VERSÃO E-PAPER

ANO: III | N.º 106 | 17.01.2022

CAPA | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | SAÚDE | DESPORTO | CULTURA | OPINIÃO

SEMANA: 10 A 16.01.2022
(Ver capa)

PRAIA DA VITÓRIA
VÂNIA FERREIRA VISITA INVESTIMENTOS MUNICIPAIS
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, acompanhada pela vereadora responsável pelo pelouro Urbanístico e Regeneração Urbana, Otília Martins, e técnicos da autarquia, visitou ao longo da última semana, um conjunto de obras, em curso no concelho, sob responsabilidade direta do município.

AMBIENTE
MUNICÍPIO DA PRAIA DA VITÓRIA PARCEIRO NA REDE “CIRCULARNET”
A Câmara Municipal da Praia da Vitória é parceira na rede de Cidades Circulares, denominada “CircularNet – Plataforma para a Circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente Natural”, envolvendo a temática da economia urbana para a circularidade que prevê a implementação de boas práticas ambientais na comunidade.

COVID-19
AÇORES ALARGAM DOSE DE REFORÇO A MAIORES DE 40 ANOS ESTA SEMANA
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 será alargada, nos Açores, à população com mais de 40 anos, esta semana, havendo já datas para as faixas etárias seguintes no plano regional de vacinação.

APOIOS SOCIAIS
GOVERNO GARANTE PAGAMENTO DE APOIOS A EX-TRABALHADORES DA COFACO
Segundo anunciou Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, o processamento dos apoios sociais devidos será feito no corrente mês e o respetivo pagamento na primeira quinzena de fevereiro.

OPINIÃO
A ARTIFICIALIZAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA DA VITÓRIA
Não serve de nada palestrar acerca das alterações climáticas e dos seus efeitos nefastos (e já temos o exemplo da destruição do porto comercial de Lajes das Flores) para depois se fazer, e ser cúmplice, do contrário.
Alexandra Manes

CONCELHOS
PONTA DELGADA INTEGRA PROJETO-PILOTO NACIONAL “INTEGRAR VALORIZA”
A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de assinar o protocolo que, em conjunto com outros municípios do país, coloco-a na “Rede Integrar Valoriza”.
VILA DO PORTO: MUNICÍPIO DISPONIBILIZA 1000 TESTES RÁPIDOS COVID-19 AO SETOR EMPRESARIAL
O Município de Vila do Porto irá disponibilizar cerca de 1.000 testes rápidos COVID-19 ao setor empresarial, apoiando os empresários da ilha na prevenção e controlo de eventuais casos nas suas entidades.

REGIÃO
PRESIDENTE DO GOVERNO APRESENTA CUMPRIMENTOS À CÔNSUL DOS EUA NOS AÇORES
No encontro foi “acentuado” o “bom relacionamento” entre “a Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional e o Consulado Norte-Americano”, deixando também o Presidente do Governo uma palavra a todos os Açorianos e Açor-descendentes que escolheram os EUA para residir.
APRESENTADO PLANO ESTRATÉGICO DA VITIVINICULTURA DOS AÇORES 2022-2031
Para António Ventura, secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o Plano Estratégico para a Vitivinicultura dos Açores constitui uma importante fonte de informação e de propostas, que vão, certamente, ajudar na definição das políticas que para o setor vitivinícola venham a ser estabelecidas na próxima década.
GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES ORGANIZA FÓRUM DEDICADO AO AMBIENTE E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Trata-se de um Evento decorre virtualmente, entre as 10h30 e as 12h30, através da Plataforma Webex, e inclui um espaço de debate aberto para que todos os participantes possam apresentar as suas ideias e propostas que possam melhorar as políticas públicas nessas áreas ao nível europeu.
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA AGRADECE TRABALHO DO COMANDANTE OPERACIONAL DOS AÇORES
O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, agradeceu e reconheceu o trabalho realizado pelo Comandante Operacional dos Açores (COA), Henriques Gomes, que recebeu esta segunda-feira na sede da ALRAA, em audiência de despedida de funções.
GOVERNO REGIONAL REFORÇA MONITORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE MARINHA DA REGIÃO
O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, avançou esta segunda-feira, na Horta, que vai reforçar a monitorização da diversidade marinha no mar dos Açores, bem como o controlo do estado ambiental das águas do arquipélago, através de um protocolo celebrado com a Atlânticoline.
GOVERNO REGIONAL QUER COMISSÃO DE RECRUTAMENTO E ENTIDADE DO DOENTE EM ESPERA EM 2022
O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) revelou hoje que, em 2022, pretende instituir a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública Regional e criar uma Entidade Gestora do Doente em Espera.
NÚMERO DE PASSAGEIROS DESEMBARCADOS NOS AÇORES EM 2021 FICOU ABAIXO DO DE 2019
O número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores no ano de 2021 superou em 85,1% o valor de 2020, mas ficou ainda abaixo dos números registados em 2019.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO ANUNCIA APOIO A ESTÁGIOS EM ENSINO NAS ESCOLAS DA REGIÃO
A Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, anunciou na segunda-feira a criação de um plano de apoios a alunos de mestrados que pretendam realizar o seu estágio pedagógico numa unidade orgânica do sistema educativo da Região Autónoma dos Açores.
SECRETARIA REGIONAL DA AGRICULTURA LANÇA INQUÉRITO DE CONSUMO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS
A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural vai lançar um inquérito ao consumo de produtos biológicos, acessível ‘online’, cujas informações se destinam a melhorar o conhecimento do mercado existente, o perfil do consumidor e as oportunidades existentes para os produtos biológicos.
GOVERNO REGIONAL DIZ QUE PORTOS DOS AÇORES TEVE MELHORES RESULTADOS “DE SEMPRE”
A empresa pública Portos dos Açores, que gere as infraestruturas portuárias da região, registou, em 2021, os melhores resultados financeiros “de sempre”.
PARLAMENTO REGIONAL APROVA MEDIDAS PARA REDUZIR PLÁSTICO DE UTILIZAÇÃO ÚNICA
Com a nova legislação os sacos de plástico disponibilizados ao consumidor passam a ter um custo de 10 cêntimos.
SISMO SENTIDO NA ILHA DE SÃO MIGUEL
Evento foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli modificada na freguesia de Povoação e com intensidade III nas freguesias de São Pedro e de Água d’Alto, no concelho de Vila Franca do Campo), e ainda, com intensidade II/III na freguesia de Livramento no concelho de Ponta Delgada.
SÃO MIGUEL: GNR E PSP REALIZAM OPERAÇÃO CONJUNTA DE CONTROLO FISCAL E RODOVIÁRIO
De acordo com o comunicado do Comando Territorial da GNR dos Açores, “esta operação foi orientada para a fiscalização de potenciais infrações ao cumprimento das matérias fiscais, do Código da Estrada e demais legislação complementar”, ficando cada força de segurança responsável pela fiscalização das respetivas competências específicas na Região Autónoma dos Açores.
PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL RECEBEU NOVO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu na sexta-feira, no Palácio de Sant’Ana, o novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Henrique Gouveia e Melo, saudando o responsável por ter escolhido os Açores para a sua primeira visita oficial no cargo em território português.

NACIONAL
BLOQUEIOS NAS VENDAS ‘ONLINE’ PARA MADEIRA E AÇORES PROIBIDOS A PARTIR DE MARÇO
A discriminação nas vendas online para Açores e Madeira e bloqueio de acesso a bens ou serviços devido à localização geográfica estão proibidos a partir de 11 de março, segundo regime segunda-feira publicado, com multas até 25 mil euros.
O ANUÁRIO LUSA 2021 ESTÁ CHEGAR!
As melhores imagens do ano através da objetiva dos repórteres fotográficos da Lusa, a agência noticiosa portuguesa, chegam finalmente às livrarias portuguesas.
GOVERNO DOS AÇORES DISPONIBILIZA PLATAFORMA DIGITAL PARA CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE APOIO À RESTAURAÇÃO E HOTELARIA PARA A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS AÇORIANOS
A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional do Comércio e Indústria, criou uma nova plataforma digital, disponibilizada no endereço eletrónico comercioeindustria.azores.gov.pt, que irá facilitar o processo de submissão de candidaturas aos apoios a conceder.
LINHA SAÚDE AÇORES (808 24 60 24) COM PROCEDIMENTOS ALTERADOS
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em conjunto com a Direção Regional da Saúde, procedeu, recentemente, à alteração de procedimentos na Linha de Saúde Açores.
ALRAA: APROVADA PROPOSTA DO PS PARA REGULAR TRANSPORTE DE PASSAGEIROS A PARTIR DE PLATAFORMAS ELETRÓNICAS NOS AÇORES
O parlamento regional aprovou terça-feira a proposta de Decreto Legislativo Regional do PS para regular o transporte de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas (TVDE) nos Açores, com as alterações introduzidas pelos partidos que compõem o atual executivo regional.
PARLAMENTO REVOGA USO EXCECIONAL DE GLIFOSATO PERMITIDO PELO GOVERNO EM DECRETO REGULAMENTAR
O parlamento regional aprovou esta quarta-feira, por maioria, a proposta do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda para revogação do artigo 3.º do Decreto Regulamentar Regional nº 5/2021/A, de 26 de abril, que previa “excecionalmente”, a autorização do Governo para aplicação de produtos fitofarmacêuticos contendo glifosato.
AÇORES E MADEIRA SOLICITAM RESPOSTAS DA UNIÃO EUROPEIA PARA CRISE NO SETOR AGRÍCOLA
O Governo Regional dos Açores enviou, em conjunto com o Governo da Região Autónoma da Madeira, uma carta à Ministra da Agricultura requerendo respostas urgentes e adequadas para o aumento dos custos de produção do setor agrícola e pecuário.
CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA VISITA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
O Almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional, esteve esta sexta-feira e sábado de visita à Região Autónoma dos Açores.
A REVISÃO ENTRE PARES ABORDADA NO FILME “NÃO OLHEM PARA CIMA” É UM DOS PILARES DA CIÊNCIA
Contribuir para o avanço do conhecimento é algo que todos os cientistas ambicionam. Mas para isso, é necessário que as suas descobertas sejam validadas por outros cientistas. Esta validação é feita através do processo de revisão entre pares, um dos pilares do processo científico, mencionado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrense no filme “Não Olhem Para Cima”.
CIENTISTAS CRIAM BASE DE DADOS GLOBAL PARA PREVER O PAPEL DOS POLINIZADORES DE CULTURAS AGRÍCOLAS EM TODO O MUNDO
Cinco investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC) participaram na criação da primeira base de dados global, aberta e dinâmica, sobre polinização de culturas agrícolas, um projeto internacional que reúne mais de uma centena de cientistas.
ESTUDO PRETENDE VERIFICAR SE É VIÁVEL UTILIZAR CO2 NA PRODUÇÃO DE ENERGIA GEOTÉRMICA
Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um equipamento que, pela primeira vez, permite testar a viabilidade de utilizar dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases do efeito estufa, na extração de energia geotérmica, uma energia limpa gerada através do calor da terra.
MISSÃO ESPACIAL CHEOPS DESCOBRE EXOPLANETA COM A FORMA DE UMA BOLA DE RUGBY
A investigação, liderada por uma investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, detetou pela primeira vez a deformação de um exoplaneta.

POLÍTICA
LEGISLATIVAS 2022: “PROGRAMAS NACIONAIS DE CAPTAÇÃO DE NOVOS FLUXOS TURÍSTICOS DEVEM INCLUIR OS AÇORES”, DEFENDE PEDRO FERREIRA (IL/A)
O cabeça de lista da Iniciativa Liberal pelo círculo eleitoral dos Açores às eleições Legislativas do próximo dia 30 de janeiro, Pedro Ferreira, defendeu, esta segunda-feira, que a República “não pode continuar a discriminar negativamente os Açores” no que toca à aplicação das verbas do programa VIP – um mecanismo financeiro de captação de novas rotas e fluxos turísticos para Portugal.
LEGISLATIVAS 2022: “A ANA TEM QUE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE AUMENTAR A PISTA DA HORTA PORQUE LUCRA MILHÕES COM A GESTÃO DOS AEROPORTOS NACIONAIS”, DEFENDE JESSICA PACHECO (BE)
A candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelos Açores, Jessica Pacheco, defende que o aumento da pista do aeroporto da Horta é fundamental e que o investimento tem que ser feito pela ANA/Vinci, a empresa “que lucra milhões com a gestão dos aeroportos nacionais”.
LEGISLATIVAS 2022: PAULO MONIZ (AD) AFIRMA QUE GOVERNO DA REPÚPLICA “TEIMA EM NÃO CUMPRIR A LEI” COM EX-TRABALHADORES DA COFACO
O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PM) às eleições legislativas nacionais, Paulo Moniz, criticou esta segunda-feira o Governo da República por “atrasar a ajuda” aos ex-trabalhadores da COFACO na ilha do Pico, o que constitui um “claro incumprimento da lei” que determinou a majoração de apoios sociais.
LEGISLATIVAS 2022: “AUMENTO DOS RENDIMENTOS DA CLASSE MÉDIA, DOS JOVENS E DAS FAMÍLIAS É PRIORIDADE DO PS”, DIZ SÉRGIO ÁVILA
O projeto “Seguro e Estável” do Partido Socialista tem como principais objetivos “aumentar o rendimento das famílias e a competitividade das nossas empresas”, garantiu segunda-feira, em Angra do Heroísmo, Sérgio Ávila.
PRESIDENTE DO GOVERNO ANUNCIA EXECUÇÃO FINANCEIRA DE 86,4% EM 2021, MELHOR TAXA EM 12 ANOS
O presidente do Governo revelou terça-feira, na Assembleia Regional, que a execução financeira do Plano e Orçamento de 2021 foi de 86,4%, “a melhor taxa dos últimos 12 anos”. Por outro lado, o líder parlamentar do BE/Açores, António Lima, criticou o presidente do executivo de falta de “transparência” por levar a debate “um relatório que não é público, e que só o governo conhece”.
CHEGA QUER “UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E UM SISTEMA SEM PRIVILÉGIOS, COMPADRIOS E CORRUPÇÃO”
José Pacheco sustentou que o CHEGA não é contra o regime, mas sim contra “este sistema de compadrio que passou a ser moda e prática comum. Estamos contra este estado de coisas e este sistema onde o poder promove a corrupção, a injustiça e a pobreza”, considerando, por isso, que o CHEGA é o “o porta-voz dessa verdade e da triste realidade em que os portugueses vivem. Uma voz que faz tremer o sistema”.
LEGISLATIVAS 2022: QUINZE CANDIDATURAS DISPUTAM OS CINCO LUGARES NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PELO CÍRCULO ELEITORAL DOS AÇORES
Com 236.657 residentes e 229.044 eleitores, os Açores têm 15 partidos ou coligações a disputar cinco lugares na Assembleia da República, habitualmente ocupados por PS e PSD.
PARLAMENTO REGIONAL REJEITA PROPOSTA PARA VACINAÇÃO DOS ESTUDANTES DESLOCADOS
A Assembleia Regional dos Açores rejeitou sexta-feira uma proposta do PS para que os estudantes deslocados acedessem “livremente” à vacinação da dose de reforço contra a covid-19, o que causaria uma “injustiça” segundo o Governo Regional.
VASCO CORDEIRO APRESENTA PROPOSTAS PARA O ATUAL MOMENTO DA PANDEMIA NOS AÇORES
O Presidente do Grupo Parlamentar do PS apresentou, esta sexta-feira, três propostas para melhorar a forma como a Região está a lidar com o atual estado da pandemia COVID-19.

SAÚDE
COMO SABER SE TENHO COVID OU GRIPE?
Vivemos um momento de particular incerteza pois, para além do aparecimento de novas estirpes de COVID-19, estamos no período mais ativo do vírus da gripe. Com sintomas idênticos – febre, tosse, constipação -, é natural que surja a dúvida: será COVID ou gripe?
COVID-19: TESTAGEM EM MASSA NAS ESCOLAS DA TERCEIRA E SÃO MIGUEL ARRANCOU QUINTA-FEIRA
No concelho da Praia da Vitória prevê-se que o processo de testagem de despiste do SARS-COV-2 esteja concluído no dia 19 de janeiro.
ANUNCIADA ABERTURA DE MAIS UMA ENFERMARIA COVID-19 NO HOSPITAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
O Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, anunciou quinta-feira a abertura de mais uma enfermaria covid-19 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, para atender ao aumento dos internamentos naquela unidade de saúde.
COVID-19: HOSPITAL DE PONTA DELGADA SUSPENDE VISITAS A DOENTES INTERNADOS
O Hospital de Ponta Delgada suspendeu esta sexta-feira as visitas aos doentes internados, como “medida de contenção” relacionada com a prevenção da infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

DESPORTO
CAMPEONATO DE PORTUGAL — SÉRIES “D” E “E” — 11.ª JORNADA — RESULTADOS
CAMPEONATO DE PORTUGAL — SÉRIES “D” E “E” — 12.ª JORNADA — RESULTADOS

CULTURA
MUSEU DA HORTA PROMOVE EXPOSIÇÃO “100 ANOS DA AVIAÇÃO NAVAL”
O Museu da Horta promove até ao próximo dia 27 de fevereiro, na Sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, a exposição “100 Anos da Aviação Naval”, organizada pela Marinha – Comando da Zona Marítima dos Açores – e que, na Horta, conta com a colaboração do Museu da Horta e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.
BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL JOÃO JOSÉ DA GRAÇA PROMOVE “CONVERSAS EM FRANCÊS – FAIRE UN BRIN DE CAUSETTE” COM EMMANUELLE POUGET
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca, a realização de mais uma sessão das “Conversas em Francês – Faire un brin de causette”, com Emmanuelle Pouget.
CENTENÁRIO DO PCP EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA HORTA
O Museu da Horta promove até dia 30 de janeiro, na Casa Manuel de Arriaga, uma exposição sobre o Centenário do Partido Comunista Português, promovida pelo partido.

OPINIÃO
HUNTINGTON E A FAMÍLIA
“Esta é uma relíquia de família que tem sido transportada pelos meus antepassados desde gerações muito remotas”. Foi com esta frase misteriosa que George Huntington deu início, em 1872, a uma das conferências mais marcantes na história da Neurociência.
Luís Monteiro

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.