
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inicia hoje uma visita ao Canadá, mais propriamente à província do Ontário, onde estará presente este fim de semana, na 39.ª gala anual da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos.
De acordo com uma nota divulgada esta quinta-feira no portal do Governo, nesta viagem que servirá para contactar com a diáspora açoriana e com os açor-descendentes na referida província, já hoje, José Manuel Boleiro tem “um encontro com representantes de órgãos de comunicação social de expressão portuguesa do Ontário”.
No sábado de manhã, José Manuel Bolieiro visita a exposição fotográfica comemorativa dos 500 anos dos Romeiros de São Miguel e dos 30 anos dos Romeiros do Canadá, da autoria de Joseph Amaral, na Peach Gallery, em Toronto.
Ao final da tarde arranca a gala anual da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos, que vai reconhecer líderes comunitários e empresários, distribuindo ainda algumas dezenas de bolsas de estudo a alunos lusodescendentes.
Já no domingo, o presidente do Governo Regional dos Açores desloca-se ao Festival Multicultural Carassauga 2022, visitando os espaços de Portugal e dos Açores no certame, e promoverá ainda um encontro com entidades representativas das comunidades açorianas da Província na Casa dos Açores do Ontário.
Na visita ao Canadá estará também presente o diretor regional das Comunidades, José Andrade.
A emigração de açorianos para o Canadá só foi possível em 1953, após a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e este país, sobre a entrada de emigrantes. No entanto, o contacto dos açorianos com o Canadá remonta ao período da “descoberta” do continente norte-americano.
Apesar de os pioneiros (designação para os primeiros emigrantes portugueses no Canadá, em 1953) terem desembarcado no porto de Halifax, na província da Nova Escócia, estes acabariam por se fixar nas províncias de Ontário e Québec, bem como na British Columbia, exercendo funções na área da agricultura, construção civil, caminhos-de-ferro e serviços.
Atualmente, as comunidades açorianas residentes no Canadá situam-se na província do Ontário, na cidade de Toronto e arredores, no Quebeque, nas cidades de Montreal e arredores, na British Columbia, em Vancouver, encontrando-se também em Kitimat no extremo norte desta província, em Manitoba, na cidade de Winnipeg, e em Calgary, Edmonton e Victória, na província de Alberta.
À semelhança do que aconteceu com outras comunidades noutros países, a comunidade açoriana residente no Canadá celebra as principais festas religiosas do arquipélago e preserva a sua identidade cultural através das mais diversas manifestações e desenvolve, igualmente, o movimento associativo de incentivo ao ensino da língua portuguesa, assim como a criação de diversos órgãos de comunicação social.
© GRA | Foto: MM/GRA | PE