VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 132 | 25.07.2022

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | DESPORTO | CULTURA | OPINIÃO

SEMANA: 18 A 24.07.2022
(Ver capa)

PRAIA DA RIVIERA
NSTALAÇÕES SANITÁRIAS E BAR EM FUNCIONAMENTO
As novas instalações sanitárias e o novo bar da praia da Riviera, já estão em funcionamento, segundo informou a Junta de Freguesia do Cabo da Praia.

INTERNET
PORTALDA CMPV COM NOVA IMAGEM
A Câmara Municipal da Praia da Vitória acaba de lançar uma nova imagem no seu portal oficial na Internet.

LIGA 3
CALENDÁRIO DA SÉRIE B
Realizou-se sexta-feira, 22 de julho, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o sorteio da 1.ª fase da Liga 3 relativo à temporada 2022/2023.

FESTIVAL ECOLÓGICO
ATLANTIS CONCERT FOR EARTH
A Lagoa das Sete Cidades, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, acolheu sexta e sábado o festival “Atlantis Concert for Earth”, um espaço de união entre a música e a ação climática para “celebrar o planeta de forma positiva”.

APOIOS SOCIAIS
GOVERNO DOS AÇORES CRIA TRÊS NOVAS MEDIDAS PARA MITIGAR INFLAÇÃO
O Governo Regional dos Açores aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Governo, reunido nas Velas, São Jorge, três novas medidas de apoio social para mitigar os efeitos da inflação nos Açores.

PESCAS
SECRETARIA DO MAR APOSTA NA CERTIFICAÇÃO DOS TUNÍDEOS DOS AÇORES
O Governo dos Açores pretende alargar a certificação da pescaria de tunídeos com salto e vara que se pratica na região ao selo azul do MSC (‘Marine Stewardship Council’).

INFLAÇÃO
BE/AÇORES CONSIDERA MEDIDAS DO GOVERNO “INSUFICIENTES” E QUER VER APLICADAS AS PROPOSTAS APROVADAS POR UNANIMIDADE NA ALRAA
Os deputados do grupo parlamentar, António Lima e Alexandra Manes, querem que o Governo explique “quando e como serão aplicadas as propostas de combate à inflação aprovadas por unanimidade no parlamento” por iniciativa do partido.

REQUALIFICAÇÃO URBANA
PROJETO “BANCO DAS ARTES” COLOCA O CONCELHO DA HORTA NOS PREMIADOS DO NOVO BAUHAUS EUROPEU
O projeto “Banco das Artes” receberá agora apoio por parte de um grupo de especialistas interdisciplinares, através de um Programa de Assistência Técnica da Comissão Europeia.

RESÍDUOS
TAXA DE RECICLAGEM CRESCE 3,5% EM 2021
Das nove ilhas do arquipélago, sete já ultrapassam as metas da União Europeia. As duas ilhas mais populosas e com maior produção de resíduos, continuam abaixo dos 55%, com São Miguel a atingir 26,7% e a Terceira 19,8%.

LOCAL
70 ANOS FORÇA AÉREA: BASE AÉREA N.º 4 ABERTA À COMUNIDADE
No próximo dia 31 de julho, domingo, a Base Aérea N.º 4, na vila das Lajes, abre portas à comunidade, com um vasto conjunto de atividades evocativas dos 70 anos da Força Aérea Portuguesa.
AREAL DA PRAIA GRANDE: TORNEIO DE FUTEBOL DE PRAIA PROMOVIDO PELA JSD/T
O Torneio de Futebol de Praia foi organização pela Juventude Social-Democrata da Ilha Terceira com o apoio da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

CONCELHOS
SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTULIZÁVEIS DE BEBIDAS CHEGA ÀS VELAS
O concelho de Velas, ilha de São Jorge, já tem em funcionamento uma máquina do sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas dos Açores.
MUNICÍPIO DE VILA DO PORTO LANÇA LIVRO “O POVO PODE TANTO E MAIS QUE EL-REI”
O Município de Vila do Porto, em Santa Maria, promoverá o lançamento do livro “o povo pode tanto e mais que el-rei”, de José Manuel Reis Leite e Manuel Augusto de Faria, no dia 05 de agosto, pelas 21:00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
ANGRA DO HEROÍSMO: FESTA BRANCA 2022
Decorreu sexta-feira, em Angra do Heroísmo, a edição 2022 da Festa Branca, numa iniciativa da Câmara de Comércio em parceria com a Câmara Municipal.
CÂMARA DE PONTA DELGADA INVESTE 2,5 MILHÕES DE EUROS NO LIVRAMENTO
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, vai investir 2,5 milhões de euros no Livramento, para melhorar a circulação viária e requalificar a zona envolvente às praias Grande e Pequena do Pópulo.
MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO LANÇA PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDO ACOMPANHADO
O Município de Angra do Heroísmo acaba de lançar um o programa de apoio ao estudo acompanhado, para o próximo ano letivo 2022/2023, denominado “Vamos Estudar”.
FESTAS DAS DOZE RIBEIRAS 2022
Com início este sábado, as Festas das Doze Ribeira, no concelho de Angra do Heroísmo, em honra de Santo António sob o lema “De Volta com a Juventude e as Tradições”, decorrem até à próxima quarta-feira, dia 27 de julho.
FESTAS DE SANT’ANA NA VILA DE SÃO SEBASTIÃO 2022
Com início esta sexta-feira, decorre na Vila de São Sebastião até ao próximo dia 31 de julho as Festas de Sant’Ana 2022.

REGIÃO
BTL 2022: PAVILHÃO DOS AÇORES PREMIADO PELA FUNDAÇÃO AIP
A Fundação AIP atribuiu, na passada semana, o Prémio de Melhor Stand na categoria de Sustentabilidade ao Pavilhão de Exposição de Turismo dos Açores presente na BTL 2022 – Bolsa de Turismo de Lisboa.
DOENTES AÇORIANOS DESLOCADOS COM CASA DE ACOLHIMENTO NO PORTO
Os doentes açorianos deslocados na cidade do Porto contam agora com uma casa de acolhimento, numa parceria entre o Governo Regional dos Açores e a Casa dos Açores do Norte (CAN), cujo investimento rondou os 515 mil euros.
COMANDANTE RAFAEL DA SILVA É O NOVO CAPITÃO DO PORTO E COMANDANTE-LOCAL DA POLÍCIA MARÍTIMA DE PONTA DELGADA E DE VILA DO PORTO
Em cerimónia realizada na passada sexta-feira, 15 de julho, tomou posse o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada e de Vila do Porto, Comandante Paulo Rafael da Silva.
PROFESSORES AÇORIANOS EM FORMAÇÃO SOBRE MANUAIS DIGITAIS
Os professores das escolas da Região receberam formação prática sobre as funcionalidades dos manuais, assim como das plataformas educativas associadas.
GOVERNO DOS AÇORES DEU EXEMPLO POR ANTECIPAÇÃO NO COMBATE À INFLAÇÃO COM REDUÇÃO DE IMPOSTOS, DIZ JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
Para José Manuel Bolieiro, o seu Executivo deu o “exemplo por antecipação” face ao atual contexto inflacionista quando, por via da descida dos impostos, garantiu o aumento da liquidez de famílias e empresas açorianas.
ADJUDICADA A EMPREITADA DE PROTEÇÃO E ESTABILIZAÇÃO COSTEIRA NA FAJÃ DAS PONTAS, NA ILHA DE SÃO JORGE
Foi adjudicada a execução da empreitada de proteção e estabilização costeira na Fajã das Pontas, Ilha de São Jorge, à empresa Almério & Cordeiro C.ª, Lda., na sequência de procedimento por concurso público.
CONFERÊNCIA “DIGITALIZAÇÃO: DO QUEIJO ÀS FAJÃS” MARCA ARRANQUE DAS EDIÇÕES DE 2022 DO FÓRUM AUTONÓMICO
O engenheiro Pedro Batista, diretor regional das Comunicações e Transição Digital, é o orador convidado do primeiro Fórum Autonómico de 2022, que se realiza hoje, em São Jorge, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha.
GOVERNO DOS AÇORES DE VISITA ESTATUTÁRIA A SÃO JORGE
O Governo Regional dos Açores esteve na ilha de São Jorge, naquela que foi a primeira visita estatutária de 2022.
AÇORES SOBEM NOS EXAMES NACIONAIS E APROXIMAM-SE DA MÉDIA NACIONAL
As escolas dos Açores registaram uma subida na média dos exames nacionais em comparação com o ano 2021, aproximando-se da média nacional.
GOVERNO CRIA PROGRAMA “ESTAGIAR+” PARA JOVENS DESEMPREGADOS COM HABILITAÇÃO IGUAL OU INFERIOR AO 12.º ANO
O Governo Regional dos Açores criou um novo programa Estagiar +, destinado a “acelerar a integração no mercado de trabalho dos jovens com habilitação igual ou inferior ao 12.º ano de escolaridade e inscritos no Centro de Qualificação e Emprego”.
NOVO MOLHE DO PORTO DAS LAJES DAS FLORES PRATICAMENTE TRIPLICA CAPACIDADE, ANUNCIA GOVERNO
O projeto de reordenamento e de construção do novo molhe principal do porto das Lajes das Flores, permitirá praticamente triplicar a capacidade de acostagem e assegurar novas condições de operacionalidade.
GOVERNO INICIOU VISITA A SÃO JORGE COM REUNIÃO NA CALHETA E PRIMEIRA EDIÇÃO DO FÓRUM AUTONÓMICO DE 2022
O Governo Regional dos Açores iniciou na quarta-feira uma visita estatutária à ilha de São Jorge, arrancando os trabalhos com uma reunião com o Executivo camarário da Calheta, a que se seguiu a primeira edição deste ano do Fórum Autonómico.
COMUNICADO DO CONSELHO DO GOVERNO — 21.07.2022
Comunicado, na íntegra, do Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido no dia 21 de julho, no concelho de Velas, ilha de São Jorge.
III ENCONTRO AÇORES/BRASIL REÚNE AÇORDESCENDENTES NO RIO DE JANEIRO
A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promoveu, sábado, na cidade do Rio de Janeiro, o III Encontro Açores/Brasil.
PRESIDENTE DO GOVERNO ELOGIA “TENACIDADE” DOS TRABALHADORES DA CONSERVEIRA SANTA CATARINA
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou a “tenacidade” dos trabalhadores e trabalhadoras da conserveira Santa Catarina, anunciando ainda que a consignação da fábrica acontecerá a 2 de agosto.
PETIÇÃO PEDE “ESTABILIDADE LABORAL” DE TRABALHADORES EM PROGRAMAS OCUPACIONAIS NOS AÇORES
Uma petição com 515 assinaturas pede ao Governo dos Açores que garanta a estabilidade laboral dos trabalhadores em programas ocupacionais nas escolas da região, por forma a garantir um regular início do próximo ano letivo.
JOSÉ MANUEL BOLIEIRO REITERA QUE AÇORES ESTÃO À FRENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DE ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou na quinta-feira que a região está à frente na implementação de áreas marinhas protegidas, por via da implementação do programa Blue Azores.

NACIONAL
CIENTISTA JORGE PAIVA DOA COLEÇÃO DE DIAPOSITIVOS À UNIVERSIDADE DE COIMBRA
O botânico e ecólogo Jorge Paiva, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai doar a sua coleção de mais de 30 mil diapositivos ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) da respetiva Faculdade. A cerimónia tem lugar na próxima terça-feira, 19 de julho, pelas 16h, na sala 2.13 (2º piso do edifício de S. Bento, DCV).
CIENTISTAS DESCOBREM UM DOS CASOS MAIS ANTIGOS DE SURDEZ NA ESPÉCIE HUMANA
Um estudo realizado ao sistema auditivo de um fóssil encontrado há quase meio século, em Marrocos, permitiu descobrir um dos casos mais antigos de surdez na nossa espécie Homo sapiens. Os resultados acabam de ser publicados na revista International Journal of Paleopathology.
OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE FÍSICA: MEDALHA DE BRONZE E QUATRO MENÇÕES HONROSAS PARA A EQUIPA PORTUGUESA
Excelente prestação da equipa portuguesa na Olimpíada Internacional de Física, que arrecadou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas.
CINCO MILHÕES DE EUROS PARA ESTUDAR O RISCO DE DOENÇAS ASSOCIADAS À DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS URBANOS
Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) lidera um consórcio que acaba de obter um financiamento de cinco milhões de euros, do programa europeu “Horizon Europe”, para estudar a relação entre a saúde humana e a saúde dos ecossistemas aquáticos em contextos urbanos.
PRIMEIROS RESULTADOS DO XENONNT NA PROCURA DE MATÉRIA ESCURA NO UNIVERSO
Uma colaboração internacional denominada XENON, que tem a participação de quatro cientistas do LIBPhys da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), anunciou hoje à comunidade científica os primeiros resultados obtidos pelo XENONnT, um sistema com um nível de sensibilidade na deteção de matéria escura sem precedentes.
DESENVOLVIDO ESTUDO SOBRE TERAPÊUTICA PARA O GLIOBLASTOMA
Uma investigação que está a ser desenvolvida na Universidade da Beira Interior (UBI) procura encontrar novas abordagens terapêuticas para o glioblastoma (GBM), um tumor que surge na medula espinhal ou no cérebro, afetando o Sistema Nervoso Central. O estudo, liderado por Cecília Santos, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), conta ainda com os contributos de elementos da mesma Unidade, Isabel Gonçalves, José Cascalheira e Sílvia Socorro.

POLÍTICA
25.º CONGRESSO DO PSD/AÇORES: BOLIEIRO DESTACA “TANTO TRABALHO FEITO EM TÃO POUCO TEMPO”
O presidente do PSD/Açores José Manuel Boleiro destacou, no 25.º Congresso Regional, “tanto trabalho feito em tão pouco tempo” pelo Governo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM), no período de apenas um ano e meio.
25.º CONGRESSO DO PSD/AÇORES: PS, BE E PAN CRITICAM FALTA DE POLÍTICAS PARA COMBATER A INFLAÇÃO
O PS, o BE e o PAN criticaram a falta de respostas do PSD e do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) para combater o aumento da inflação que está a aumentar o custo de vida na região.
25.º CONGRESSO DO PSD/AÇORES: MONTENEGRO REITERA QUE ACORDO COM O CHEGA NÃO VIOLA PRINCÍPIOS DO PSD
O presidente do PSD nacional, Luís Montenegro, reiterou que não existe “nenhuma violação dos princípios e valores” do partido face ao acordo com o Chega nos Açores que suporta o Governo Regional.
25.º CONGRESSO DO PSD/AÇORES: FRANCISCO CÉSAR LAMENTA QUE “POUCO OU NADA” SE TENHA DITO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DOS AÇORIANOS
O representante do PS/Açores, Francisco César, no 25º Congresso regional do PSD/Açores, considerou que o discurso de encerramento do líder nacional do PSD, Luís Montenegro, “pareceu mais uma crítica ao Governo Regional do que ao Governo da República”.
25.º CONGRESSO DO PSD/AÇORES: CDS-PP E PPM DESTACAM SOLIDEZ DA COLIGAÇÃO COM PSD NO GOVERNO REGIONAL
Os líderes regionais do CDS-PP e do PPM asseguraram, no 25.º Congresso Regional do PSD/Açores, que a coligação com o PSD para o Governo Regional está “sólida e unida”, reiterando os “compromissos” para uma solução governativa “de sucesso”.
PAN/AÇORES QUER CONHECER MEDIDAS DO GOVERNO PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Em requerimento, o PAN/Açores questionou o Governo Regional sobre as medidas que estão a ser acionadas no âmbito da prevenção das situações de perigo e risco para crianças, face aos “números alarmantes” de “sinalizações e processos”.
BE/AÇORES QUER AUMENTO DO COMPLEMENTO REGIONAL AO SALÁRIO MÍNIMO PARA 7,5%
O BE/Açores defende a implementação “urgente” de medidas para compensar a “enorme” perda de compra na Região, face à crescente inflação, acrescentando às medidas já aprovadas no parlamento açoriano, “o aumento do complemento regional ao salário mínimo para 7,5%”.
COMUNIDADE ESCOLAR DEVE SER ENVOLVIDA NA IMPLEMENTAÇÃO DE MANUAIS DIGITAIS, ALERTA PS/AÇORES
O deputado regional do PS/Açores, Rodolfo Franca, alertou para o pouco tempo útil que as famílias e as unidades orgânicas da Região dispõem para se adaptarem aos manuais digitais, que serão disponibilizados aos alunos dos 5.º e 8.º anos de escolaridades, no próximo ano letivo 2022/2023.
PAN/AÇORES QUER NOVOS CRITÉRIOS NA NOMEAÇÃO DE CARGOS DIRETIVOS NA SAÚDE
OPAN/Açores entregou no parlamento açoriano uma iniciativa legislativa que visa alterar a nomeação de cargos de funções diretivas na carreira médica, para atenuar conflitos gerados pela acumulação de funções públicas e privadas.
CHEGA ALERTA PARA FALTA DE CONDIÇÕES NO PORTO DE PESCAS DE PORTO FORMOSO
O Chega/Açores alertou para “a falta de condições” no porto de pescas de Porto Formoso, na ilha de São Miguel, e solicitou esclarecimentos ao Governo Regional quanto a um plano de intervenção na infraestrutura.
PS/AÇORES ACUSA GOVERNO REGIONAL DE NÃO TER PROJETO PARA O PORTO DAS LAJES DAS FLORES
OPS/Açores acusou o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) de não ter concluído, em quase dois anos, o projeto de recuperação do porto das Lajes das Flores, limitando-se a apresentar o que o PS deixou do anterior executivo.

CRIME
ILHA DO PICO: HOMEM CONSTITUÍDO ARGUIDO POR MAUS-TRATOS A ANIMAIS DE COMPANHIA
Um homem de 35 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia, nas Lajes do Pico, no decurso de uma ação de fiscalização na qual foram resgatados “três cães”.
PRISÃO PREVENTIVA PARA FORNECEDOR DE 12 KG DE HAXIXE APREENDIDOS EM JANEIRO EM SÃO MIGUEL
Um homem de 56 anos ficou em prisão preventiva depois de detido pela Polícia Judiciária (PJ) na área metropolitano de Lisboa, por suspeita de ser o fornecedor de 12 quilos de haxixe apreendidos em São Miguel, durante o mês de janeiro deste ano.
PONTA DELGADA: PJ DETÉM SUSPEITO DE TRÁFICO E APREENDE 10 QUILOS DE DROGA
Um homem de 72 anos ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido “em flagrante delito”, no concelho de Ponta Delgada, por “fortes indícios” de tráfico de estupefacientes.

SAÚDE
ABERTO CONCURSO PARA REFORÇO DE QUADRO DE MÉDICOS DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR NA TERCEIRA
A Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) abriu um procedimento concursal para a contratação de seis médicos de Medicina Geral e Familiar, no sentido de reforçar o quadro de médicos de família na ilha.

DESPORTO
GALA DO DESPORTO AÇORIANO HOMENAGEOU FLORIANO MACHADO
No âmbito da Gala do Desporto Açoriano 2022, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, entregou, na passada semana, em Ponta Delgada, o galardão “Carreira de Prestígio”, a título póstumo, a Floriano Machado.

CULTURA
MARISA LIZ ABRE FESTIVAL DAS MARÉS 2022
Marisa Liz é o nome confirmado para acompanhar a banda Fundação Brasileira na abertura do Festival das Marés 2022. A 5.ª edição do festival regressa nos dias 11, 12 e 13 de agosto, nos Mosteiros, em São Miguel.

OPINIÃO
PREVISÃO DE ÁGUA COM FORTE POSSIBILIDADE DE NEVE NOS AÇORES
O verão prevê-se invernoso. Esperemos que chegue o sol, nem que seja na próxima vez que formos às urnas.
Alexandra Manes

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.