VELAS, SAL E PORTO SANTO APRESENTAM JORNADAS ATLÂNTICAS DE TURISMO

O Município de Velas, em São Jorge, recebeu os presidentes dos Municípios do Sal e do Porto Santo, no âmbito da geminação existente entre estes três municípios dos arquipélagos dos Açores, Cabo Verde e Madeira.

Segundo nota de imprensa da autarquia jorgense, o encontro agora realizado vem na sequência das visitas que o presidente do Município de Velas realizou, primeiramente a Porto Santo e posteriormente ao Sal, neste que o ano assinala três décadas de geminação entre os três municípios.

Para o presidente da Câmara de Velas, Luís Silveira, a participação nas comemorações do Dia destes dois concelhos serviu para cimentar as relações entre municípios, nomeadamente entre arquipélagos e Ilhas, sendo que as especificidades e necessidades de cada um acabam por ser comuns.

No âmbito das visitas realizadas, o autarca endereçou igualmente o convite aos executivos do Sal e do Porto Santo para visitar Velas, em São Jorge, de forma a conhecerem a Terra, Cultura e Tradições, assim como as Fajãs – Reserva da Biosfera e a Gastronomia, coroada pela “joia da coroa” Queijo de São Jorge – DOP.

A visita que agora se concretiza, pretende igualmente dar continuidade a este projeto de Geminação, reforçando-o com a realização de umas Jornadas, por forma a dinamizar e a estreitar os laços de amizade e cooperação entre os três municípios, elevando a troca de ideias e conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento e projeção dos concelhos envolvidos, aos mais variados níveis, sobretudo Culturais e Sociais, mas também Económicos, acrescentando valor ao Sector Turístico e, por conseguinte, à economia local, criando novos postos de trabalho e em simultâneo fixando mais pessoas na Nossa Terra.

Assim, entendem os municípios ser de todo importante avançar para a realização das Jornadas Atlânticas de Turismo, tendo para tal os presidentes dos três Municípios reunido, projetando as mesmas para os próximos três anos.

A reunião de trabalho agora realizada serviu para organizar as Jornadas, onde se falou no conceito das mesmas, perspetivando as datas para a sua realização, bem como a imagem que está a ser desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação e Design do Município de Velas, assim como a sua temática e termos de referência dos eventos.

Assim, as Jornadas decorrerão nos dias 23 e 24 de Setembro de 2023, em Velas, sendo que em 2024 decorrerão no Sal, em Cabo Verde e, em 2025 no Porto Santo, Madeira, divididas em duas componentes.

A primeira mais de debate, com oradores convidados, onde se irá falar sobre a Oferta Turística/Alojamento, sobre Atividades Turísticas e a sua Sustentabilidade, bem como de Promoção e Mobilidade.

A segunda componente será mais de entretenimento e promoção cultural, com participação de Grupos Musicais dos três Municípios.

As Jornadas Atlânticas de Turismo servirão, em suma, como espaço privilegiado de debate, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios do conhecimento e de gestão autárquica, com benefícios para os três Municípios e, por inerência, para os três Arquipélagos.

© CMV | Foto: CMV | PE