AUTÁRQUICAS 2021: JOANA BETTENCOURT (BE) DIZ QUE VÂNIA FERREIRA JÁ MOSTROU “NÃO TER SENTIDO DE JUSTIÇA”

A 1.ª candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Joana Bettencourt, nas eleições autárquicas do próximo domingo, considera que Vânia Ferreira (candidata do PSD/CDS-PP), mostrou “não ter sentido de justiça no âmbito da discussão das propostas para acabar com o corte nas pensões de ex-trabalhadores da Base das Lajes e de outras profissões abrangidas pelo regime de antecipação da idade de reforma”, no parlamento dos Açores.

A candidata do Bloco de Esquerda lembra, a propósito, que a proposta do PSD para acabar com estes cortes nas pensões, apresentada por Vânia Ferreira, “criava uma situação de injustiça, pois mantinha um corte nas pensão para profissionais de várias áreas, como pescadores, trabalhadores da extração ou transformação primária da pedra, profissionais de bailado, trabalhadores portuários, controladores de tráfego aéreo, pilotos de aviação, trabalhadores marítimos da marinha do comércio de longo curso, de cabotagem e costeira, quer nos Açores, quer no resto do país”.

Citado em nota, Joana Bettencourt salienta que a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda no parlamento dos Açores, e que foi aprovada por todos os partidos, “permite acabar com o corte nas pensões dos antigos trabalhadores da Base das Lajes, mas também para todas as profissões referidas”.

Na reunião desta segunda-feira de Joana Bettencourt a União de Sindicatos esteve presente também José Soeiro, deputado do BE na Assembleia da República, que reafirmou o compromisso do seu grupo parlamentar em votar a favor da proposta dos Açores que, para ser aplicada, terá que passar na Assembleia da República.

“A proposta que o BE fez e que foi aprovada no parlamento dos Açores, já chegou à Assembleia da República, e agora precisamos de garantir que ela é aprovada e que vai entrar em vigor para se corrigir esta injustiça e devolver o que foi retirado às pensões destes trabalhadores”, explica o deputado, citado na mesma nota.

José Soeiro assegura que na Assembleia da República o BE vai votar a favor: “Agora precisamos de saber se os partidos que aqui votaram a favor vão ser coerentes com esta posição na votação na Assembleia da República. Esperamos que sim.”

O deputado lembrou ainda que o Bloco já tinha apresentado uma proposta semelhante na Assembleia da República, que foi rejeitada, mas espera que agora “com impulso dado pela luta dos antigos trabalhadores da Base das Lajes e com a vitória que o Bloco de Esquerda conseguiu no parlamento dos Açores” possa ser possível “corrigir esta injustiça incompreensível”.

“Estamos a falar de 500 trabalhadores que trabalhavam na Base das Lajes, mas também do conjunto de profissões que estão abrangidas por regimes específicos de contribuições relacionadas com o desgaste rápido”, concluiu José Soeiro.

© GI-BE/A | GI-BE/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s