
O Município de Vila do Porto, em Santa Maria, associou-se à Campanha de Sensibilização “Dar Voz à Perda Gestacional” integrada no Dia para a Consciencialização da Perda Gestacional e Morte Neonatal, assinalado a 15 de outubro.
Para o efeito, o edifício dos Paços do Concelho esteve assim iluminado com as cores do laço da Perda Gestacional, rosa e azul, com o objetivo de dar visibilidade e sensibilizar para esta “dor silenciosa”.
Com este gesto, refere uma nota divulgada na página internet, o Município de Vila do Porto “demonstra assim o seu apoio para com os pais e mães que sofreram de perda gestacional e neonatal”.
MOVIMENTO “WAVE OF LIGHT”
Em 1988, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, proclamou o mês de outubro como o mês da consciência sobre a Perda Gestacional e Infantil, data que acabou se espalhando mundo fora após a ONG The Wave Internacional of light, criar o movimento “Wave of Light” (onda de luz), que se trata de um convite aos pais que sofreram perda gestacional e infantil a celebrarem o amor a esses filhos acendendo uma vela e deixando queimar por uma hora.
A onda de luz é realizada anualmente no dia 15 de outubro por ter sido escolhido como o dia Internacional da Conscientização da Perda Gestacional e infantil. A homenagem é feita às 19:00 horas local independentemente do fuso horário.
© CMVP | Foto: CMVP | PE