VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 104 | 03.01.2022

CAPA | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | SAÚDE | OPINIÃO

SEMANA: 27.12.2021 A 02.01.2022
(Ver capa)

LEGISLATIVAS 2022
CALENDÁRIO DOS DEBATES TELEVISIVOS
São 36 debates, em formato frente a frente, envolvendo nove forças partidárias, que decorrem até 15 de janeiro, repartidos por emissões de sinal aberto e cabo.

ANO NOVO 2022
MENSAGEM DE ANO NOVO DO REPRESENTANTE DA REPÚBLICA PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
MENSAGEM DE ANO NOVO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA REGIONAL DOS AÇORES

INVESTIMENTOS
ORÇAMENTO DA CÂMARA DA PRAIA DESCE PARA 24,33 ME EM 2022
A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) orçamentou para o ano de 2022 cerca de 24,33 milhões de euros, menos cerca de um milhão de euros do orçamentado para este ano.

REGIÃO
COMUNICADO DO CONSELHO DO GOVERNO — 27.12.2021
Comunicado, na íntegra, do Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido segunda-feira, 27 de dezembro, em Ponta Delgada.
COVID-19: AÇORES EM SITUAÇÃO DE CONTIGÊNCIA DESDE QUARTA-FEIRA
As nove ilhas dos Açores entraram em situação de contingência devido à covid-19 desde as 00:00 de quarta-feira, passando a ser obrigatório a apresentação de um teste negativo para aceder a eventos, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
GOVERNO DOS AÇORES ACUSA SEGURANÇA SOCIAL DE TRATAR AÇORIANOS COMO “TRABALHADORES DE SEGUNDA”
O vice-presidente do Governo dos Açores acusou hoje a Segurança Social de tratar os ex-trabalhadores da conserveira Cofaco da ilha do Pico como “trabalhadores de segunda”, por adiar a aplicação de majorações de apoios sociais.
SECRETÁRIO DA SAÚDE REUNIU-SE COM NOVA ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DA TERCEIRA
O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, reuniu-se na quarta-feira com o recém-nomeado conselho de administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e com o conselho de administração que agora cessa o mandato.
COVID-19: PERÍODO DE ISOLAMENTO PROFILÁTICO VAI SER ENCURTADO, ANUNCIA CLÉLIO MENESES
O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou na tarde de quinta-feira o centro de testagem para despiste da covid-19 na Praia da Vitória e, questionado sobre a eventual redução do período de isolamento profilático nos Açores, à semelhança do que vai acontecer no continente e na Madeira, para sete e cinco dias, respetivamente, adiantou que “está elaborada a proposta de alteração à circular que regula a matéria” estando a mesma em análise.
NOVEMBRO 2021: AÇORES COM 6.295 DESEMPREGADOS
No final do mês de novembro de 2021, havia 6.295 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região, sendo que, no mesmo período, foram preenchidas mais 172 ofertas de emprego, que se traduziram na colocação de 178 açorianos no mercado de trabalho.

NACIONAL
«OS FATOS ESPACIAIS»
Sabia que os fatos espaciais dos astronautas são, na realidade, pequenas naves individuais?
TELESCÓPIOS DO ESO AJUDAM A REVELAR O MAIOR GRUPO DE PLANETAS ERRANTES DESCOBERTO ATÉ À DATA
Planetas errantes, nómadas ou livres, são objetos cósmicos elusivos que apresentam massas comparáveis às dos planetas do nosso Sistema Solar mas que não orbitam nenhuma estrela, vagueando livremente por si próprios.
CATÁLOGO DE ESTRELAS ÚNICO NO MUNDO DISPONIBILIZADO
O catálogo SWEET-Cat, criado e disponibilizado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, permite à comunidade consultar parâmetros homogéneos e de alta precisão de mais de novecentas estrelas com exoplanetas.

POLÍTICA
PPM/AÇORES REPUDIA EXPRESSÕES “GROSSEIRAS E FALSAS” DO PS SOBRE GOVERNO E ILHA DO CORVO
O Grupo Parlamentar do PPM/Açores repudiou quarta-feira as “expressões baixas, soezes, grosseiras e falsas” do PS a propósito da postura do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a ilha do Corvo.

SAÚDE
ESTUDO PERMITE DESCONTAMINAR MÁSCARAS DE PROTEÇÃO CONTRA A COVID-19 DE FORMA SIMPLES E BARATA
Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100 por cento, permitindo vários ciclos de reutilização.

OPINIÃO
O NATAL É PARA TODOS, MAS FELIZ SÓ PARA ALGUNS
A imagem que nos tem sido transmitida há anos é que o Natal tem de ser Feliz.
Anna Kosmider Leal
LIBERDADE… A QUANTO OBRIGAS?!
Na Iniciativa Liberal entendemos a liberdade individual como expoente máximo da concretização dos sonhos e objetivos de cada um, na senda de contribuir decisivamente para o bem comum.
Pedro Ferreira
ÁLAMO MENESES: UM PRESIDENTE CONTRA O TEMPO
A zona central de Angra do Heroísmo foi inscrita na lista de Património da Humanidade da UNESCO, a 7 de dezembro de 1983. Talvez não seja necessário relembrar quem me lê deste facto, mas importa, em primeiro lugar, relembrar o presidente da Câmara Municipal, porque o mesmo teima em se esquecer.
Alexandra Manes
A ESCOLHA CERTA…
A Iniciativa Liberal surge como verdadeira alternativa às opções político-partidárias vigentes e reinantes, conferindo aos votos de todos os portugueses que se revejam na cartilha liberal, a necessária utilidade ao voto que pode ser decisivo para uma mudança de paradigma na governação nacional.
Pedro Ferreira

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.