AUTÁRQUICAS 2021: TIAGO AZEVEDO (CH) QUER ENALTECER VITORINO NEMÉSIO COM EVENTOS EDUCATIVOS, ARTÍSTICOS, CULTURAIS E DESPORTIVOS

O candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Azevedo, nas eleições autárquicas do próximo domingo, quer homenagear e enaltecer o grande “poeta, ensaísta, cronista, ficcionista e crítico literário” praiense, Vitorino Nemésio, propondo-se criar um conjunto de eventos ao nível da educação, arte, cultura e desporto com o seu nome.

Para a candidatura “Dar Vida à Praia”, homenagear o poeta “que mais amou e escreveu sobre o lugar que o viu nascer” é “imortalizar a sua obra” e simultaneamente “dar vida à sua cidade natal”.

Desse modo, o Chega quer criar o “Prémio Vitorino Nemésio” no sentido de “premiar obras literárias narrativas, quanto à sua estrutura, como contos, poesias, crónicas, fábulas, ensaios”, assim como obras de “arte plástica e decorativa”.

Para a Educação, Tiago Azevedo propõe-se criar, na popularmente conhecida casa do Dr. Eugénio, o “Ginásio Vitorino” – um novo espaço educativo com uma oferta diferenciada, dinâmica e inovadora, “onde as crianças sejam capazes de experimentar e exercitar o raciocínio lógico, a imaginação e a criatividade”.

“Os pais, ganham uma oferta diferente, podendo escolher as atividades que melhor preferirem para os seus filhos pelo tempo que diário que quiserem, por exemplo, no espaço de tempo que vão às compras na nossa cidade, ou às finanças ou qualquer outro tipo de afazeres, ou mesmo por maiores períodos”, explica o candidato do Chega.

“A antiga casa do Dr. Eugénio, em frente à Câmara Municipal, é o lugar que elegemos, pois as crianças e as suas famílias no centro da cidade, trarão com certeza vida à Praia. E com este projeto, serão criados novos postos de trabalho”, complementa.

A estas duas propostas de homenagem a Vitorino Nemésio, a candidatura do Chega junta duas outras, anteriormente apresentadas, nomeadamente a criação do “Torneio Vitorino Nemésio”, envolvendo as diversas modalidades existentes no concelho e criação do evento “Nemésio Gala Desporto”, destinado a premiar os melhores atletas de todas as modalidades existentes no concelho.

No âmbito da criança e da criatividade, a candidatura do Chega afirma que “tem projetos para desenvolver por todo o concelho, assim como, promover ‘Workshops Estudo em Família’, para pais e filhos, a fim de incentivar e melhorar as aprendizagens das crianças em contexto escolar”.

Tiago Azevedo propõe-se ainda assumir “a manutenção da rede de escolas do 1.º Ciclo, e promover diversas dinâmicas de intercâmbio escolar”. O candidato do Chega quer também rever o protocolo municipal com as creches e ATL(s), no sentido de tornar “mais lucrativo para quem explora estes espaços e evitar monopólios. A oferta tem de ser melhor e diversificada no nosso concelho”.

No que diz respeito às festas tradicionais, religiosas e históricas — “um dos maiores emblemas de Cultura da nossa terra” – o Chega propõe-se apoiar e promover, facultando nos dois anos pós-pandemia licenças gratuitas para as festas tradicionais e touradas.

Por fim, na nota enviada esta segunda-feira às redações, Tiago Azevedo reitera que logo que 85% da população esteja vacinada, como anunciou o secretário regional da Saúde, permitirá a realização de touradas à corda no concelho, “mesmo que fora da época da tourada à corda, em regime de exceção, devido à pandemia provocada pela Covid-19”.

© CH | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s