
O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou, esta tarde, o novo Centro de Colheitas para análise de despiste da Covid-19 da ilha Terceira, localizado junto da marina, na cidade da Praia da Vitória.
O Centro entrou hoje oficialmente em funcionamento, tendo recebido neste primeiro dia mais de 150 pessoas para recolha de colheitas.
A funcionar em atingas instalações dos norte-americanos sediados na Base das Lajes, a estrutura foi adaptada para o efeito no espaço de uma semana, por iniciativa do Governo dos Açores, com as colaborações dos comandos das forças aéreas portuguesa e americana, da Câmara Municipal da Praia da Vitória, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e da Unidade de Saúde de ilha.
O funcionamento deste novo Centro de Colheitas é suportado por um protocolo entre a Secretaria Regional da Saúde e Desporto e a Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Na ocasião, Clélio Meneses, referiu que a abertura do Centro “cria uma nova resposta e alivia a resposta existente, sendo um bom exemplo de cooperação, neste caso, direta, com a Associação de Bombeiros voluntários da Praia da Vitória, mas também com a Câmara e os comandos aéreos português e americano”.
O governante relevou o esforço de todos os cooperantes, numa solução de baixo custo, aproveitando e valorizando os recursos existentes. “Estamos a dar uma resposta às pessoas, que é o mais importante“, sublinhou.
“Mais do que investimento, é preciso boa vontade, e assim podemos responder com resultados mais rápidos, mais eficazes, para podermos contribuir para o controlo da pandemia e voltar o mais rápido possível à normalidade”, concluiu Clélio Meneses.
O novo Centro de Colheitas para análise de despiste da Covid-19 da funcionará de terça-feira a domingo.
© SRSD | Fotos: SRSD | PE