COVID-19: DECORRE A OPERAÇÃO “PERIFERIA” — VACINAÇÃO EM MASSA NAS ILHAS SEM HOSPITAL

Iniciou-se na manhã de ontem, em Vila do Porto, Santa Maria, a operação “Periferia”, que visa vacinar em massa a população contra a Covid-19 nas cinco das seis ilhas do arquipélago sem hospital. Recorde-se que a ilha do Corvo – também sem hospital – adquiriu a imunidade de grupo no passado mês de março.

De acordo com uma nota da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, no âmbito da operação “Periferia”, o Governo prevê vacinar 1.872 pessoas em Santa Maria, aumentando para 4.233, o número de pessoas inoculadas com a primeira dose, correspondente a 82,68 % da população vacinável da ilha.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, visita o espaço de vacinação, instalado no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria, para se inteirar de como está decorrer o processo de vacinação em massa. Nesta visita, o chefe do executivo açoriano estará acompanhado pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho e pelo coordenador nacional da “Task Force” de vacinação, vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo.

Após esta primeira fase da operação, o processo decorrerá a cargo da Unidade de Saúde de ilha, tendo em vista a administração das segundas doses da vacina e, também, proceder à inoculação da primeira dose à curta franja da população que se revelou incontactável para o arranque da operação.

A Operação “Periferia” que decorre em Santa Maria comporta uma equipa militar, chefiada por um farmacêutico, e inclui dois médicos e cinco enfermeiros. A esta equipa, que se deslocará às outras quatro ilhas do arquipélago, o Serviço Regional de Saúde junta outros cinco enfermeiros, bem como um contingente variado de profissionais de saúde em cada uma dessas ilhas.

Para esta Operação, coordenada por Pedro Monjardino, o Serviço Regional de Saúde conta com o apoio das Forças Armadas, do Serviço Regional de Proteção Civil, da Ordem dos Enfermeiros e das Unidades de Saúde de Ilha.

A operação prossegue a partir do próximo dia 09 de junho nas Flores, 11 na Graciosa, 14 São Jorge e 17 no Pico, devendo as inoculações em massa da 1.º dose nas ilhas sem hospital ficar concluída a 20 de junho.

© SRSD | Foto: SRSD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s