
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória reafirmou o apoio da Autarquia à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, quer de forma direta quer pela reivindicação junto do Governo dos Açores, “a bem do constante reforço dos meios operacionais da corporação”.
O compromisso foi assumido pela presidente Vânia Ferreira, que intervinha na sessão comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro, que decorreu na manhã de domingo, dia 19, no Auditório do Ramo Grande, sublinhando na ocasião que este compromisso se justifica pelo inestimável serviço que os bombeiros prestam à comunidade.
“Esta Câmara Municipal é e continuará a ser parceiro permanente da vossa atividade. Estamos e sempre vamos estar disponíveis para apoiar na mitigação das necessidades da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória. Quero que fique claro que a colaboração que vos damos é muito pouca, mediante todo o serviço de excelência que prestam à nossa comunidade. Das operações de socorro e combate a incêndios, passando pelas operações de proteção civil, pelo transporte de doentes, pelo apoio aos nadadores salvadores, entre outras tantas missões, os Bombeiros da Praia da Vitória merecem o nosso apoio. Sei que todo o apoio é pouco. Mas quero que não restem dúvidas que tudo fazemos para prestar o máximo de apoio que conseguimos. Quer por via de financiamento, quer por apoio logístico. O nosso foco é dar sempre mais e as melhores respostas às vossas necessidades”, sublinhou.
A autarca praiense deu como exemplo do apoio municipal a app HidraPoint, apresentada no decurso da cerimónia.
A aplicação permite a georreferenciação e informação em tempo sobre o estado dos marcos de incêndio e outros hidrantes disponíveis no Concelho.
“Através dela, será possível melhorar ainda mais o apoio às equipas de combate a incêndios no nosso concelho, quer por via da identificação e informação do estado dos marcos de incêndio e outros hidrantes, quer por via da ajuda que dá à manutenção destas infraestruturas, com impacto direto na disponibilização de meios para a atuação dos nossos bombeiros”, adiantou Vânia Ferreira.
A app, gerida pela empresa municipal Praia Ambiente, permite, quer em ambiente de escritório quer em ambiente operacional no terreno, através de smartphone ou tablet, o acesso instantâneo aos hidrantes disponíveis, ao seu estado e a vasta informação importante para o seu uso.

Na cerimónia evocativa da efeméride, a presidente da edilidade congratulou também os bombeiros homenageados.
“Esta condecoração, mais do que uma valorização pessoal, deve ser entendida como o nosso reconhecimento pelo vosso trabalho; pelo empenho que colocam nas vossas tarefas e funções, a bem de uma Causa muito maior. O Serviço à Comunidade. Quero, por isso, agradecer a cada um de vós por tudo. E, ao fazê-lo, agradeço a todos os vossos colegas, sublinhando o espírito de equipa e de família que se vive nesta corporação, a bem de todos os Praienses”, disse Vânia Ferreira.
Na sessão comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro foram homenageados José Ernesto Ávila Barcelos (32 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille, a título póstumo), Ricardo Silva (30 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille), Patrícia Godinho (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Adriano Silva (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Roberto Soares (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Manuel Andrade (20 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Prata), Emanuel Ávila (10 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze), Barbara Nascimento (10 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze) e Diogo Melo (10 anos – medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze).
“Esta vossa dinâmica, pro-atividade e forma de estar ao serviço dos outros é motivo de satisfação e de orgulho para todos nós, e torna-vos, seguramente para além duma uma referência local, uma referência regional, nacional e internacional, que em muito eleva o nosso concelho e enriquece os Bombeiros Voluntários dos Açores”, concluiu a autarca.
Intervieram também na cerimónia o presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Luís Vasco Cunha, e a Secretária Regional da Saúde e do Desporto, Mónica Seidi.
O Dia Municipal do Bombeiro da Praia da Vitório assinala-se anualmente no 3.º domingo de março, por deliberação camarária de 22 de dezembro de 2015.
O Dia surge no seguimento de um esforço contínuo da Câmara Municipal da Praia da Vitória, e em particular do Serviço Municipal de Proteção Civil, em promover e valorizar o papel dos bombeiros voluntários locais na prestação de socorro aos munícipes.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória foi fundada a 11 de outubro de 1984 e, desde então assume-se como um dos principais agentes de atuação nas diversas áreas da proteção civil no concelho, nomeadamente no âmbito da emergência pré-hospitalar; combate a incêndios; ações de mitigação para a redução de efeitos da ocorrência de situações de risco; proteção e socorro de pessoas em perigo e salvaguarda de bens; colaboração no socorro a náufragos e buscas subaquáticas; sensibilização em matéria de autoproteção; participação em exercícios e simulacros; entre outros.
© GC-MPV | Fotos: CMPV | PE