pessoas para a região. Para impulsionar este aumento de salários, o BE vai propor o aumento do salário mínimo regional no Orçamento para 2022.
OR2022: PAN QUER FUNDO AMBIENTAL REGIONAL E TAXA AMBIENTAL TURÍSTICA
O PAN/Açores vai apresentar duas propostas de alteração ao Plano e Orçamento Regional para 2022, tendo em vista a criação do Fundo Ambiental Regional e da taxa turística de um euro para viagens aéreas e em barco de cruzeiro.
OR2022: VASCO CORDEIRO ANUNCIA VOTO CONTRA DOCUMENTO QUE DEIXA A REGIÃO PARA TRÁS
O presidente do PS/Açores considerou esta quarta-feira, em Angra do Heroísmo, que a Região está a ficar para trás num conjunto de desafios aos quais a proposta de Plano e Orçamento para 2022 deveria dar resposta, razão pela qual Vasco Cordeiro anunciou não poderem votar favoravelmente o documento, por este não responder “àquilo que as famílias, as empresas e a sociedade açoriana necessitaria que estivesse a ser feito neste momento”.
OR2022: CHEGA/AÇORES DIZ QUE NADA ESTÁ FECHADO E EXIGE RESPEITO NA REGIÃO E NO PAÍS
O deputado do Chega nos Açores disse esta sexta-feira que “nada está fechado” quanto ao Orçamento para 2022, dependendo de negociações em curso, incluindo para um novo acordo parlamentar, e de o partido ser tratado “com respeito”, regional e nacionalmente.
OR2022: DEPUTADO INDEPENDENTE VAI “HONRAR COMPROMISSO” COM GOVERNO
O deputado independente Carlos Furtado defendeu que os partidos que integram o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) deveriam deixar de negociar com o Chega e garantiu que vai “honrar” o seu “compromisso” na votação do Orçamento.
OR2022: BE/AÇORES ACUSA GOVERNO DE CEDER À CHANTAGEM PARA SE AGARRAR AO PODER A TODO O CUSTO
Numa reação à conferência de imprensa desta sexta-feira do deputado regional do CHEGA, o coordenador regional do BE/Açores, António Lima, realça que os partidos do governo estão dispostos a “ceder a todo o tipo de chantagem para se agarrarem ao poder a qualquer custo”.

CRIME
PJ DETÉM HOMEM POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SÃO MIGUEL
O crime ocorreu na madrugada do dia 13 de novembro em contexto de desavenças de vizinhança.

SAÚDE
COVID-19: AÇORES ACOMPANHAM CONTINENTE E VÃO COMEÇAR A VACINAR PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM A TERCEIRA DOSE
O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores revelou este domingo que os profissionais de saúde também vão começar a ser inoculados com a terceira dose da vacina contra a covid-19 na região, tal como no continente.

DESPORTO
CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES — 5.ª JORNADA — RESULTADOS

CULTURA
VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO PROMOVE “ESCOLA DE INTEGRAÇÃO”
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove o programa “Escola de Integração”, um ciclo de sessões que pretendem dar a conhecer o percurso de vida de imigrantes plenamente inseridos na sociedade Açoriana aos alunos do 3.º ciclo das escolas de São Miguel, Terceira e Faial.

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.