
A Escola Secundária Domingos Rebelo, a Escola Básica 2, 3/S das Lajes do Pico, a Escola Secundária Vitorino Nemésio e a Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes foram eleitas ontem para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino básico do Parlamento dos Jovens. A eleição decorreu à tarde, durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).
Ao longo de todo o dia de segunda-feira, cerca de 60 alunos de vinte e nove escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas escolas, durante a primeira fase, sobre “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?”, tema escolhido para a edição do Parlamento dos Jovens deste ano.
O projeto base apresentando pelas alunas Catarina Costa e Maria Lucas, da Escola B1, 2, 3/JI dos Biscoitos, eleito ao final da manhã com 30 votos, foi debatido, alterado e votado durante a tarde, em sede de comissão, dando lugar ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado nos dias 8 e 9 de maio na sessão nacional, a ter lugar na Assembleia da República.
Na sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada ao aluno António Dias, da Escola Secundária Domingos Rebelo.
Antes do arranque dos trabalhos, os jovens estudantes foram recebidos pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que na cerimónia de abertura da sessão sublinhou a importância de se falar cada vez mais sobre saúde mental como instrumento de combate ao estigma a que ainda está bastante associado.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano apelou aos jovens para que procurem ajuda juntos dos seus professores nas escolas e dos profissionais de saúde, quando sentirem que algo não está bem.
Após a cerimónia de boas-vindas do Presidente Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Rui Tavares, do Livre, ao Diretor Regional da Educação e Administração Educativa, Rui Espínola, presente em representação da Secretária Regional da Educação e Assuntos Culturais, e aos Deputados da Assembleia Legislativa, Célia Pereira, do PS, e Nuno Barata, do IL.
No final da sessão regional seguiu-se uma pequena cerimónia de homenagem aos professores que participam e acompanham os estudantes açorianos nesta fase regional do programa há cinco ou mais anos, com a respetiva entrega dos certificados de reconhecimento.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, que tem por objetivo incentivar o gosto dos jovens pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e regras de um Parlamento, e promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.
© ALRAA | Foto: ALRAA | PE