SOBRE…

ESTATUTO EDITORIAL

O Praia Expresso é um projeto jornalístico online de informação geral, sediado na cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, que tem como principal objetivo, tratar de forma objetiva, rigorosa e isenta a atualidade informativa do concelho da Praia da Vitória, da ilha Terceira e dos Açores.

O Praia Expresso é assim um Jornal Digital Diário de âmbito regional, essencialmente focado no concelho da Praia da Vitória (cidade, vila e freguesias), no modo de vida das suas gentes, na génese da sua cultura e na preservação das suas tradições, mas atento, aos acontecimentos mais marcantes da ilha Terceira e do arquipélago dos Açores.

O Praia Expresso no exercício da sua atividade informativa e noticiosa é absolutamente independente de quaisquer interesses públicos, privados, religiosos, organizacionais, associativos ou corporativos. O Praia Expresso rege-se de acordo com a Lei da Imprensa, a ética profissional e o código deontológico dos jornalistas.

O Praia Expresso apresenta-se de forma totalmente transparente. Não esconde qualquer agenda pessoal, social, económica, cultural, política, ideológica, doutrinária, filosófica ou confessional.

O Praia Expresso declara-se cabalmente plural. Está com todos sem estar com ninguém. Serve todos sem servir ninguém. É a voz de todos sem ser a voz de alguém.

O Praia Expresso orienta-se única e exclusivamente por critérios de relevância jornalística de interesse público.

O Praia Expresso não alimenta vaidades pessoais ou coletivas, estratégias comerciais, ou quaisquer outros propósitos ou intenções que não o dever de informar com rigor, isenção e pluralismo.

O Praia Expresso no dever de perspicuidade para com os seus leitores, identifica claramente os conteúdos de carácter informativo, opinativo e publicitário das demais peças de natureza jornalística.

O Praia Expresso demarca-se de toda e qualquer opinião expressa em artigos assinados, as quais, veiculam e são da responsabilidade absoluta dos seus autores.

O Praia Expresso reserva-se o direito de não publicar opiniões que incitem à violência, ao ódio, ao racismo, à homofobia, à xenofobia e à misoginia.

O Praia Expresso é um projeto jornalístico sem fins lucrativos. Todas as receitas eventualmente arrecadadas destinam-se a garantir a sustentabilidade do mesmo, assim como, a promover o seu desenvolvimento e aprofundamento.