VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 138 | 26.09.2022

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | DESPORTO | OPINIÃO

SEMANA: 19 A 25.09.2022
(Ver capa)

ENSINO BÁSICO
INAUGURAÇÃO DA REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA DO CABO DA PRAIA
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, inaugurou na manhã da passada segunda-feira, 19 de setembro, a requalificação e ampliação da Escola Básica e Jardim de Infância do Cabo da Praia, tendo considerado, na ocasião, que a obra constitui um passo significativo no reforço das infraestruturas comunitárias locais, contribuindo para a fixação de famílias e, por essa via, para a dinamização da comunidade.

BISCOITOS
JUNTA DE FREGUESIA APELA A MAIS CIVISMO
Em nota publicada na rede social Facebook, na passada segunda-feira, dia 19 de setembro, a Junta de Freguesia dos Biscoitos, apela para que sejam adotados comportamentos cívicos, de salvaguarda do ambiente e em respeito para com a restante comunidade.

SANTA CRUZ
FESTAS DO IMPÉRIO DA CARIDADE 2022 ARRANCAM HOJE
As Festas do Império da Caridade, no lugar das Figueiras do Paim, em Santa Cruz da Praia da Vitória, tiveram início sexta-feira, 23, e decorrem como habitual até à próxima quinta-feira, dia 29 de setembro.

LOCAL
DIA 22 DE SETEMBRO, NA PRAIA DA VITÓRIA, DAS 08:00 ÀS 18:00: CENTRO HISTÓRICO RESERVADO À MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Na passada quinta-feira, das 08:00 às 18:00 horas, o centro histórico da cidade esteve interdito à circulação automóvel, no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, estando reservado à mobilidade pedonal e em bicicleta.
PROJETO “CONHECER A BAÍA DA PRAIA DA VITÓRIA” ENVOLVEU CERCA DE 500 PARTICIPANTES NOS PRIMEIROS DOIS ANOS
O projeto “Conhecer a baía da Praia da Vitória”, que permite a fruição da área através do primeiro contacto com a utilização de caiaques ou pranchas de standup paddle (SUP), abrangeu, nos primeiros dois anos de atividades, cerca de 500 participantes.

CONCELHOS
PONTA DELGADA: MERCADO DA GRAÇA DEVE REABRIR ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2023
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai introduzir melhorias nas instalações provisórias do Mercado da Graça, que conta reabrir até agosto de 2023, mais cedo do que o previsto.
SECRETÁRIO REGIONAL DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO RURAL VISITA CASA DOS ANIMAIS DA RIBEIRA GRANDE
O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, visitou, no pretérito dia 18 de setembro, a Casa dos Animais da Ribeira Grande – Centro de Recolha Oficial (CRO), de forma a assinalar a campanha regional de distribuição de vacinas antirrábicas.
VILA DO PORTO: COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO 2022
O Município de Vila do Porto, em Santa Maria, vai comemorar o Dia Internacional do Idoso, que anualmente se assinala a 01 de outubro, na sexta-feira, dia 07 de outubro, no Jardim Municipal.
MUNICÍPIO DA HORTA HOMENAGEADO NO ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 350 ANOS DO VULCÃO DO CABEÇO DO FOGO
A Câmara Municipal da Horta foi homenageada, na passada sexta-feira, 17, pela Junta de Freguesia da Praia do Norte na sessão solene de encerramento das comemorações dos 350 anos do Vulcão do Cabeço do Fogo, pelo cumprimento secular do Voto Municipal de Pentecostes, celebração que remonta à data em que eclodiu o vulcão, localizado entre as freguesias da Praia do Norte e do Capelo.

REGIÃO
MARIA JOÃO CARREIRO ENTREGA CERTIFICADOS DE FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PRR
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, presidiu, no dia 16, sexta-feira, à cerimónia de entrega dos certificados de conclusão das ações de formação em Competências para a Empregabilidade.
SISMO DE MAGNITUDE 2,0 SENTIDO DOMINGO NA ILHA DE SÃO JORGE
Um sismo de 2,0 na escala de Richter foi domingo, 18 de setembro, sentido na ilha de São Jorge, elevando para 324 os abalos percecionados pela população desde o início da crise sismovulcânica, em março.
“CONFRARIAS SÃO IDENTIDADE, CONFIRMAÇÃO E AFIRMAÇÃO DO QUE SOMOS”, DESTACA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, foi domingo, 18 de setembro, entronizado como Confrade Honorário da Confraria do Leite dos Açores, no âmbito da 7.ª Entronização do Bodo de Leite, manifestando “gratidão e satisfação” pela “honra concedida”.
“MANUAL DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA SÍSMICA PARA EDIFÍCIOS É CONTRIBUTO ESSENCIAL QUE ALIA CIÊNCIA ÀS BOAS PRÁTICAS”, DIZ BERTA CABRAL
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu, domingo, 18 de setembro, na ilha do Pico, à sessão de encerramento do Congresso Regional dos Engenheiros Técnicos, subordinado ao tema “Sismologia, Vulcanologia e a Engenharia na Gestão de Riscos”.
DIA EUROPEU DA AGRICULTURA BIOLÓGICA ASSINALADO EM TODAS AS ILHAS DOS AÇORES
O Dia Europeu da Agricultura Biológica foi assinalado em todas as ilhas dos Açores, com programas destinados a diversos públicos.
“RESERVAS DA BIOSFERA SÃO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA ASSEGURAR A PROTEÇÃO DO PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL”, DEFENDE ALONSO MIGUEL
O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, destacou este domingo, na Graciosa, as Reservas da Biosfera, classificadas pela UNESCO, são importantes ferramentas para assegurar a proteção do património natural e cultural e para promover o desenvolvimento de modelos de gestão sustentável, “reunindo os governos e as sociedades locais em torno desse objetivo”.
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO ASSOCIA-SE ÀS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
A Presidência do Governo Regional dos Açores associou-se às Jornadas Europeias do Património 2022 e abriu ao público o jardim do Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, nos dias 23, 24 e 25 de setembro.
VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE PREVENÇÃO UNIVERSAL DE ABUSOS SEXUAIS DE MENORES
A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, promoveu segunda-feira, um seminário subordinado à temática da prevenção universal de abusos sexuais de crianças e jovens.
GOVERNO DOS AÇORES, ATRAVÉS DO LREC, PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE PROPAGAÇÃO DE ONDAS
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), realiza, nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro, uma ação de formação no âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Científico e Tecnológico (PDCCT), programado para 2022.
TERESA RIBEIRO INDIGITADA PARA PRESIDIR À ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DA HORTA
A presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Faial, Teresa Ribeiro, foi indigitada para presidir do Conselho de Administração do Hospital da Horta, na ilha do Faial.
DUARTE FREITAS GARANTE “AUMENTO SIGNIFICATIVO” DA REMUNERAÇÃO COMPLEMENTAR NA REGIÃO
O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, sublinhou na segunda-feira, em Ponta Delgada, que haverá um “aumento significativo” da remuneração complementar na região com “efeitos retroativos a partir de 1 de julho”.
“É PRECISO AGIR COM URGÊNCIA”, DIZ PRESIDENTE DO GOVERNO SOBRE CADEIAS DE SÃO MIGUEL E DO FAIAL
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou quarta-feira ser preciso “agir com urgência” na construção de uma nova cadeia em São Miguel e na requalificação do espaço prisional na ilha do Faial, de modo a que haja “dignidade” para os reclusos em matéria de direitos humanos.
GOVERNO DOS AÇORES LANÇA CONCURSO INTERNACIONAL DE VENDA DE CRIPTOMÉRIA
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou quarta-feira, na ilha Terceira, o “lançamento de um concurso internacional de madeira de criptoméria, numa extensão de 34 hectares, com um valor de madeira estimado em 29 mil metros cúbicos, e um preço base de 236,4 mil euros”.
PRESIDENTE DO GOVERNO GARANTE PLANO E ORÇAMENTO PARA 2023 SEM ENDIVIDAMENTO LÍQUIDO
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, asseverou quinta-feira, no final das audições aos parceiros sociais e institucionais a propósito da anteproposta do Plano e Orçamento para 2023, que os documentos vão representar um “endividamento líquido zero”, numa “gestão criteriosa da despesa com otimização dos recursos financeiros disponíveis”.
PRESIDENTE DO GOVERNO ENALTECE INVESTIMENTOS DA ALTICE NOS AÇORES
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na quarta-feira em audiência a administração da Altice, valorizando na ocasião os investimentos previstos pela empresa para a região.
PROJETO ILHAS DE INOVAÇÃO ESTÁ “CENTRADO NAS OPORTUNIDADES DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ECONOMIAS DAS REGIÕES”, AFIRMA PEDRO DE FARIA E CASTRO
O Subsecretário Regional da Presidência afirmou quinta-feira, na Horta, que, para o Governo dos Açores, o “projeto Ilhas de Inovação esteve centrado nas oportunidades de diversificação das economias das regiões parceiras do projeto de modo a melhorar as suas respetivas políticas de inovação”.
CLÉLIO MENESES DESTACA VANTAGENS DO 5G NA ÁREA DA SAÚDE
O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, saudou na quarta-feira os investimentos anunciados pela da Altice nos Açores, particularmente o fomento do 5G, e disse que a região “está a preparar-se para tirar o melhor partido de tudo aquilo que tem a ver com a instalação dos equipamentos adequados”, nomeadamente no campo da Saúde.
AGRICULTURA BIOLÓGICA NOS AÇORES AUMENTOU MAIS DE 600% EM TRÊS ANOS, DIZ ANTÓNIO VENTURA
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, assinalou sexta-feira o Dia Europeu da Agricultura Biológica com programas destinados a diversos públicos, por forma a sensibilizar para a agricultura biológica e para o papel que esta desempenha no respeito pela natureza e bem-estar dos animais.
MARIA JOÃO CARREIRO ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA DIGNIFICAÇÃO DAS PROFISSÕES ATRAVÉS DA FORMAÇÃO E DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego defendeu esta sexta-feira que o “investimento público no reforço das competências dos açorianos para o mercado de trabalho terá ainda melhores resultados, se existir o reconhecimento da importância da dignificação das profissões através de fatores como salários e condições laborais”.
ESCOLAS ESTÃO A RECEBER EQUIPAMENTOS DE ROBÓTICA E DE REALIDADE VIRTUAL, INDICA SOFIA RIBEIRO
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou que as escolas da região já estão a receber equipamentos de robótica, de realidade virtual, jogos de pensamento computacional e kits de impressão 3D.
JOSÉ MANUEL BOLIEIRO ENTRONIZADO CONFRADE DA CONFRARIA DO VINHO VERDELHO DOS BISCOITOS
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, foi entronizado sábado como confrade da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, vincando que “a cultura de um povo e um território” tem nas confrarias representação de “orgulho”.
REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS DÃO PRESTÍGIO MUNDIAL À UNIÃO EUROPEIA, DIZ JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou na sexta-feira que as regiões ultraperiféricas, como os Açores, asseguram “vantagem competitiva” e dão “prestigio mundial” à União Europeia.

NACIONAL
INTERNET LENTA? SAIBA COMO AUMENTAR A VELOCIDADE WIFI DO SEU ROUTER DE FIBRA ÓTICA
Se a sua velocidade de navegação na Internet não é tão rápida como a que contratou, é possível que a conexão WiFi do router não esteja a ter o desempenho adequado.
ESTUDO AVALIA O NÍVEL DE MERCÚRIO PRESENTE NO PEIXE E MARISCO QUE O ORGANISMO CONSEGUE DIGERIR
Um estudo publicado na revista “Marine Pollution Bulletin” aponta a necessidade da criação de uma metodologia universal para estimar a bioacessibilidade do mercúrio (Hg), um metal pesado tóxico, em alimentos presentes na dieta mediterrânica, mais especificamente em espécies de peixe e marisco, e destaca a importância da integração de medidas de bioacessibilidade nas normas de segurança alimentar.
DUAS INVESTIGADORAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA CONQUISTAM CERCA DE 1 MILHÃO DE EUROS PARA PROJETOS COM SELO DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE
Duas investigadoras da Universidade de Coimbra (UC) – do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC) e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) – acabam de conquistar perto de um milhão de euros de financiamento da Fundação ”la Caixa” para o desenvolvimento de dois projetos de investigação que pretendem vir a ter impacto nos domínios das infeções gastrointestinais e das neurociências.

POLÍTICA
CHEGA AÇORES REFORÇA CONFIANÇA NA LIDERANÇA DE ANDRÉ VENTURA
No XI Conselho Nacional do Chega e I Assembleia Plenária de Militantes, o Chega Açores reforçou a confiança que mantêm na liderança do líder do partido, André Ventura.
“GOVERNO FALHA PROMESSA DE TER OBRA DO PORTO DE PONTA DELGADA PRONTA EM SETEMBRO”, DIZ VASCO CORDEIRO
A meta de concluir as obras do Porto de Ponta Delgada em setembro deste ano, prometida pelo Governo Regional, não será cumprida, disse Vasco Cordeiro, após uma visita ao local.
“MAIORIA DOS AGENTES CULTURAIS CONTINUA A AGUARDAR O PAGAMENTO DOS APOIOS DE 2022”, DENUNCIA MARTA MATOS
Marta Matos, deputada do PS Açores, referiu, na passada segunda-feira, que o Grupo Parlamentar do seu partido “tem conhecimento de que existem ainda muitos Agentes Culturais nos Açores que, até à presente data, ainda não receberam o financiamento para atividades a desenvolver, ou já desenvolvidas, no ano de 2022.
BE/AÇORES DESAFIA MINISTRA A VISITAR “TERRENO INVIÁVEL” PARA FUTURA CADEIA DE SÃO MIGUEL
OBE/Açores desafiou esta terça-feira a ministra da Justiça a visitar o local escolhido para o novo Estabelecimento Prisional de São Miguel, destacando que o “terreno inviável” vai “continuar a condicionar” a construção.
PS/TERCEIRA ACUSA GOVERNO DOS AÇORES DE “DESMERECER” PROJETO TERCEIRA TECH ISLAND
O PS/Terceira acusou quarta-feira, em comunicado, o Governo de coligação de direita (PSD/CDS-PP/PPM), de “desmerecer” o projeto Terceira Tech Island, e desta forma “disfarçar” a sua “total incapacidade” em “o manter e valorizar”.
BE/AÇORES: SATA ANUNCIOU “MELHOR RESULTADO DE SEMPRE” NAS RECEITAS DO PRIMEIRO SEMESTRE MAS ESCONDEU AUMENTO DOS PREJUÍZOS
O Bloco Esquerda Açores disse sexta-feira que, as contas da SATA publicadas esta semana relativas ao primeiro semestre mostram que aquilo que foi recentemente anunciado pela companhia como “o melhor primeiro semestre de sempre ao nível das receitas” esconde afinal um prejuízo de 47,7 milhões de euros relativo à Azores Airlines e mostra que houve uma diminuição significativa dos resultados positivos na SATA Air Açores.

CRIME
PSP DETÉM NO NORDESTE DOIS HOMENS EM FLAGRANTE DELITO POR TRÁFICO/CULTIVO DE ESTUPEFACIENTES
A Polícia de Segurança Pública através da Esquadra do Nordeste, deteve naquele concelho da ilha de São Miguel, dois homens suspeitos do crime de tráfico/cultivo de estupefacientes, sendo apreendidas duas plantas de Canábis, em fase adulta.
PICO: PRISÃO PREVENTIVA PARA CIDADÃO ESTRANGEIRO SUSPEITO DE DUPLO HOMICÍDIO
A Polícia Judiciária revelou terça-feira, em comunicado, que procedeu à detenção de um cidadão estrangeiro, na ilha do Pico, fortemente indiciado da prática do crime de duplo homicídio, de dois seniores que se encontram desaparecidos desde 10 de setembro.
PICO: DETIDA A ESPOSA DO PRESUMÍVEL AUTOR DE DUPLO HOMICÍDIO
A Polícia Judiciária procedeu na manhã da última sexta-feira, na ilha do Pico, à detenção da mulher do cidadão alemão de 60 anos, presumível autor do homicídio de dois homens, com 74 e 65 anos de idade, que estavam desaparecido desde 10 de setembro

SAÚDE
INVESTIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA QUE PRETENDE DESVENDAR IMPACTO DO ENVELHECIMENTO NO CÉREBRO PROCURA VOLUNTÁRIOS
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) está a conduzir um estudo que pretende desvendar os processos cerebrais que explicam as mudanças no processo de tomada de decisão associadas ao envelhecimento.
QUALIDADE E SEGURANÇA SÃO ELEMENTOS DETERMINANTES PARA DOENTE E PROFISSIONAL DE SAÚDE, VINCA CLÉLIO MENESES
O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, disse sexta-feira, 16 de setembro, na Ribeira Grande, que “a qualidade e a segurança em saúde” são “determinantes quer na perspetiva do doente, quer do profissional de saúde”
FAZER MUITO PELAS PESSOAS COM DEMÊNCIA
Na Consulta de Geriatria é comum encontrar doentes com demência há vários anos e que nunca receberam o diagnóstico; por vezes, já tomam anti-demenciais há largos anos e nunca o doente ou a família ouviram falar de demência; contudo, confessam muitas vezes que “já desconfiavam” ….
Sofia Duque
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NOS AÇORES
Foi publicado recentemente (setembro de 2022) o artigo científico “Weather and Air Quality Factors Contribution to the Hospital Admissions of Patients with Respiratory Diseases: Case Study of Faial Island (Azores)”, com co-autoria da meteorologista, Fernanda Carvalho, da Delegação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nos Açores.

DESPORTO
FAIAL: CLÉLIO MENESES APRESENTA SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO
A 8.ª Semana Europeia do Desporto decorre até dia 30 de setembro, em todas as ilhas dos Açores.
CAMPEONATO DE PORTUGAL — 1.ª FASE — SÉRIE “D”: RESULTADOS DA 2.ª JORNADA

OPINIÃO
FLORES: A REJEITADA PELO GOVERNO
No âmbito de um conjunto de perguntas, colocadas ao Governo Regional, acerca da ilha das Flores, foi notório o embaraço do Subsecretário Regional da Presidência face às minhas questões colocadas acerca de um investimento muito importante para as Flores e para os Açores.
Alexandra Manes

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.