
A Polícia Marítima (PM) apreendeu na ilha de Pico 45 kg de lapas capturadas em período de defeso, e em São Miguel, outros oito Kg. Em São Miguel, foram ainda apreendidos cerca de seis kg de polvo subdimensionado e diverso material de mergulho, foi esta sexta-feira revelado.
De acordo com o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, elementos do posto da PM de São Roque do Pico, realizaram quinta-feira uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca e apanha profissional no concelho da Madalena, “da qual resultou a apreensão de 45kg de lapas”.
Durante esta ação, os policiais “detetaram e fiscalizaram dois apanhadores em plena atividade da captura de lapas em local proibido, tendo já capturado cerca de 45kg de lapas, cuja captura se encontra proibida por se encontrarem em período de defeso”.
Em consequência, refere a AMN “foram elaborados os respetivos autos de notícia”, tendo sido apreendido, “como medida cautelar, os 45kg de lapas que, por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao seu habitat natural”.
Já em São Miguel, no âmbito de ações de fiscalização dirigidas à prática da atividade da apanha profissional e pesca submarina na costa Norte e Sul, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada detetaram “três apanhadores profissionais que já tinham capturado cerca de oito quilos de lapas, cuja captura se encontra proibida por se encontrarem em período de defeso, bem como cerca de seis quilos de polvo subdimensionado”.

Elaborados os respetivos autos de notícia, o pescado com um peso total de cerca de 14 Kg foi apreendido.
“As lapas, por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao seu habitat natural, sendo que o polvo apreendido foi posteriormente entregue a uma instituição de solidariedade”, refere o comunicado da AMN.

Ainda no decorrer da ação de fiscalização, informa a AMN, “foram ainda detetados e fiscalizados três mergulhadores em plena atividade da pesca submarina, sem a devida sinalização”, tendo os elementos da PM elaborado os respetivos autos de notícia e “apreendido diverso material utilizado na prática da atividade”.
© AMN | Fotos: AMN | PE