
O secretário regional da Saúde e Desporto dá nota da chegada à ilha Terceira, do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 destinado aos Açores, na noite da próxima quarta-feira, 30 de dezembro.
Embora com um dia de atraso face ao inicialmente previsto, as 9.750 doses, fornecidas diretamente pela Pfizer-BioNTtech, começam a ser administradas logo no dia 31, nas ilhas Terceira e São Miguel, por serem aquelas que revelam transmissão comunitária. Este número de doses, corresponde a dois por cento do total de cada fornecimento ao território nacional – como havia referido, anteriormente, tanto o secretário regional da Saúde e Desporto do Governo dos Açores, Clélio Meneses, como a ministra da Saúde, do Governo da República, Marta Temido.
A receção do lote de vacinas, no dia 30, será da responsabilidade da Direção Regional de Saúde e operacionalizada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e pelas Unidades de Saúde de Ilha. O secretário regional da Saúde e Desporto e o diretor regional da Saúde estarão presentes no aeroporto das Lajes, na receção das vacinas, previsto para as 22:30.
No dia seguinte, parte deste primeiro lote segue para S. Miguel, no voo das 06:50, começando a ser administrado de imediato, tal como na Terceira. No mesmo voo segue o secretário regional da Saúde e Desporto, que acompanha a entrega das vacinas à Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel. Clélio Meneses estará presente para assistir ao arranque do processo de vacinação, em hora e local ainda por indicar. De igual modo, o vice-presidente do Governo, Artur Lima, estará presente em momento idêntico, na ilha Terceira, em hora e local também a indicar.
Os utentes e profissionais de Saúde de Lares e estruturas residências, Unidades de Cuidados continuados e Casas de Saúde, serão os primeiros a receber a vacina, no âmbito de uma fase inicial que se prolonga até março.
© SRSD | Foto: DR | PE