AUTÁRQUICAS 2021 — VÂNIA FERREIRA (PSD/CDS-PP): “É URGENTE DAR MELHORES CONDIÇÕES AOS FUNCIONÁRIOS DA AUTARQUIA”

Vânia Ferreira, 42 anos, natural e residente na freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória, é a candidata da coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, nas eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro. Licenciada em Serviço Social, Vânia Ferreira é técnica superior de Serviço Social, desempenhando atualmente, as funções de deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, integrando o grupo parlamentar do PSD.

Nesta entrevista, Vânia Ferreira salienta que a base da sua candidatura é a “união por uma causa”, a de levar a Praia da Vitória ao “patamar de progresso e de excelência que ela merece”. A candidata que junta sociais-democratas com populares, propõe-se “Valorizar o concelho como um todo”, apoiando as juntas de freguesia com meios financeiros e técnicos de forma equitativa. Para Vânia Ferreira é “urgente dar melhores condições aos funcionários da Autarquia” e promover a igualdade entre colaboradores do grupo municipal. A candidata diz ainda que vai proceder à manutenção das escolas do ensino básico, muitas a precisarem face ao estado em que se encontram. Vânia Ferreira quer também “dar vida ao centro da cidade”, e para tal implementará um conjunto de medidas, não excluindo a eventual abolição do sistema de parquímetros. A atual deputada regional diz ainda que a sua candidatura apostará nas dimensões culturais e desportivas. Na cultura, quer melhorar os atuais eventos e fazer regressar eventos do passado de reconhecido sucesso. No desporto, apoiando todas as modalidades, Vânia Ferreira quer criar um centro de desportos náuticos. Assumindo uma postura de “máxima transparência” na gestão autarca, Vânia Ferreira diz que se assumir a presidência da Autarquia fará uma auditoria financeira, com auditores externos, às contas do município, para “ter a noção clara” do ponto de partida. Estrategicamente, a candidata da coligação governamental à Câmara da Praia considera que “só com uma valorização efetiva do eixo Aeroporto-Porto da Praia poderemos alcançar efetivamente o desenvolvimento económico que a Praia da Vitória e a Ilha Terceira merecem”.

Nas últimas eleições Autárquicas, em 01 de outubro de 2017, o PSD obteve 2.964 (30,86%) votos na candidatura para a Câmara Municipal e 3.394 (35,33%) na lista concorrente à Assembleia Municipal. Já o CDS-PP obteve 753 (7,84%) votos para a Câmara e 543 (5,65%) votos para a Assembleia. O PSD elegeu dois vereadores e 8 deputados municipais, enquanto o CDS-PP elegeu um único deputado municipal.

“A Base desta candidatura é sem dúvida a união por uma causa”

Praia Expresso (PE) — Quais as principais razões que a levaram candidatar-se pela coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória?
Vânia Ferreira (VF) — A principal razão é a certeza de que o meu contributo e a equipa que me acompanha irá fazer a diferença. A Base desta candidatura é sem dúvida a união por uma causa.
Uma candidatura aberta a todos, onde existe um grande espírito de proximidade, são dois partidos que se unem pelo sentimento comum que têm pela Praia. Uma união semelhante à solução de governo é certo, que se estende por toda a região e ao concelho da Praia da Vitória. Será um desafio enorme, o de levar a Praia da Vitória, a NOSSA terra, o NOSSO concelho, ao patamar de progresso e de excelência que ela merece. E desta forma a coligação constituiu uma equipa séria, credível e dinâmica, que privilegiará com toda a humildade o diálogo com as pessoas e com todas as organizações do nosso concelho.

“O nosso principal foco será o de Valorizar o concelho como um todo”

PE — Para a sua candidatura quais são as grandes linhas de orientação estratégica para o desenvolvimento da cidade e do concelho nos próximos 4 anos?
VF – O nosso principal foco será o de Valorizar o concelho como um todo. Porque somos da Praia da Vitória desde os Biscoitos ao Porto Martins, e sempre numa ótica de igualdade e de proximidade.
Temos desenvolvido uma campanha de grande proximidade e percebemos o quanto as pessoas sentem a necessidade de partilhar os seus anseios, sentem necessidade de ser parte integrante daquelas que são as decisões que destinam e comprometem o futuro de todos nós.

“Queremos dar vida ao centro da cidade”

PE — Tendo por base estas mesmas orientações, o que se propõe fazer?
VF – Até aqui, existiram desconsiderações que deixaram várias freguesias ao abandono, isto por unicamente não serem politicamente iguais ao poder governante na Câmara e, por esse facto, foram imensamente prejudicadas, vendo mesmo comprometido o seu desenvolvimento.
Pelo que é ponto assente o reforço dos meios financeiros às nossas 11 freguesias e Vila, sem olhar a cores partidárias, levando a cabo reuniões regulares para que todos os assuntos sejam auscultados e para que sejam tomadas as melhores decisões em defesa das nossas populações.
Fruto dessa maior proximidade com as Juntas de Freguesia, pretendemos criar um gabinete de apoio técnico com o intuito de disponibilizar apoio técnico aos autarcas praienses nas várias vertentes da gestão de uma junta de freguesias como esclarecimento de questões jurídicas, burocráticas ou de interpretação orçamental, que muitas vezes se revestem de complexidade tal, e que acabam por dificultar a sua ação no terreno.
Outra das principais linhas, será a de requalificar e zelar pelo património existente, é urgente dar melhores condições aos funcionários da autarquia Praiense.
Será prioridade, proceder à tão falada e tão esperada recuperação da casa do Dr. Eugénio, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, dando melhores condições de trabalho aos funcionários e trazendo-os para o centro da Cidade, contribuindo também para a sua revitalização, mas também garantir a manutenção dos espaços já existentes. Será necessário também rever o parque automóvel, mas será imprescindível otimizar os recursos humanos disponíveis, porque os nossos funcionários para estarem ao serviço do município estejam motivados e principalmente se sintam valorizados, para isso necessitamos de ferramentas, de meios adequados e de melhores condições de trabalho.
A Harmonia entre todos os funcionários terá de ser exemplar na forma como olhamos para os recursos humanos, estejam eles ao abrigo de contratos com a Cooperativa Praia Cultural, com a Praia Ambiente, ou diretamente com a Câmara. O princípio de trabalho é igual, o salário é igual, horário igual, sem discriminações.
Será inadmissível que uma Câmara se descuide naquilo que são as suas responsabilidades básicas no que à educação diz respeito. Tomámos conhecimento de que são vários os estabelecimentos de ensino espalhados pelo concelho a necessitar de manutenção. Mais do que projetar intervenções de raiz, é necessário manter os estabelecimentos já existentes, para que toda a comunidade escolar, em particular os nossos jovens, tenham condições condignas de desempenhar as suas funções com motivação e empenho. Para nós a Educação será sempre uma prioridade.
A recuperação do centro histórico é outra prioridade, queremos dar vida ao centro da cidade de Nemésio e isto depende de uma conjugação de fatores, que vão para além da simples abertura da Rua de Jesus, este é um primeiro passo importante, é verdade, mas não será o único.
Queremos rever o contrato com a empresa DATAREDE, para diminuir ou até extinguir a presença de parquímetros. Não obstante, que os atuais parques da cidade sejam transformados em zonas de estacionamento controlado, onde as pessoas pagam consoante o tempo que querem estar na cidade, sem limitações, e queremos também criar novas zonas de estacionamento.
Estas medidas serão complementadas com o devido apoio aos nossos comerciantes e incentivos aos novos empreendedores que se queiram sediar na cidade. Queremos rever os atuais regulamentos em vigor, como o Viver e Investir na Praia da Vitória, com o parecer dos principais interessados, os nossos empresários.
Também queremos apostar na dimensão cultural, valorizando a nossa cultura, dinamizando os espaços existentes, como o auditório e a academia da juventude. Queremos dar continuidade ao Festival Outono Vivo e pretendemos retomar outros, de sucesso comprovado, como o Festival de Blues, ou o do Ramo Grande.
Será muito importante continuar a apoiar as nossas filarmónicas e promover atuações inéditas no centro da cidade. Assim como, atuações musicais promovidas em parceria com as escolas de música, para dar a visibilidade junto da comunidade e acarinhar o trabalho desenvolvido pelos nossos jovens artistas.
E apoiar todas os clubes desportivos, valorizando as várias modalidades, incentivando a prática desportiva em todo o concelho, não descurando os desportos náuticos, criando um centro de estágio de desportos náuticos.

“Máxima transparência para com os Praienses”

PE — Afirmou recentemente que uma das suas primeiras medidas, caso seja eleita, será solicitar uma auditoria financeira externa às contas da autarquia. Isto quer dizer que não confia nas contas da Câmara, nomeadamente nas que anualmente, através da conta de gerência, são apresentadas e votadas na Assembleia Municipal?
VF – Isto reflete sim, a responsabilidade com que quero administrar o futuro da autarquia. Fará todo o sentido pedir uma auditoria financeira, a auditores externos, porque estaremos no início de um novo ciclo, sem amarras e compromissos de continuidade com anteriores executivos, e por isso mesmo, queremos ter a noção clara do nosso ponto de partida, queremos saber com o que podemos contar. Sempre com a máxima transparência para com os Praienses.

“Só com uma valorização efetiva do eixo Aeroporto-Porto da Praia poderemos alcançar efetivamente o desenvolvimento económico que a Praia da Vitória e a Ilha Terceira merecem”

PE — Em maio, numa declaração política do PSD, no parlamento regional, afirmou que o novo Governo “vai fazer a diferença” no concelho e na ilha, otimizando “as potencialidades do eixo Base das Lajes – Porto da Praia da Vitória”. Que garantias pode dar a candidata do PSD/CDS-PP aos praienses em matérias como o transshipment, o GNL e o cais de cruzeiros?
VF – O novo governo já está a fazer a diferença, este foi um novo ciclo que se iniciou e com provas já dadas.
Só com uma valorização efetiva do eixo Aeroporto-Porto da Praia poderemos alcançar efetivamente o desenvolvimento económico que a Praia da Vitória e a Ilha Terceira merecem. Será necessária uma política de transportes aéreos e marítimos eficaz, que nos reconheça enquanto centro, assim como tem de ser assegurada a funcionalidade e os benefícios dessa mesma centralidade. O atual governo regional tem vindo a dar passos largos nessas matérias, assumindo compromissos no sentido de alterar a estagnação a que os praienses se foram habituando, mas agora criando uma esperança real de ver esta matéria com elevado retorno.
É imperiosa a valorização do Porto da Praia da Vitória enquanto pilar fundamental e estratégico do desenvolvimento económico da Terceira, defendendo sempre que a sua competitividade à escala regional tem de ser acautelada, valorizando-o no transporte de mercadorias dentro da Região, mas também para Portugal continental.
O futuro Cais de Cruzeiros na Praia da Vitória, é uma obra há muito esperada. Esta é uma infraestrutura muito importante que dará condições de resposta efetiva a este segmento turístico, colocando a Terceira e a Praia da Vitória nas rotas do Turismo de cruzeiros mundial e aproveitando todo esse potencial.

“Somos uma equipa genuína e disponível, e sempre com uma ótica de igualdade e de proximidade”

PE — Por fim, em termos eleitorais, quais os objetivos que se propõe atingir?
VF – Pretendo desenvolver uma política diferenciada, em que o foco sejam as pessoas.
Desta forma a coligação constituiu uma equipa séria, credível e dinâmica, que privilegiará com toda a humildade o diálogo com as populações e com todas as organizações do nosso concelho.
Somos uma equipa genuína e disponível, e sempre com uma ótica de igualdade e de proximidade. E este é o verdeiro espírito que pretendemos implementar numa política onde todos contam.

FACEBOOK: PÁGINA DA CANDIDATURA

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s