VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 133 | 01.08.2022

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | DESPORTO | OPINIÃO

SEMANA: 25 A 31.07.2022
(Ver capa)

FESTAS DA PRAIA 2022
“RETORNO ECONÓMICO E SOCIAL” É “INEGÁVEL”
A ideia foi defendida este sábado, na cerimónia de abertura das Festas da Praia 2022, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, pela presidente da Câmara Municipal praiense, Vânia Ferreira, que atribuiu às festividades concelhias dimensão de ilha e arquipelágica.
PROGRAMAÇÃO DO DIA: DIARIAMENTE NO PRAIA EXPRESSO
Acompanhe a cada dia, logo pela manhã, a programação das Festas da Praia 2022.
ABERTURA DAS FEIRAS DE GASTRONOMIA E ARTESANATO
As Festa da Praia 2022 arrancaram, ao início da tarde desta sexta-feira, com a cerimónia oficial de abertura das feiras de Gastronomia e Artesanato, marcando o regresso das maiores festas concelhias à capital do Ramo Gramo, depois de dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19.
RECEÇÃO AO EMIGRANTE
Para Vânia Ferreira as comunidades da diáspora engrandecem a cidade da Praia da Vitória com a sua presença, sendo fulcrais na manutenção das tradições que definem a identidade praiense.

REDES SOCIAIS
KANAL AÇOR ESTREIA HOJE NO YOUTUBE
Também disponível na plataforma MEO, através do número 200540, canal dedica-se essencialmente às tradições, cultura e história dos Açores.

LOCAL
FESTAS DA PRAIA 2022: PINCIPAIS DESTAQUES DO PROGRAMA
Principais destaques do programa das Festas da Praia 2022.

CONCELHOS
PROGRAMA “NASCER NO FAIAL” APOIA CADA NASCIMENTO COM 500 EUROS
O programa de apoio à natalidade da Câmara Municipal da Horta, “Nascer no Faial” , já se encontra em vigor, atribuindo 500 euros por cada nascimento.
ANGRA DO HEROÍSMO CELEBRA DIA MUNDIAL DOS AVÓS
O Município de Angra do Heroísmo celebrou o Dia Mundial dos Avós, a 26 de julho, levando a cabo várias atividades intergeracionais, no Jardim Municipal Duque da Terceira.
PDL WHITE OCEAN REGRESSA A PONTA DELGADA A 06 DE AGOSTO E TRAZ 200 ARTISTAS, ACROBATAS E PERFORMANCES
No dia 06 de agosto, a cidade de Ponta Delgada vai vestir-se de branco para a 6.ª edição da PDL White Ocean, um evento promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e produzido pela Fábrica de Espetáculos (FDE), que este ano estende-se em 20 palcos dispersos pelas várias artérias da cidade com 200 artistas, acrobatas e performances.
CÂMARA DA LAGOA HOMENAGEIA LAGOENSES NO CANADÁ
No âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação a vila e sede de concelho e dos 10 anos a cidade, a Câmara Municipal da Lagoa atribuiu a medalha de Mérito Cívico Municipal a três lagoenses emigrados no Canadá.
VINHO DO PICO PREMIADO EM ITÁLIA
O Lajido da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (CVIP) esteve em grande destaque no XX “Concorso Enologico Internazionale Città del Vino”, sendo considerado um dos dez melhores vinhos do mundo.
VILA FRANCA DO CAMPO IMPLEMENTA SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE CORES PARA DALTÓNICOS
O Município de Vila Franca do Campo, em São Miguel, implementou nas bandeiras e ecopontos de praia e nos ecopontos de recolha seletiva de todo o concelho, o código ColorADD® – sistema de identificação de cores para daltónicos.

REGIÃO
GOVERNO COMPARTICIPOU A AQUISIÇÃO DE 170 VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO
No primeiro semestre do corrente ano, a Direção Regional da Energia incentivou a aquisição de 170 veículos elétricos e de 46 pontos de carregamento, num montante total superior a 423 mil euros.
INAUGURADA BENEFICIAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DO CAMINHO RURAL PICOS FORNO, EM SANTA MARIA
O secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, inaugurou recentemente o Caminho Rural Picos Forno, na Ilha de Santa Maria, cuja obra consistiu na pavimentação de 1.578 metros de massa asfáltica a frio, num perfil transversal médio de três metros.
NAVIO HIDROGRÁFICO DA MARINHA PROSSEGUE MISSÃO MULTIDISCIPLINAR NA ILHA TERCEIRA
O navio da Marinha Portuguesa, NRP D. Carlos I, encontra-se a realizar, a Nordeste da Ilha Terceira, uma missão Multidisciplinar, através da cooperação entre o Instituto Hidrográfico e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha.
GOVERNO PONDERA AVANÇAR COM MAIS MEDIDAS PARA ATENUAR A INFLAÇÃO
O Governo Regional dos Açores revelou-se disponível para avançar com novas medidas para atenuar o impacto do atual período inflacionista, estando desde já apto para, em diálogo com os sindicatos, “estudar um aumento da remuneração complementar”.
JUNHO 2022: AÇORES COM 5.978 DESEMPREGADOS
No final do mês de junho de 2022, havia 5.978 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região Autónoma dos Açores, sendo que no mesmo mês foram satisfeitas 205 ofertas de emprego, que se traduziram na colocação de 219 açorianos no mercado de trabalho.

NACIONAL
CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA DESENVOLVEM MODELO DE CARREGAMENTO INTELIGENTE DE FROTAS DE AUTOCARROS ELÉTRICOS
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um modelo inteligente que permite otimizar o carregamento de frotas de autocarros elétricos em 30 a 40%, diminuindo custos de operação e aumentando o ciclo de vida das baterias.
QUATRO F-16 ATERRAM NA BASE AÉREA N.º 4, NAS LAJES
O regresso à Base Aérea N.º 5, Monte Real, será a 01 de agosto.
ESTUDO EUROPEU PROPÕE ESTRATÉGIA AGROAMBIENTAL PARA PROTEÇÃO DOS POLINIZADORES E MELHORIA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Em regiões com vegetação natural e seminatural, a implementação de bordaduras florais é uma estratégia de sucesso para promover os polinizadores e a produtividade do girassol, conclui um estudo liderado por duas investigadoras da Universidade de Coimbra (UC).

POLÍTICA
PSD/AÇORES DESTACA ATUAÇÃO PRONTA DO GOVERNO PARA AVALIAR ORIGEM DE ALGA INVASORA
A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou a prontidão com que o Governo Regional atuou para avaliar a origem da alga invasora que “infelizmente tem afetado algumas ilhas do arquipélago e constitui uma constante preocupação”.
BERTO MESSIAS É O NOVO VICE-PRESIDENTE DO PS/AÇORES POR INDICAÇÃO DO PRESIDENTE
No Secretariado Regional do PS/Açores realizado no último sábado, Berto Messias foi designado vice-presidente do partido, por indicação do presidente Vasco Cordeiro, e foram criadas a Comissão Permanente e a Comissão Instaladora da Associação de Autarcas Socialista Açorianos.
CDS-PP/AÇORES DESTACA “DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA E SUSTENTABILIDADE” DO TURISMO NA ILHA DO PICO
A presidente do grupo parlamentar do CDS-PP/Açores no parlamento regional, Catarina Cabeceiras, destacou terça-feira, a ilha do Pico como um dos melhores exemplos da sustentabilidade e diversificação do setor do turismo nos Açores.
BE/AÇORES APRESENTA PROPOSTA PARA AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL
O BE/Açores entregou no parlamento regional uma proposta que visa aumentar o complemento ao salário mínimo de 5% para 7,5%, tendo em vista mitigar os efeitos da inflação junto dos trabalhadores com rendimentos mais baixos.
PARTIDOS DA COLIGAÇÃO APRESENTAM PROPOSTA PARA APROVEITAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS DA LAGOA DO PAUL NAS LAJES DO PICO
Os deputados da coligação PSD/CDS-PP/PPM que suporta o Governo dos Açores querem melhorar o aproveitamento e a gestão dos recursos hídrico da ilha do Pico, e apresentaram uma iniciativa legislativa que pretende avaliar o aproveitamento da água da Lagoa do Paul, nas Lajes do Pico.
SAÚDE: PS/AÇORES CONTRA CENTRALIZAÇÃO, MAS GOVERNO NEGA TAL INTENÇÃO
O PS mostra-se contra a centralização da gestão dos centros de saúde do Pico, Faial, Flores e Corvo numa única unidade, mas a tutela, em nota de imprensa, refuta tal intenção, lamentando a “reiteração da mentira propagada pelo PS”.

CRIME
PONTA DELGADA: DOIS HOMENS DETIDOS POR ROUBO AGRAVADO
Dois homens foram detidos em Ponta Delgada, por roubo agravado, depois de alegadamente terem ameaçado uma pessoa com uma arma branca e usado o seu cartão multibanco para uma transferência de 15 mil euros.
RAIA DA VITÓRIA: GNR APREENDE 40 QUILOS DE LAPAS CAPTURADAS ILEGALMENTE
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, no concelho da Praia da Vitória, “40 quilos de lapas” capturadas com recurso “a arte proibida”.
PONTA DELGADA: DETIDO CASAL, EM FLAGRANTE DELITO, POR POSSE DE HAXIXE E CANÁBIS
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, “identificou e deteve, em flagrante delito, um homem com 37 anos e uma mulher com 30 anos de idade”, por fortes indícios da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

SAÚDE
ERRADICAÇÃO DAS HEPATITES, UMA AMBIÇÃO QUE NOS INQUIETE TODOS OS MESES DO ANO
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por diversos vírus e agentes não infeciosos que originam vários problemas de saúde, alguns dos quais podem ser fatais.
ORDEM DOS ENFERMEIROS NOS AÇORES PEDE CONTRATAÇÃO DE RECÉM-LICENCIADOS NA REGIÃO
O presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores, Pedro Soares, apelou à contratação dos profissionais recém-formados na região, alegando que o número de enfermeiros no arquipélago ainda está “aquém das necessidades”.
PUBLICADA RESOLUÇÃO QUE COLOCA TODAS AS ILHAS EM SITUAÇÃO DE ALERTA NO CONTEXTO COVID-19
Foi publicada quinta-feira, em Jornal Oficial, a Resolução do Conselho do Governo n.º 117/2022 de 28 de julho de 2022, que declara todas as ilhas dos Açores em situação de Alerta.

DESPORTO
CNPV FAZ HISTÓRIA NO CAMPEONATO NACIONAL DE INFANTIS
Os nadadores do Clube Naval da Praia da Vitória (CNPV), Clara Sousa, Francisco Silva e Tiago Diez fizeram história no Campeonato Nacional de Infantis, que disputou-se no passado fim de semana (22, 23 e 24 julho), nas piscinas municipais de Vila Nova de Famalicão, ao baterem “13 recordes pessoais” e “3 recordes do clube”.

OPINIÃO
A ALGA, O AMBIENTE E A DUNA
Coitados dos GNR. A banda, subentenda-se. É que o Professor Félix Rodrigues decidiu utilizar uma das suas músicas mais famosas para defender que o setor do ambiente vai muito bem agora, e só ia mal no tempo dos outros senhores.
Alexandra Manes
PREÇO DO LEITE NOS AÇORES MAIS DISTANTE DO PRATICADO NO CONTINENTE E NA EUROPA
Em tempos difíceis para toda a sociedade, em tempos onde os valores socioeconómicos começam a ser postos em causa, em tempos em que a especulação sobre a escassez alimentar se faz ouvir, que futuro esperar para a produção de leite nos Açores?
Patrícia Miranda
A RIVIERA E O PASSADIÇO!
O passadiço da Riviera está bonito! Digo mesmo que já conheci algumas praias do Continente Português, mas nada que se pareça com a obra ali feita, tanto na sua arquitetura, como possivelmente, também no custo…
Fernando Mendonça

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.