PRESIDENTE DO GOVERNO DOS AÇORES REÚNE-SE ELISA FERREIRA

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se na terça-feira com a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, defendendo o papel da região, em concreto nas novas economias, como decisivo para o “prestígio mundial” da União Europeia (UE).

“Tivemos oportunidade de acrescentar às respostas necessárias à ajuda ao nosso desenvolvimento o potencial dos Açores no quadro de interesse de prestígio mundial da UE no que diz respeito a um futuro associado à ciência, novas economias, dimensão do mar e área espacial”, declarou o governante, falando no final da reunião de mais de uma hora com a Comissária Europeia.

José Manuel Bolieiro sublinhou que Elisa Ferreira “entende a Europa no quadro da sua diversidade” e é “verdadeiramente solidária” com a “situação específica” das Regiões Ultraperiféricas (RUP), como os Açores.

Os passos para a criação de um POSEI-Transportes e mecanismos de apoio a uma aviação sustentável de e para o arquipélago açoriano foram alguns dos temas debatidos na reunião tida na Comissão Europeia.

CONTACTO COM FUNCIONÁRIOS AÇORIANOS DAS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

Ainda na terça-feira, José Manuel Bolieiro reuniu-se com cerca de uma dezena de funcionários açorianos das diversas instituições europeias, num encontro tido no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas.

O encontro marcou o final de um dia de trabalhos do Presidente do Governo na cidade belga, e sucedeu a uma reunião com o Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), embaixador Pedro Lourtie, e a Representante Permanente Adjunta da entidade, Embaixadora Manuela Teixeira Pinto.

Na ocasião, o governante agradeceu o empenho da REPER no tratamento junto das instituições de assuntos de interesse para os Açores, pedindo uma contínua defesa dos interesses das Regiões Ultraperiféricas no seio da União Europeia.

REUNIÃO COM CHEFES DAS DELEGAÇÕES DOS PARTIDOS PORTUGUESES

Já na manhã de quarta-feira, o presidente do Governo Regional reuniu-se com chefes de delegação dos partidos portugueses no hemiciclo europeu e as duas deputadas eleitas por uma Região Ultraperiférica, a Madeira.

No encontro, José Manuel Bolieiro pediu atenção dos parlamentares para as especificidades e oportunidades que os Açores representam para a Europa, lembrando que atualmente a região não tem nenhum eurodeputado no Parlamento Europeu.

O governante reiterou também a necessidade de cooperação entre o Executivo açoriano e os eurodeputados de modo a haver uma permanente atenção aos temas em debate que tenham interesse para os Açores.

Participaram na reunião José Manuel Fernandes (PSD), Maria Manuel Leitão Marques (PS), Nuno Melo (CDS-PP), Marisa Matias (BE), João Pimenta Lopes (PCP), e as deputadas eleitas pela Madeira Sara Cerdas e Cláudia Monteiro de Aguiar.

© GRA | Fotos: MM | PE