VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 124 | 23.05.2022

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | DESPORTO | CULTURA | OPINIÃO

SEMANA: 16 A 22.05.2022
(Ver capa)

CAMPEONATO DE PORTUGAL
FONTINHAS NO SOFÁ FAZ HISTÓRIA: PRIMEIRA EQUIPA AÇORIANA A SUBIR À LIGA 3
Em campo, falhou, para já, qualificação para a finalíssima de apuramento de campeão no Jamor.

RECICLAGEM
PRAIA DA VITÓRIA: SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE BEBIDAS, APARENTEMENTE, COM MUITO BOA ADESÃO
Avaliação resulta do facto do visor da máquina de logística reversa apresentar desde da manhã até à tarde deste sábado a mensagem: “Recipiente de vasilhames cheio”.

EVENTO
V FEIRA DE AMBIENTE DECORRE NA PRAIA DA VITÓRIA ATÉ QUINTA-FEIRA
Decorre na tenda junto à marina da Praia da Vitória até à próxima quinta-feira, 26 de maio, a V Feira de Ambiente, numa organização da Câmara Municipal da Praia da Vitória que envolve diversas palestras, workshops, jogos tradicionais, momentos musicais e atividades infantojuvenis alusivas à vertente ambiental.

FONTE DO BASTARDO
EXECUTIVO DA CMPV AVALIA ACESSIBILIDADES E INFRAESTRUTURAS
Na segunda visita no âmbito do périplo municipal “Aproximar o Poder Local” nas freguesias e vila do concelho praiense, o executivo camarário, passou esta sexta-feira, dia 20 de maio, na freguesia da Fonte do Bastardo, no sentido de determinar “as necessidades e reivindicações locais”, nomeadamente no que concerne à “avaliação das condições das infraestruturas e vias de acesso nesta freguesia”.

SISMOLOGIA
SISMO COM MAGNITUDE 2,6 SENTIDO NA PRAIA DA VITÓRIA
Um sismo com magnitude 2,6 na escala de Ritcher foi sentido segunda-feira, 16 de maio, nas freguesias de Santa Cruz e Agualva, no concelho da Praia da Vitória.

INAUGURAÇÃO
NOVAS INSTALAÇÕES DA CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS DA SANTA CASA DA PRAIA DA VITÓRIA
Novas instalações de acolhimento residencial feminino da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória tem capacidade para 10 jovens, respondendo, presentemente, a oito.

LOCAL
PORTO MARTINS: EXECUTIVO CAMARÁRIO AVALIA ASFALTAGEM DE CAMINHOS
De visita ao Porto Martins, o executivo da Câmara da Praia da Vitória avaliou entre outras necessidades, a asfaltagem de caminhos, trabalho que deverá ser desenvolvido em conjunto com o Governo dos Açores.
PRAIA DA VITÓRIA RECEBE PRIMEIRA MÁQUINA DO SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE BEBIDAS DOS AÇORES
No Dia Internacional da Reciclagem foi instalada na Praia da Vitória, a primeira máquina de logística reversa do Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO DO PARQUE DE CAMPISMO DOS BISCOITOS
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou segunda-feira, em sessão extraordinária, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a “abertura do concurso público para exploração do parque de campismo dos Biscoitos”, que recentemente foi alvo de obras tendo em vista “garantir a qualidade e segurança” de quem o frequenta.

CONCELHOS
MUNICÍPIO DA HORTA RECEBE ALUNOS DO PROGRAMA ERASMUS+
Comitiva era composta por cerca de 40 alunos e professores que estavam de visita à ilha do Faial, numa parceria com a Escola Profissional da Horta, no âmbito do programa Erasmus+.
EM DIA DE ANIVERSÁRIO, BOMBEIROS DO FAIAL RECEBEM NOVO QUARTEL
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial comemorou segunda-feira, o seu 110.º aniversário, inaugurando no Parque Empresarial e Tecnológico da ilha, um novo quartel.
TERINOV PROMOVE ACESSO DE JOVENS DESFAVORECIDOS À CIÊNCIA
OTERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira e a Cartas com Ciência lançam projeto piloto “Pergunta a um Cientista” com o objetivo de promover o acesso de crianças e jovens desfavorecidos à ciência.
CÂMARA DE PONTA DELGADA CELEBRA DIA EUROPEU DO MAR COM RECOLHA DE RESÍDUOS NA PRAIA DAS MILÍCIAS
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da sua Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, vai celebrar o Dia Europeu do Mar, que se assinala a 20 de maio, com uma atividade de educação ambiental inserida no programa Bandeira Azul e no âmbito projeto “Os Suspeitos do Costume”.
SANTA MARIA: SECRETÁRIO REGIONAL DO AMBIENTE VISITA ZONAS BALNEARES DE SÃO LOURENÇO E MAIA
Alonso Miguel, secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, e Emanuel Barcelos, diretor regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, visitaram as zonas balneares da Maia e São Lourenço.

REGIÃO
BERTA CABRAL RECEBE VOO INAUGURAL DA UNITED AIRLINES
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, participou na cerimónia de boas-vindas do voo inaugural da United Airlines no aeroporto João Paulo II, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
EXPOSIÇÃO “MARINHA NOS AÇORES” PATENTE NO AEROPORTO JOÃO PAULO II
No âmbito das comemorações do Dia da Marinha, está patente desde 13 de maio, no átrio principal do aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, a exposição “Marinha dos Açores”.
AUXILIADOS TRÊS TRIPULANTES DE VELEIRO COM AVARIA AO LARGO DAS FLORES
Três tripulantes do veleiro “LORINA 1895”, com bandeira de França, que sofreu uma avaria, foram este domingo auxiliados, quando navegavam a “a cerca de 257 milhas náuticas (cerca de 476 quilómetros) a sudoeste da Ilha das Flores”.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA CONGRATULA DESEMPENHO DOS REPRESENTANTES DOS AÇORES NA SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS
O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia congratulou o desempenho e a dedicação dos alunos do ensino básico que representaram o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens.
GOVERNO DOS AÇORES MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE NORBERTO ÁVILA
Governo dos Açores, em nota de imprensa, manifestou pesar pelo falecimento do dramaturgo, romancista e poeta natural da ilha Terceira, Norberto Ávila.
TRÊS SISMOS SENTIDOS EM SÃO JORGE EM CERCA DE HORA E MEIA
Das 18:02 às 19:27 da passada terça-feira, 17 de maio, foram sentidos três sismos na ilha de São Jorge, sendo que um deles também foi sentido na ilha do Pico.
RESGATE DE QUATRO TRIPULANTES A BORDO DE VELEIRO AO LARGO DA PRAIA DO ALMOXARIFE
Quatro tripulantes que se encontravam a bordo do veleiro “Toga”, com bandeira da Suécia, a navegar ao largo da praia do Almoxarife, na ilha do Faial, foram segunda-feira, 16 de maio, auxiliados pela Marinha Portuguesa.
AUMENTAM CANDIDATURAS DE JOVENS E ENTIDADES AO OTL-J VERÃO
Uma nota da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, tutelada por Maria João Carreiro, avança que, “inscreveram-se para a edição deste ano do programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens (OTL-J) 2.530 jovens, mais 410 do que para a edição de 2021”.
SEGUNDO FÓRUM DA AGROPECUÁRIA BIOLÓGICA AÇORESBIO DECORREU ESTE FIM DE SEMANA NO FAIAL
O certame visa promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas, juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados, assim como criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação.
ESCOLAS DOS AÇORES VÃO RECEBER MAIS DE TRÊS MIL NOVOS COMPUTADORES E MIL ‘TABLETS’
A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais abriu um concurso público para aquisição de 3.028 computadores portáteis e mil ‘tablets’ para as unidades orgânicas do sistema educativo regional, no valor de mais de 710 mil euros.
BASE DAS LAJES CONTINUA A SER INDISPENSÁVEL NA PRESERVAÇÃO DA PAZ, DEFENDE VICE-PRESIDENTE
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu na terça-feira que a Base das Lajes “continua a ser um recurso indispensável para a defesa do mundo ocidental e para a preservação da paz”.
ILHAS “MAIS PEQUENAS” DOS AÇORES PRECISAM DE ENFERMEIROS COM URGÊNCIA, ALERTA SINDEPOR
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) alertou quarta-feira para a falta generalizada de enfermeiros nos Açores, mas aponta que o problema mais premente reside nas ilhas de menor dimensão, que precisam urgentemente de mais enfermeiros.
SISMO COM MAGNITUDE 4,0 SENTIDO EM SÃO MIGUEL
Um sismo com magnitude 4,0 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 55 km oés-noroeste (WNW) de Várzea, foi sentido quinta-feira na ilha de São Miguel.
PRESIDENTE DO GOVERNO RECEBE DIRETORES DE ÓRGÃOS DE IMPRENSA DA DIÁSPORA NORTE-AMERICANA E CANADIANA
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu quarta-feira, no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, um conjunto de diretores de órgãos de comunicação social da diáspora dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá.
ALUNOS DO 5.º E 8.º ANO ARRANCAM NOVO ANO LETIVO COM MANUAIS DIGITAIS
Os alunos dos Açores do 5.º e do 8.º ano terão acesso, já no próximo ano letivo, a manuais digitais.
ESCOLA DA AUTORIDADE MARÍTIMA MINISTRA MÓDULOS DE OPERAÇÃO DE MOTA DE SALVAMENTO MARÍTIMO E DE MOTO 4X4 EM SÃO MIGUEL
A Escola da Autoridade Marítima Nacional (AMN) através do Núcleo de Formação de Socorros a Náufragos ministrou, entre os dias 04 e 12 de maio, a 3ª edição deste ano do módulo de Operação de Mota de Salvamento Marítimo e de Moto 4×4, dois módulos adicionais ao Curso de Nadador-salvador, que decorreram no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
BOLIEIRO ANUNCIA NOVA LIGAÇÃO MARÍTIMA VELAS/SÃO ROQUE DO PICO
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou quinta-feira, numa visita à ilha de São Jorge, que será fixado um barco da Atlânticoline durante três noites por semana nas Velas, na época alta, e que será criada uma nova ligação marítima entre o concelho e São Roque do Pico.
APROVADA AQUISIÇÃO DE 49 VIATURAS ELÉTRICAS PARA O SETOR SOCIAL, ANUNCIA ARTUR LIMA
O Governo dos Açores já aprovou no âmbito do Programa Gerações em Movimento (GERMOV), projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a aquisição de 49 viaturas elétricas para as instituições sociais.
GOVERNO REGIONAL VAI ANALISAR ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO DE CAFÉ APRESENTADO PELO GUPO NABEIRO, DIZ ANTÓNIO VENTURA
O secretário regional Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, disse, esta sexta-feira, que o Governo vai analisar e ouvir as associações do sector, acerca do estudo que recebeu do grupo Nabeiro – Delta Cafés sobre o potencial dos Açores para a produção de café.

NACIONAL
ASTRÓNOMOS DIVULGAM PRIMEIRA IMAGEM DO BURACO NEGRO NO CORAÇÃO DA NOSSA GALÁXIA
Em conferências de imprensa simultâneas por todo o mundo, incluindo na Sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), na Alemanha, os astrónomos divulgaram a primeira imagem do buraco negro supermassivo situado no centro da nossa própria Galáxia, a Via Láctea. Este resultado dá-nos não só provas irrefutáveis de que o objeto é, de facto, um buraco negro, mas também pistas valiosas sobre o funcionamento destes gigantes, que se pensa existirem no centro da maioria das galáxias. A imagem foi criada por uma equipa internacional de investigadores, a chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT), a partir de observações obtidas por uma rede mundial de rádio telescópios.
FORÇAS ARMADAS REALIZAM INICIATIVA “ALISTA-TE POR UM DIA” NAS ILHAS DAS FLORES E CORVO
O navio patrulha oceânico NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, visitou nos dias 10 e 11 de maio, no âmbito da iniciativa “Alista-te por um dia”, sob coordenação do Comando Operacional dos Açores, os alunos das Escolas Básicas das ilhas das Flores e Corvo.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU QUE AVALIOU POLÍTICAS REGIONAIS DE INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES E REFUGIADOS
Um estudo que avaliou as políticas de integração de migrantes não comunitários e refugiados em 25 regiões de 7 países europeus, incluindo Portugal, colocou os Açores e Lisboa como regiões com um grau avançado em termos do modelo de integração regional.
ESPECIALISTA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA DISTINGUIDO EM ESPANHA
Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), acaba de ser distinguido com o título de “Presidente de Honor de la Asociación de Expertos en Valoración del Daño Corporal de Coruña”.
CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA TESTAM NOVOS SISTEMAS INTELIGENTES DE MONITORIZAÇÃO DE VINHAS
Uma equipa multidisciplinar, liderada por investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), explorou novas abordagens tecnológicas para a gestão de vinhas, abrindo portas ao desenvolvimento de sistemas de monitorização não invasivos e eficientes que permitem atuar de forma imediata e localizada em caso de doenças e pestes, melhorando a produção e diminuindo o impacto nocivo no meio ambiente.

POLÍTICA
IL/AÇORES QUER DADOS SOBRE QUADROS DE PESSOAL DO SPER
Num requerimento dirigido ao Governo dos Açores, Nuno Barata pede informação detalhada sobre os quadros de pessoal das 19 entidades que integram o Setor Público Empresarial Regional (SPER).
CHEGA/AÇORES ACUSA GOVERNO DE NÃO CUMPRIR COM APOIO À NATALIDADE
O Chega/Açores o Governo Regional de não cumprir com apoio à natalidade inscrito no Plano e Orçamento para 2022, e também quer esclarecimentos, a “bem da transparência” sobre a exoneração do antigo presidente da USI do Corvo, bem como os critério que presidiram à nomeação do novo titular.
BE/TERCEIRA ALERTA PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE MAUS CHEIROS NA FREGUESIA DA FETEIRA
O BE/Terceira alertou esta quarta-feira, para a necessidade da resolução do problema de maus cheiros que afeta a freguesia da Feteira, no concelho de Angra do Heroísmo, situação que se arrasta deste 2017, sem que até hoje tenha sido resolvida.
PS/AÇORES APRESENTA PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DA REDE DE NÓMADAS DIGITAIS DOS AÇORES
O grupo parlamentar do PS/Açores entregou quarta-feira, na Assembleia Legislativa Regional, uma proposta de decreto legislativo regional que cria o regime jurídico da rede de nómadas digitais dos Açores, potenciando a Região no mundo do trabalho remoto.
CDS-PP/AÇORES APRESENTA PROJETO-PILOTO PARA COLOCAR ILHA DE SÃO JORGE NO MAPA DOS NÓMADAS DIGITAIS
O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores submeteu à apreciação do parlamento regional uma iniciativa que visa recomendar ao Governo Regional o desenvolvimento de um projeto-piloto na ilha de São Jorge, no sentido de a colocar no mapa dos Nómadas Digitais.

CRIME
FAIAL: APREENSÃO DE CERCA DE 13 QUILOS DE LAPAS
O Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Secção Naval, apreendeu no dia 11 de maio, no lugar do Varadouro, na ilha do Faial, “cerca de 13 quilos de lapas”, por terem sido capturadas em período de defeso.
CASAL DETIDO NA ILHA TERCEIRA NA POSSE DE HAXIXE E COCAÍNA
As detenções ocorreram no âmbito de uma operação policial, da qual resultou a “apreensão de 14 quilos de haxixe e 1,5 quilos cocaína”.
FAIAL: APREENSÃO DE CERCA DE 11 QUILOS DE PESCADO SUBDIMENSIONADO
O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana da Horta e a Secção Naval do Destacamento Territorial da Horta, apreenderam terça-feira, dia 17 de maio, cerca de 11 quilos de pescado subdimensionado.

SAÚDE
ASMA: IDENTIFICAR E TRATAR ADEQUADAMENTE
A asma é uma doença respiratória crónica que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora seja muitas vezes associada a crianças e jovens, pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, pelo que este diagnóstico deve ser considerado mesmo quando os sintomas só surgem na idade adulta.
AUTUADA EMBARCAÇÃO A PESCAR NO BANCO D. JOÃO DE CASTRO
Uma embarcação a exercer pesca na zona de reserva natural marinha do Banco D. João de Castro foi autuada, sendo apreendidos “um total de 162 quilos de pescado capturado ilegalmente”.
UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E LIVRE DE DOENÇA
A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para desenvolver doenças cérebro e cardiovasculares. Estas doenças são a principal causa de morte no nosso país (e nos países desenvolvidos).

DESPORTO
FESTA DO FUTEBOL FEMININO FOI MOMENTO DE PROMOÇÃO DA MODALIDADE
A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) promoveu, de 13 a 15 de maio, a Festa do Futebol Feminino, no Campo da Ribeirinha, na ilha Terceira.
APRESENTADA XXI GALA DO DESPORTO AÇORIANO
O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, apresentou terça-feira, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, a XXI Gala do Desporto Açoriano, evento destinado a homenagear a performance dos agentes desportivos açorianos, nas suas diversas funções.
ENCONTRO ANUAL DO PROJETO “ESCOLINHAS DO DESPORTO” DECORRE EM OITO ILHAS
A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, promove o Encontro Anual em oito das nove ilhas dos Açores, no âmbito do projeto “Escolinhas do Desporto”.
CLUBES DA AFAH RECONHECIDOS NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA FPF AUMENTA 80%
Na presente temporada verificou-se um aumento de 80% do número de clubes da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH), reconhecidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portugal de Futebol (FPF), relativamente à temporada anterior.

CULTURA
JUNHO TRAZ AO PALCO DO COLISEU MICAELENSE “NINGUÉM”, CUCA ROSA E “LET´S PLAY?”
O palco do Coliseu Micaelense recebe a 3 de junho, às 21h30, a peça de teatro “Ninguém”, com António Capelo, a 10, às 21h30, o concerto da fadista Cuca Roseta (Tour Açores no Coração) e a 18, à mesma hora, “Let’s Play?”, do Estúdio 13 com coreografia de Maria João Gouveia (dança, com plateia em formato arena).

OPINIÃO
A FALTA DE POLÍTICA AMBIENTAL
Um grupo de cidadãs e cidadãos trouxe à praça pública mais uma das más práticas ambientais que, infelizmente, se assiste na nossa região.
Alexandra Manes
POETAS/ESCRITORES: NÃO NASCEM, FAZEM-SE…
Há quem ache que os poetas/escritores são enormes fontes de imaginação! Como todos, são dotados do pensamento, que os leva ao conhecimento do concreto e, se quiserem, por vezes do abstrato, pelo facto de serem, como se chamam aos poetas, de loucos, amantes e sonhadores…
Fernando Mendonça

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.