GOVERNO REFORÇA BOMBEIROS DA POVOAÇÃO COM NOVA VIATURA

O Governo dos Açores entregou uma nova viatura de Pronto-Socorro Médio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Povoação, num investimento de aproximadamente 386.900 euros, numa cerimónia presidida por José Manuel Bolieiro. A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa da Presidência do Governo Regional.

A sessão ficou também marcada pelo descerramento da placa de um monumento de homenagem a todos os bombeiros e dirigentes da corporação, simbolizando o reconhecimento pelo serviço prestado à população e pela dedicação à proteção de pessoas e bens ao longo dos anos.

Na ocasião, José Manuel Bolieiro destacou o trabalho desenvolvido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores na modernização dos meios operacionais e no reforço da capacidade de resposta em todas as ilhas, sublinhando que esta estratégia tem sido construída em “diálogo permanente” com as associações humanitárias de bombeiros voluntários e os serviços municipais de proteção civil.

“Temos procurado aproveitar todas as oportunidades para reforçar as capacidades de intervenção da Proteção Civil, promovendo uma boa execução dos fundos comunitários disponíveis e trabalhando em estreita articulação com todos os parceiros do sistema”, afirmou.

O presidente do executivo açoriano valorizou igualmente o desempenho dos Bombeiros Voluntários da Povoação, recordando que a corporação respondeu, apenas em 2025, a 978 ocorrências de socorro, sobretudo na área da emergência médica pré-hospitalar, mas também em acidentes, incêndios e outras situações de emergência.

“Estes números demonstram bem a importância operacional desta associação e justificam plenamente o investimento que temos vindo a realizar para a dotar dos melhores meios ao serviço da população”, salientou.

Segundo a nota de imprensa, a nova viatura está equipada com tecnologia avançada e preparada para responder a diferentes tipos de ocorrências, incluindo incêndios urbanos e rurais, acidentes rodoviários e operações de socorro de maior complexidade.

José Manuel Bolieiro destacou ainda o significado simbólico desta entrega, por assinalar a conclusão de um ciclo de renovação da frota operacional dos bombeiros açorianos.

“Esta é a última viatura de um conjunto de 28 viaturas vermelhas adquiridas pelo Governo dos Açores, no maior processo de renovação de meios operacionais alguma vez realizado no Sistema Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”, frisou.

O governante anunciou igualmente a continuidade deste esforço, revelando que já foram adjudicadas mais cinco viaturas de combate a incêndios, num investimento próximo dos dois milhões de euros, cuja entrega está prevista para 2027.

Durante a intervenção, José Manuel Bolieiro recordou que o atual Governo encontrou associações humanitárias com dificuldades financeiras e equipamentos envelhecidos, defendendo que a estratégia seguida tem assentado na valorização dos bombeiros, na estabilidade financeira das associações e na modernização dos meios operacionais.

Nesse contexto, destacou a criação do atual modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros, que representa um apoio anual de cerca de 750 mil euros, bem como um investimento superior a oito milhões de euros na renovação de equipamentos e viaturas.

Relativamente ao concelho da Povoação, o presidente do executivo regional sublinhou que o investimento na área da Proteção Civil tem sido contínuo. Recordou a concretização do novo quartel dos bombeiros, cuja execução foi assegurada pelo atual Governo, e assinalou ainda a entrega de um Auto-Comando Tático, no valor aproximado de 46 mil euros.

Foi também anunciada a entrega, até agosto deste ano, de uma nova ambulância de socorro, já adjudicada por cerca de 78 mil euros. Com a nova viatura agora entregue, o investimento recente do Governo Regional na corporação da Povoação ultrapassa largamente os 500 mil euros em equipamentos operacionais.

Na parte final da intervenção, José Manuel Bolieiro enquadrou estes investimentos nos desafios atuais da Europa, defendendo que a competitividade económica deve caminhar a par da coesão territorial e social.

“Não há desenvolvimento sem um esforço de coesão territorial e social que permita a solidariedade entre os que têm mais e os que têm menos. É por isso que o Governo dos Açores tem procurado afirmar os territórios mais periféricos e valorizar as comunidades e economias de menor dimensão”, afirmou.

O presidente do Governo Regional considerou ainda que o atual contexto internacional exige um reforço do investimento na segurança e na defesa, defendendo que a Proteção Civil deve integrar essa prioridade estratégica.

“Quando falamos de investimento em segurança e defesa, a Proteção Civil também tem de estar incluída nesse esforço, porque representa uma resposta direta à proteção das pessoas, das comunidades e dos territórios”, concluiu.

A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, do Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade, do Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Povoação, Aurélio Bento, e do Comandante do Corpo de Bombeiros da Povoação, Rúben Franco.

© GRA | Foto: MM | PE