CÂMARA DA HORTA PROMOVE WEBINAR “O IATISMO NAS REGIÕES PORTUGUESAS”

A Câmara Municipal da Horta (CMH) promoveu o webinar “O iatismo nas Regiões Autónomas Portuguesas: Oportunidades de Crescimento”, numa parceria com a Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comercio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM).

“Esta é mais uma manifestação clara do interesse do Município da Horta em ser parceiro ativo no processo de criação de um modelo inovador de cooperação comercial e crescimento inteligente, para gerar maior valor agregado e melhorar a oferta comercial do setor náutico e portuário da Macaronésia”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, citado em nota de imprensa, no início da sessão aberta a toda a população via online.

Integrado no Dia Nacional do Mar, o evento incidiu sobre o iatismo, uma área que, segundo Carlos Ferreira, “representa e representará uma mais-valia para o progresso, para a sustentabilidade ambiental e económica dos Açores, e do Faial em particular, e ainda oportunidade singular para aprofundar a relação marítima da Cidade da Horta com o exterior”.

Neste sentido, o autarca destacou que “o iatismo traz o mundo ao Faial e a partir desta Baía, leva também, a Horta para o mundo”, reforçando a necessidade de investimento neste setor, nomeadamente na ampliação da Marina da Horta, “que ainda hoje é uma das mais importantes marinas oceânicas do mundo”.

Tendo por base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 da ONU – conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável – o edil entende “que é essencial desenvolver a cooperação entre municípios costeiros para uma ação mais integrada e abrangente, na qual o iatismo assume um papel central na projeção do desporto náutico, da globalidade e da multiculturalidade”, frisou.

O webinar inseriu-se no Projeto BLUE-TEC MAC2/2.3D/288, um projeto cofinanciado pelo programa Intereg MAC 2014-2020, que visa promover o crescimento inteligente do turismo náutico e costeiro da Macaronésia. Moderada por Leandro Martins, a iniciativa contou com a participação de Armando Castro, Diretor da Marina da Horta, Lúcio Rodrigues, Presidente da Direção do Clube Naval da Horta, Jorge Macedo, Presidente da Associação Regional de Vela dos Açores, João Figueira de Sousa, expert em Economia do Mar e Náutica de Recreio, e ainda de Jaime Ornelas Camacho, Diretor do Centro Náutico do Clube Naval do Funchal.

© CMH | Foto: CMH | PE