VERSÃO E-PAPER 2020

ANO: I | N.º 052 | 28.12.2020

SEMANA: 21 A 27 DE DEZEMBRO 2020
(Ver capa)

MENSAGENS DE NATAL
PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES
PRESIDENTE DO PS/AÇORES
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA DA VITÓRIA

XIII GRA
NOMEADOS 25 DIRETORES REGIONAIS
Foi publicado na passada quinta-feira, 24 de dezembro, em Jornal Oficial, a nomeação de 25 diretores regionais do XIII Governo Regional dos Açores.

VILA NOVA
TIBÉRIO DINIS COMPROMETE-SE COM RESOLUÇÃO “PARA BREVE” DE VELHOS PROBLEMAS DA FREGUESIA
Segunda-feira passada, no âmbito da iniciativa “Presidência Aberta”, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, comprometeu-se com a resolução “para breve” de alguns problemas antigos da freguesia de Vila Nova, nomeadamente a questão do saneamento básico, a pressão de estacionamento e trânsito junto à Escola Primária e o arranjo de várias parcelas da rede viária municipal.

SAÚDE
9.750 DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGAM HOJE OU AMANHÃ AOS AÇORES, ANUNCIA CLÉLIO MENESES
Secretário regional da Saúde e Desporto reagia, no passado sábado, às declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, que anunciou a antecipação para esta segunda-feira da entrega de um lote 70.200 doses a Portugal.

LOCAL.
PSP DA PRAIA DA VITÓRIA DETÉM DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES E APREENDE CERCA DE 8 MIL EUROS EM NUMERÁRIO
Os dois indivíduos suspeitos de tráfico de estupefaciente tinham 24 e 35 anos de idade.
SECRETÁRIO REGIONAL DA SAÚDE E DESPORTO VISITOU HOJE O NOVO CENTRO DE COLHEITAS DE ANÁLISES PARA DESPISTE DA COVID-19, NA PRAIA DA VITÓRIA
O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou, na tarde da última terça-feira, o novo Centro de Colheitas para análise de despiste da Covid-19 da ilha Terceira, localizado junto da marina, na cidade da Praia da Vitória.
VILA NOVA: CMPV APRESENTA ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DA ZONA BALNEAR DAS ESCALEIRAS
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentou, na passada segunda-feira, ao início da noite, a 1.ª fase do projeto de valorização do espaço envolvente da Zona Balnear das Escaleiras, na freguesia de Vila Nova, onde nascerá uma nova zona de lazer e percurso pedonal, visando “o aproveitamento de uma área com excelente vista e muito potencial social e turístico”.

CONCELHOS
LAGOA: 30ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PRESÉPIOS COM AUMENTO DE PARTICIPANTES
Este ano, a 30ª edição do Concurso de Presépios, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, contou com 34 inscrições, um aumento de 11 concorrentes face ao ano anterior.
LAJES DAS FLORES: CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE ATIVIDADES DE NATAL COM AS CRIANÇAS DO ATL
A Câmara Municipal das Lajes das Flores, promoveu, nas semanas que antecederam o dia de Natal, um conjunto de atividades relacionadas com época com as crianças que frequentam o ATL no Museu Municipal.

REGIÃO
SISMO COM MAGNITUDE 3,0 SENTIDO NA ILHA DO FAIAL
Epicentro do evento sísmico localizou-se a cerca de 7 km a este/nordeste da freguesia da Ribeirinha, concelho da Horta, na ilha do Faial.
SECRETÁRIO DA SAÚDE ABRE INQUÉRITO SOBRE AQUISIÇÃO DE MÁSCARAS DO GOVERNO PS
O Governo Regional determinou a abertura de um inquérito para “apuramento dos factos e eventuais responsabilidades” no processo de aquisição de máscaras para proteção da covid-19 no mercado asiático em abril deste ano.
COVID-19: CERCA DE 28 MIL PESSOAS DEVERÃO CONSTITUIR O PRIMEIRO GRUPO DE VACINAÇÃO NOS AÇORES
Deverão ser cerca de 28 mil, o número de açorianos englobados no primeiro grupo para a vacinação contra a covid-19 na Região, revelou terça-feira, 22 de dezembro, o responsável da comissão de acompanhamento e luta contra a pandemia, sem, no entanto, se comprometer com datas concretas.
COMUNICADO DO CONSELHO DE GOVERNO DE 21.12.2020 (DELIBERAÇÕES COVID-19)
Comunicado, na íntegra, do Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido, em Ponta Delgada, no dia 21 de dezembro de 2020.
GOVERNO DOS AÇORES COMPROMETE-SE COM PROGRAMAS DE APOIO ÀS EMPRESAS E À MANUTENÇÃO DO EMPREGO
O presidente do Governo Regional destacou no passado dia 22 de dezembro, em Ponta Delgada, que o executivo açoriano tem “o compromisso de assegurar programas de apoio às empresas, às atividades económicas e à manutenção do emprego”.
SITUAÇÃO DA SATA TEM A SOLIDARIEDADE E EMPENHAMENTO DO GOVERNO REGIONAL”, AFIRMA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
O presidente do Governo Regional disse no passado dia 22, em Ponta Delgada, que Grupo SATA tem “a solidariedade e o empenhamento do Governo Regional” para a salvaguarda da sua situação.
RETOMA DE VISITAS A LARES DE IDOSOS E A UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS AUTORIZADA PELO GOVERNO
O Governo Regional decidiu retomar as visitas a utentes das Estruturas Residenciais para Idosos e das Unidades de Cuidados Continuados, com limitação a um visitante por dia e por utente, numa duração máxima de visita de 15 minutos.
SECRETÁRIO REGIONAL DOS TRANSPORTES, TURISMO E ENERGIA REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DA EDA PARA “A CONCRETIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PARA O SECTOR ENERGÉTICO”
O secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia reafirmou, na passada terça-feira, em Ponta Delgada, a importância da EDA para “a concretização das políticas para o Sector Energético”.
SECRETÁRIO REGIONAL DA SAÚDE REITIERA QUE A ÚNICA DECISÃO POLÍTICA QUE TOMOU FOI O PAGAMENTO DO “PRÉMIO COVID” AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
O secretário regional da Saúde e Desporto reiterou quarta-feira, 23 de dezembro, em Angra do Heroísmo, que a única decisão política que tomou “foi a de determinar o pagamento do que tinha sido regulado pelo Governo anterior, de acordo com as regras por este determinadas no passado mês de setembro”.

POLÍTICA
BLOCO DE ESQUERDA DEFENDE CONTRATAÇÃO DE MAIS ENFERMEIROS PARA ASSEGURAR SUCESSO DO PLANO DE VACINAÇÃO COVID-19
O Bloco de Esquerda defendeu, na passada terça-feira, na Comissão de Assuntos Sociais, da Assembleia Legislativa Regional, que é necessário contratar mais profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, para assegurar o sucesso do plano de vacinação no combate à pandemia e para garantir, ao mesmo tempo, que a atividade normal do Serviço Regional de Saúde não será afetada.
PS AÇORES PREOCUPADO COM DESCONHECIMENTO DA TUTELA QUANTO AO NÚMERO DE VACINAS A DISTRIBUIR NA REGIÃO
O PS Açores, através do deputado Tiago Lopes, mostrou-se, na passada terça-feira, preocupado com o desconhecimento do Governo Regional sobre os número de cidadãos a vacinar na primeira e segunda fases do plano de vacinação contra a COVID-19.

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.