IPMA: AEROSSÓIS SULFATO DO VULCÃO CUMBRE VIEJA ATINGEM OS AÇORES

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou esta sexta-feira, que a neblina que tem afetado as ilhas dos grupos Central e Oriental, corresponde a aerossóis sulfato provocados por reações químicas na atmosfera dos gases e partículas emitidos pelo vulcão de Cumbre Vieja.

“Na sequência da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, desde o passado dia 19 de setembro de 2021, têm sido emitidos gases e partículas para a atmosfera os quais são transportadas a longas distâncias. De acordo com os resultados das previsões do serviço de monitorização atmosférica do programa Copernicus (CAMS), algumas dessas partículas terão chegado ao arquipélago dos Açores sob a forma de aerossol sulfato”, lê-se numa publicação do IPMA na internet.

Reforça a publicação que, “este evento é também confirmado pela análise de trajetórias retrógradas do modelo americano HYSPLIT (GFS)”.

O aerossol sulfato resulta da reação em fase líquida do dióxido de enxofre com a água, constituindo pequenas partículas líquidas, que servem de núcleos de condensação e podem ser transportadas pelo vento. Essas partículas possuem também propriedades óticas que contribuem para uma maior dispersão da luz e, consequentemente, provocam uma redução da visibilidade.

Desde o passado dia 29 as observações do IPMA confirmam uma redução significativa da visibilidade horizontal por estas partículas nos grupos Central e Oriental dos Açores, que deverão encontrar-se principalmente numa camada abaixo dos 800 m de altitude.

A elevada humidade relativa nesta região terá acentuado deste efeito, aumentando o tamanho das partículas e diminuindo o seu índice de refração. De momento não existem medidas da concentração destas partículas, mas as previsões apontam para concentrações específicas entre 0.8 e 10 µg/kg.

O IPMA refere por fim, que está a acompanhar de perto a evolução da situação.

© IPMA | Imagens e vídeo: IPMA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s