TIBÉRIO DINIS DEFENDE VALORIZAÇÃO INOVADORA E CRIATIVA DO ARTESANATO

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, defendeu, esta terça-feira, “uma valorização, com inovação e criatividade, do nosso artesanato”, considerando que as estratégias europeia e nacional e as orientações do setor do turismo são para a potenciação dos trabalhos que criem riqueza, através de produtos de valor acrescentado e transacionável.

Discursando na sessão de abertura do Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato”, promovido pela GRATER (Associação de Desenvolvimento Local das ilhas Graciosa e Terceira), que se realizou a partir do Auditório do Ramo Grande, o edil felicitou os artesãos “pela capacidade de criação e inovação demonstradas”, exortando a que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido possa continuar a prosperar.

“Quero felicitar e agradecer a todos os artesãos que se tem envolvido junto da GRATER dando corpo a este projeto que agora culmina, pela dimensão variada que deram ao artesanato em todo o território das nossas ilhas. Um agradecimento também aos profissionais da GRATER, pela forma como se empenharam no desenvolvimento deste projeto e até pela forma como procuraram parceiros internacionais que levaram mais longe o nosso artesanato. O valor que se acrescentou ao nosso artesanato, com este projeto Craft & Art não pode acabar aqui hoje”, afirmou.

Tibério Dinis reforçou a todos os presentes que “há mais fundos, mais ideias, mais criatividade e mais inovação” que podem e devem ser potenciados no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

“Aqui, hoje, apresentam-se um conjunto de trabalhos e o enriquecimento que foi dado a vários projetos que foram desenvolvidos. Mas há um novo quadro comunitário à porta e existe, por isso, um caminho a trilhar para o futuro, para que possamos continuar a valorizar o nosso artesanato”.

Lembrando que “a estratégia e a orientação da União Europeia e do setor do turismo para o desenvolvimento do artesanato passa pela valorização, com inovação e criatividade, do nosso artesanato”, o autarca praiense salientou que as potencialidades do artesanato se têm desenvolvido “como um produto de cada vez maior valor acrescentado e transacionável, gerador de riqueza e criador de novos postos de trabalho”.

A sessão de abertura do Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato” contou com a presença de Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, do diretor regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves, e da presidente do Conselho de Administração da GRATER, Fátima Amorim.

Dos diversos painéis temáticos destaque para o tema “O design na produção artesanal” (a cargo do convidado Álbio Nascimento); o tema “Parcerias como agentes potenciadores do artesanato” (a cargo da convidada Marita Setas Ferro); o tema “A avó veio trabalhar, um caso prático da atividade artesanal” (a cargo da convidada Susana António) e o tema “Matérias-primas com potencial para o artesanato – Resultados do diagnóstico” (a cargo da convidada Márcia Coelho).

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s