HORTA: CÂMARA INSTALA CONTENTORES DE BIORRESÍDUOS NO AEROPORTO

A Câmara Municipal da Horta na sequência do trabalho de instalação e distribuição de contentores de biorresíduos que tem desenvolvida na ilha do Faial, instalou este tipo de contentores no Aeroporto Internacional da Horta, instalação essa que decorreu no âmbito do projeto “Presentes no Concelho” que na última semana passou na freguesia de Castelo Branco.

De acordo com nota da autarquia, esta instalação contou com a colaboração da ANA/Vinci, permitindo desse modo disponibilizar contentores destinados a receber resíduos biodegradáveis, como os restos de alimentos produzidos na cozinha, assim como restos de jardins, que representam “cerca de 40% dos resíduos produzidos”, correspondente à maior parcela dos diferentes tipos de resíduos produzidos.

“A CMH tem vindo a proceder à instalação de contentores para biorresíduos nos grandes produtores deste tipo de resíduos no concelho porque acreditamos que só assim conseguimos ter verdadeiras políticas de proteção ambiental no Faial”, afirmou Luís Botelho, vice-presidente do município, na ocasião, citado em nota.

Com um sistema de recolha de relevante abrangência no panorama nacional, quer a nível de rácio de ecopontos por habitante, quer a nível do tipo de resíduos recolhidos seletivamente, “importa que cada munícipe tenha consciência da importância que tem no que à separação de resíduos diz respeito, porque para que os mesmos possam ser valorizados corretamente é necessário que nas nossas casas estejamos despertos para isto”, sublinhou.

Para Luís Botelho é importante envolver todos e a infraestrutura aeroportuária é, sem dúvida, um local muito importante uma vez que é a porta de entrada nesta cidade cujo lema ambiental é “o ambiente é a nossa qualidade”.

PROJETO VENCEDOR DO OPJ 20/21 VALORIZA A CULTURA E AS TRADIÇÕES

Por outro lado, na manhã da passada quinta-feira, 03 de junho, foi apresentado o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021, designado “A rota dos Impérios”, da autoria de Diogo Freitas, formando da Escola Profissional da Horta.

O projeto consiste na instalação de placas identificativas, com acesso a uma plataforma digital, através de “QRCode”, em todos os impérios do Divino Espírito Santo da ilha do Faial, com objetivo de dar a conhecer a história, hábitos e costumes de cada um deles.

De acordo com uma nota da autarquia, na ocasião, o presidente da edilidade, José Leonardo Silva, realçou o papel que a juventude tem na vida do seu município, referindo que “é com agrado e satisfação que percebemos que os nossos jovens se importam e estão atentos ao que se passa na sua ilha. Os projetos apurados são de grande qualidade e, atendendo a que a verba alocada a este projeto é de 15 mil euros, vamos também avançar com a concretização do projeto que ficou em segundo lugar, denominado ‘EcoFAIALógico’”.

Diogo Freitas, proponente do projeto vencedor, afirmou que “preservar a nossa história, as nossas tradições e os nossos costumes é, a meu ver, muito importante. Desde criança que estou ligado aos impérios e a tudo o que os rodeia, pelo que a ideia surgiu, de forma muito natural. Tive que compilar informação sobre os 37 impérios da ilha, pensar e estruturar a ideia, de modo a que o património edificado não fosse, de forma alguma, comprometido. Estou em crer que esta iniciativa do Município é uma excelente iniciativa. Dá oportunidade aos mais jovens de contribuírem para o desenvolvimento da sua ilha”.

O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa levada a cabo pela CMH que tem como objetivo a recolha de propostas da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas. “Assim se consegue uma maior contribuição para o aumento da transparência da atividade da Câmara Municipal e, consequentemente, se reforça a qualidade da democracia concelhia”, afirmou José Leonardo Silva na apresentação do projeto vencedor.

No âmbito deste mecanismo de participação pública, foram apresentadas 5 propostas e passaram à fase de projeto as três que estiveram a votação. Este mecanismo de participação pública iniciou-se, em 2015, tendo sido vencedor o projeto do “Ginásio ao Ar Livre dos Capelinhos”. No decorrer do ano letivo 2019/2020, o projeto vencedor e já implementado foi o “H2O – ESMA”.

A apresentação do projeto vencedor à população decorreu no Império da Coroa da Lombega, no âmbito do projeto municipal “Presentes no Concelho”.

APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS

No âmbito da iniciativa municipal “Presente no Concelho” que decorreu na última semana na freguesia de Castelo Branco, a Câmara Municipal assinou, na passada segunda-feira, um protocolo de cooperação financeira com o Castelo Branco Sport Clube.

“Vamos continuar a apoiar as nossas instituições desportivas que fazem por manter a sua atividade porque só assim conseguiremos manter o espírito de equipa e união”, afirmou José Leonardo Silva, presidente da CMH, citada em nota da autarquia, em declarações prestadas à margem da assinatura do protocolo.

As verbas alocadas a este contrato programa destinam-se à aquisição de material desportivo e desenvolvimento dos escalões de formação, para além de melhoramentos na sede social.

Para o presidente da CMH “apoiamos cerca de 100 entidades em todo o concelho para que as instituições se sintam confortáveis na execução dos seus objetivos. Nenhuma instituição do nosso concelho vai fechar as portas por falta de apoio. A CMH não deixará nenhuma fechar por falta de apoio”, sublinhou

Humberto Freitas, presidente do Castelo Branco Sport Clube disse na ocasião que “a pandemia fez com que não conseguíssemos organizar eventos para angariar fundos, pelo que esta verba será muito importante para mantermos a porta aberta. Durante todo este tempo continuamos a oferecer desporto aos nossos atletas e alcançamos bons resultados no panorama local e regional, pelo que é importante continuar o trabalho levado a cabo até aqui”.

© CMH | Fotos: CMH | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s