
“Como quem vai ao Horizonte. Poesia Reunida”, de Marcolino Candeias, editado pelo Instituto Açoriano de Cultura, será apresentado por Álamo Oliveira, no dia 30 de outubro, pelas 18h, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito do Outono Vivo 2022.
Terceiro volume da coleção Poesia deste Instituto, Como quem vai ao Horizonte. Poesia Reunida recolhe a obra poética de Marcolino Candeias (1952-2016) num só volume, enriquecida com um substancial prefácio de Diniz Borges. Inclui os dois livros que o poeta deu à estampa, Por ter escrito Amor (1971) e Na distância deste tempo (1.ª edição 1984; 2.ª edição revista e aumentada, 2002), facilitando o acesso e o conhecimento da arte poética de um terceirense nascido a 28 de agosto de 1952, nas Cinco Ribeiras (Angra do Heroísmo), que viria a falecer prematuramente no dia 1 de maio de 2016.
Formado em Coimbra, Marcolino Candeias lecionou nas universidades dos Açores, Coimbra e Montreal (Canadá). Regressado aos Açores, foi Diretor da Casa da Cultura da Ilha Terceira, Diretor Regional da Cultura, Presidente do Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo Cidade Património Mundial e Diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Com poemas traduzidos para inglês e eslovaco e representado em algumas antologias de poesia, foi, também, autor de estórias orais, onde deu largas à verve bem-humorada de um antigo emigrante terceirense de origem rural a viver na Califórnia, Joe Canoa, personagem que criou para falar de valores e comportamentos de uma certa época.
FICHA TÉCNICA
Título: Como quem vai ao Horizonte. Poesia Reunida
Autor: Marcolino Candeias
Coleção: Poesia
Coordenação e Prefácio: Diniz Borges
Edição: Instituto Açoriano de Cultura
Data: 2021
Apoio: Direção Regional da Cultura
Capa: Angelina Caixeiro
Paginação, impressão e acabamento: Sersilito-Empresa Gráfica, Lda.
Número de páginas:88
Preço: 12 €
Depósito legal: 493320/21
ISBN: 978-989-8225-75-7
© CB/IAC | Imagem: IAC | PE