AUTÁRQUICAS 2021: DAQUI A UM MÊS SOMOS TODOS CHAMADOS ÀS URNAS

As eleições autárquicas 2021 realizam-se precisamente daqui a um mês — 26 de setembro de 2021. Neste último domingo de setembro, somos todos chamados a depositar na urna de voto aquelas que são as nossas legítimas expetativas para o futuro da nossa terra, onde a cada manhã, renovamos a esperança de mais e melhor, para cada um de nós, para os nossos e para toda a nossa comunidade, porque o bem de todos é, sem margem para dúvida, o nosso próprio bem.

Não se esgotando a democracia no responsável ato de votar, a verdadeira e mais sã participação cívica inicia-se por aí, independentemente da opção ideológico/política/partidária de cada um, ou da validade do seu próprio voto. Votar, é antes de mais e acima de tudo um exercício de liberdade e, também, uma justa homenagem a tantos quantos antes nós, por ela, em muitas outras gerações lutaram com sacrifício pessoais e familiares. O que para todos nós é hoje felizmente um dado adquirido, foi para outros, antes de nós, uma “quimera”, desfeita utopia pelos “Capitães de Abril” na revolução dos “Cravos” de 24 de abril de 1974.

Sabemos que o voto livre e consciente é, indiscutivelmente, o voto informado. Desse modo, partir da próxima segunda-feira, iremos publicar um ciclo de entrevistas com cada um dos seis candidatos à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Com este trabalho, pretendemos contribuir para que cada um cidadão eleitor praiense, posso conhecer um pouco mais os diversos projetos autárquicos que se apresentam a sufrágio eleitoral.

Nestas entrevistas, fizemos o mesmo número de perguntas a todos os candidatos — seis — tantas quantas as opções no boletim de voto. Algumas das questões são comuns a todos eles, enquanto outras, decorrem da especificidade de cada um dos projetos em abordagem.

Temos a plena consciência que todas as candidaturas vão muito mais além das questões por nós colocadas, no entanto, enquanto OCS sediado na Praia da Vitória, entendemos que elas contribuem para um melhor conhecimento da realidade que nos rodeia. Por isso, não deixe de as ler.

De acordo com mapa da Comissão Nacional de Eleições (CNE) estão inscritos nos cadernos eleitorais do concelho da Praia da Vitória, 19.324(*) cidadãos eleitores, assim distribuídos:

FREGUESIAELEITORES
Agualva1.262
Biscoitos1.479
Cabo da Praia683
Fonte do Bastardo1.097
Fontinhas1.444
Lajes3.169
Santa Cruz6.235
Quatro Ribeiras368
São Brás969
Vila Nova1.529
Porto Martins1.089
TOTAL19.324

(*) — Data de referência 15 de julho 2021

Editorialmente, Praia Expresso adotou como critério de publicação, a ordem de entrada dos processos de candidatura no tribunal da Praia da Vitória. Expressando publicamente um sincero e reconhecido agradecimento a cada um dos candidatos, por terem aceitado o nosso convite, apresentamos abaixo a ordem das entrevistas a publicar:

Vânia Ferreira — PSD/CDS-PP — “Por Amor à Praia”
Joana Bettencourt — BE — “Com o Bloco Trazemos a Praia de Volta”
Tiago Azevedo — CH — “Dar Vida à Praia”
Tiago Ormonde — GCE — “Esta é a Nossa Praia”
Berto Messias — PS — “Orgulho na Praia da Vitória”
António Fonseca — CDU — Coligação PCP/PEV

E não se esqueça, a 26 de setembro, reserve um pouco do seu tempo e não deixe de votar. A Praia da Vitória cidade e concelho precisa do seu voto. É um direito seu é também a sua obrigação cívica. O futuro faz-se, em Democracia, com o voto de cada um de nós.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s