
Estavam inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores 7.056 pessoas no final do mês de fevereiro de 2021, sendo que, nesse mesmo período, foram colocadas no mercado de trabalho 100 desempregados, referentes a 99 ofertas de emprego, informou hoje o Governo Regional através de nota de imprensa.
A informação do executivo tem por base o Boletim Mensal da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, que dá conta de que houve uma subida de 0,34% (+24) nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego no mês de fevereiro face ao mês anterior e uma variação homóloga positiva de 1,44%, ou seja, mais 100 desempregados em fevereiro de 2021 em relação a fevereiro de 2020.
“A grande maioria dos desempregados (74%) enquadram-se nas atividades do setor dos serviços e correspondiam a 89,14% da totalidade dos desempregados inscritos”, lê-se na nota.
Na desagregação por ilha, São Miguel, com 66,5% do total dos desempregados na Região, e a ilha Terceira, com 19,7%, são as que mais peso relativo têm nos Açores em termos de inscritos no mês de fevereiro de 2021.
Por concelhos, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo representavam 60,5% (4.269) da totalidade dos desempregados registados nos Açores em fevereiro.
No que diz respeito aos programas de inserção socioprofissional, vulgarmente designados por ocupacionais, em fevereiro de 2021 registavam-se 3.822 ocupados na Região.
Quanto às medidas de promoção do emprego jovem, há 3.503 jovens integrados em empresas e entidades regionais, exercendo funções adequadas às suas qualificações em contexto real de trabalho, com destaque para o Estagiar L e T.
Boletim Mensal da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego.
© GRA | Foto: DR | PE