VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 105 | 10.01.2022

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | OPINIÃO

SEMANA: 03 A 09.01.2022
(Ver Capa)

PRAIA DA VITÓRIA: PRAIA DA RIVIERA
NOVO BAR DA PRAIA DA RIVIERA EM FUNCIONAMENTO ESTE VERÃO
Segundo Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a nova estrutura não afeta as dunas nem os habitats da zona, nem põe em risco as espécies residentes, sendo legal. O grupo parlamentar do BE/Açores tem opinião contrária e apresenta hoje “alternativas viáveis”.
BLOCO DE ESQUERDA QUER TRAVAR OBRA ILEGAL DA CMPV NA PRAIA DA RIVIERA
Bloco de Esquerda reitera que obra é ilegal e trará problemas no futuro, sendo que a solução é simples: bastará recuar alguns metros. Face às declarações da presidente da Câmara, que a obra tem parecer favorável das entidades competentes, o Bloco diz que depois de analisar os documentos, “vai estudar a melhor forma legal para travar a obra”.

ENSINO
ALUNOS AÇORIANOS REGRESSAM ÀS AULAS SEGUNDA-FEIRA, COM NOVAS REGRAS PARA VACINADOS
Os alunos açorianos regressam às aulas após a interrupção letiva de Natal na próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2022, com novas regras para os vacinados.

AMBIENTE
AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO PARA CONSTRUÇÃO DE HOTEL EM TERRENO NA RESERVA AGRÍCOLA É “UM ATENTADO E ABRE PRECEDENTE GRAVE”, CONSIDERA BE/AÇORES
O Bloco de Esquerda Açores considera que a recente autorização do Governo Regional para a construção de um novo hotel, num terreno classificado de Reserva Agrícola Regional, na vila de São Sebastião, na ilha Terceira, constitui “um atentado ao património natural e que abre um precedente grave, podendo tornar-se numa ameaça à manutenção do solo rústico”.

COVID-19
ORDEM DOS ENFERMEIROS DOS AÇORES COLABORA NA CLARIFICAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES DA DRS PARA COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19
A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros desenvolveu conteúdos informativos com o intuito de clarificar as orientações emanadas pela Circular Normativa nº1 de 3 de janeiro de 2021 da Direção Regional da Saúde, tendo em conta que “comportamento e a responsabilidade individual adquirem cada vez mais importância na gestão da pandemia de COVID-19”.

TECNOLOGIA
CÂMARA DA PRAIA COM FINANCIAMENTO PARA O PROJETO TERCEIRA TECH ISLAND, DIZ VÂNIA FERREIRA
A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem financiamento do Governo Regional assegurado para dar continuidade ao projeto Terceira Tech Island e vai assumir responsabilidades na captação de novas empresas.

VACINAÇÃO
COVID-19: VACINAÇÃO DE CRIANÇAS NOS AÇORES DEVE ARRANCAR DIA 17 EM REGIME DE CASA ABERTA
A vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos nos Açores deverá arrancar no dia 17 de janeiro, em regime de casa aberta.

LOCAL
PRAIA DA VITÓRIA: EVENTO “VAMOS CANTAR OS REIS” PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO CANCELADO
A 16.ª edição do evento cultural “Vamos Cantar os Reis”, no centro histórico da cidade da Praia da Vitória, voltou a ser cancelada devido à covid-19.

CONCELHOS
CIDADE DA HORTA RECEBERÁ O 15.º SEMINÁRIO DOS MUNICÍPIOS AMIGOS DO DESPORTO EM MAIO DE 2022 E RENOVA GALARDÃO DE BOAS PRÁTICAS NO DESPORTO
A Cidade da Horta foi reconhecida como “Município Amigo do Desporto”, título atribuído pela quinta vez consecutiva pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto e receberá em maio o 15.º Seminário dos Municípios Amigos do Desporto.
VELAS: CANCELADO TRADICIONAL ENCONTRO DE GRUPO DE REIS
O município de Velas cancelou o tradicional Encontro de Grupos de Reis, devido ao “evoluir da situação epidemiológica”.
PONTA DELGADA: SMAS INVESTIRAM MAIS 5,6 MILHÕES DE EUROS EM 2021 EM SANEAMENTO BÁSICO
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ponta Delgada investiram em 2021, em todo o concelho, um valor global superior a 5,6 milhões de euros.

REGIÃO
PSP: CONTROLO DE VELOCIDADE — RADAR MÓVEL— JANEIRO 2022
Relação das operações de controlo de velocidade com recurso a radar móvel nas estradas dos Açores a levar a cabo pela PSP no mês de janeiro de 2022.
RESGATE DE TRIPULANTE FILIPINO AO LARGO DA ILHA DE S. MIGUEL
O tripulante apresentava várias lesões devido a uma queda, a necessitar de cuidados médicos imediatos.
GOVERNO REGIONAL NOMEIA COMISSÃO PARA FUNDO DE CAPITALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
O Governo Regional dos Açores nomeou a antiga líder do PSD/Açores Berta Cabral para a Comissão Técnica do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores, juntamente com Maria do Carmo Oliveira e Ricardo Ferreira.
COVID-19: PARLAMENTO DOS AÇORES RECOMENDA QUE DEPUTADOS FAÇAM TESTE ANTES DO PLENÁRIO
O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, fez uma recomendação aos partidos com assento parlamentar para que os deputados façam teste de despiste à covid-19 antes do plenário da próxima semana.
PRESIDENTE DO GOVERNO LEMBRA QUE EFEITO PROTETOR DAS VACINAS CONTRA A COVID-19 É “EVIDÊNCIA CIENTÍFICA”
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou quinta-feira o apelo à vacinação contra a covid-19, lembrando que o efeito protetor das vacinas é uma “evidência científica”, e tal garante maior defesa individual e da comunidade.
PRESIDENTE DO GOVERNO QUER INCLUIR EMPRESAS AÇORIANAS NO APOIO DA REPÚBLICA AO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, pediu sexta-feira a inclusão das empresas Açorianas no apoio promovido pelo Governo da República pelo aumento do salário mínimo, sendo a exclusão das mesmas, que se verifica até ao momento, “inaceitável” e “politicamente repudiável”.
GOVERNO DOS AÇORES ASSUME COMPROMISSO DE RESOLVER SITUAÇÕES DE INJUSTIÇA NAS CARREIRAS DE ENFERMAGEM
O Governo Regional dos Açores, os sindicatos representativos dos enfermeiros açorianos e a respetiva Ordem, acordaram na sexta-feira uma agenda para identificação e resolução de alguns casos de injustiça, decorrentes da recente regularização de carreira e de remunerações destes profissionais de saúde.
GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES INICIA REQUALIFICAÇÃO DO PAVILHÃO DESPORTIVO DA EBS DE SANTA MARIA
A secretária regional da Educação e a Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações assinaram sexta-feira a consignação da requalificação do pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria.
ABERTAS CANDIDATURAS PARA 2022 AO PROGRAMA “GERAÇÕES EM MOVIMENTO”
Esta fase de candidaturas, referente ao ano de 2022, decorre até 27 de janeiro.

NACIONAL
2021: FORAM SALVAS 562 VIDAS NO MAR, EM AÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO COORDENADAS PELA MARINHA
No mar dos Açores foram salvas 79 pessoas em 113 missões de busca e salvamento.
USAR CASCAS DE CAMARÃO PARA OBTER PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Um projeto liderado por investigadores do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), vai usar os resíduos das cascas de camarão, que geralmente vão para aterro, para produzir aminas, que podem ser usadas na produção de fármacos, plásticos, detergentes e em muitas outras coisas.
NOVA IMAGEM DA NEBULOSA DA CHAMA
Orion oferece-nos um espectacular fogo de artifício para celebrar a Quadra Festiva e o Ano Novo que se aproxima nesta nova imagem do Observatório Europeu do Sul (ESO).
ASTRONAUTAS-CIDADÃOS SIMULAM QUE ESTÃO EM MARTE E CONTRIBUEM PARA O AVANÇO DA CIÊNCIA E PARA A COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA
Durante quase um mês, estarei a acompanhar uma missão de simulação a Marte (e a sua preparação) que terá lugar no Utah, Estados Unidos. Como elemento em Terra (e baseada em Portugal), vou ter oportunidade de usar o mesmo sistema de comunicação que terão em teste.
A VELOCIDADE DA TERRA
Vivemos em movimento! Não nos apercebemos, mas viajamos pelo Espaço a uma velocidade estonteante para a nossa escala!

POLÍTICA
BLOCO DE ESQUERDA “VAI FAZER TUDO” PARA TRAVAR RETIRADA DE PODERES AOS AÇORES NA GESTÃO AEROESPACIAL, GARANTE JÉSSICA PACHECO
Jéssica Pacheco, candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelos Açores, garantiu segunda-feira, que o seu partido está “unido na defesa da Autonomia” e tudo fará para “travar a tentativa iniciada pelo atual Governo da República de retirar poderes aos Açores na gestão das atividades espaciais”.
PEDRO FERREIRA (IL/AÇORES) LAMENTA QUE PS E PSD NÃO FALEM EM BAIXAR IMPOSTOS E EM FACILITAR A VIDA ÀS PESSOAS
O candidato da Iniciativa Liberal às Legislativas 2022 pelos Açores, Pedro Ferreira, disse segunda-feira, que a mensagem principal da sua campanha, passará pela “necessidade de libertar as pessoas e as empresas do peso do Estado” que diz estar “metido em tudo e a cobrar sobre aquilo que não é seu”. Pedro Ferreira defende uma redução e simplificação fiscal e propõe uma taxa única de IRS de 15%, “com as isenções até aos 600 euros e com deduções de 200 euros por cada filho”.
PS PEDE INFORMAÇÕES AO GOVERNO SOBRE ATRASO DA OBRA DE PROTEÇÃO DA COSTA DA FALÉSIA DE VILA DO CORVO
O Grupo Parlamentar do PS solicitou ao Governo Regional, esta segunda-feira, através de requerimento, informações sobre “quando estima arrancar com a obra de proteção da costa da falésia de Vila do Corvo?”.
CHEGA/AÇORES PEDE INFORMAÇÕES E DADOS AO GOVERNO SOBRE APLICAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO RSI NA REGIÃO
Em requerimento dirigido quarta-feira, 05 de janeiro, à mesa da Assembleia Legislativa dos Açores, a representação parlamentar do Chega/Açores, solicitou ao Governo Regional um conjunto de informações e dados sobre a atribuição e fiscalização do Rendimento Social de Inserção no arquipélago.
PS QUER ATRAIR INVESTIMENTO QUALIFICADO PARA QUE OS JOVENS POSSAM TRABALHAR DOS AÇORES PARA O MUNDO, SUBLINHA SÉRGIO ÁVILA
O candidato do PS pelos Açores às eleições Legislativas 2022, Sérgio Ávila, sublinhou esta quarta-feira, que o partido tem como objetivo “criar nos Açores fatores de atração para a geração mais qualificada de sempre”.
IRS: NUNO BARATA (IL) SALIENTA IMPACTO POSITIVO NAS FAMÍLIAS JÁ A PARTIR DOS VENCIMENTOS DESTE MÊS
O deputado do Iniciativa Liberal nos Açores, Nuno Barata, salienta o “impacto positivo” que a redução da carga fiscal na Região, proposta pelos liberais e aprovada em sede de Orçamento regional, vai ter “já, a partir deste mês de janeiro, para toda as famílias do arquipélago”.
LEGISLATIVAS 2022: PAULO MONIZ (AD) PROPÕE MAJORAÇÃO NACIONAL E EUROPEIA A INVESTIMENTOS NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS AÇORES
O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PM) às eleições legislativas nacionais, Paulo Moniz, defendeu a majoração, com recurso a fundos nacionais e europeus, dos investimentos em energias renováveis nos Açores, lembrando que as especificidades do arquipélago obrigam a “investimentos acrescidos” nesta área.
INCOMPETÊNCIA E ARROGÂNCIA DO GOVERNO NA EXTINÇÃO DA AZORINA PREJUDICA A REGIÃO, DIZ PS/AÇORES
Na voz do deputado Carlos Silva, o PS/Açores comentava e reagia às recentes notícias relativas a problemas nos Centros de Interpretação dos Açores.

CRIME
RABO DE PEIXE: PSP DETÉM HOMEM DE 25 ANOS POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES
Homem tinha na sua posse 70 doses de heroína, 13 doses de haxixe, 2,91 gramas de produto indeterminado (provavelmente, produto estupefaciente sintético), 3.130 euros em notas do BCE e dois telemóveis.
ARRIFES: PRISÃO PREVENTIVA PARA SUSPEITO DO CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Agressão grave levou ao internamento da vítima e à sua transferência para Unidade Hospitalar em Lisboa, onde foi submetida a intervenção maxilofacial.

SAÚDE
AÇORES COM PERÍODO DE ISOLAMENTO DE CINCO DIAS PARA QUEM TESTA POSITIVO À COVID-19
A Autoridade de Saúde dos Açores encurtou, desde terça-feira, 04 de janeiro de 2022, para cinco dias o período de isolamento para quem testa positivo à covid-19.
LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO HOSPITAL DE PONTA DELGADA REDUZIDA EM 1.456 UTENTES
A lista de espera para cirurgia do hospital de Ponta Delgada, sofreu uma redução de 1.456 utentes entre dezembro de 2020 e o mesmo mês de 2021.

OPINIÃO
O QUE É A SOCIOLOGIA?
É inescapável: todos e todas estamos inseridos em redes de relações sociais que nos influenciam – e que nós também influenciamos – no que pensamos, no que dizemos e no que fazemos no dia-a-dia.
Vitor Sérgio Ferreira
O QUE É A GEOLOGIA?
Com excepções, que sempre convém ressalvar, a Geologia não faz ainda parte das preocupações dos portugueses e, aí, estão muitos dos nossos agentes económicos e de cultura, jornalistas e decisores políticos. Há, pois que inverter esta situação e essa tarefa tem de ser feita na escola, onde não me canso de denunciar a pouca importância que sempre foi dada a esta disciplina.
A.M. Galopim de Carvalho

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.