
As Nações Unidas marcam neste 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação.
Com uma crise global de segurança alimentar e um recorde de pessoas em risco de fome, nomeadamente na Ásia e em Àfrica, para não falarmos de outros lugares do Mundo, embora em risco moderado. Em 2022, o tema é “não deixe ninguém para trás”
Para além das Nações Unidas, apela também o Papa Francisco e outras entidades atentas ao problema, para que enfrentemos esta dura realidade, acrescida pelas guerras e pelo contínuo crescimento da humanidade!
Sabemos que alguns apelos partem muitas vezes daqueles, que através do seu poder bélico, procuram liderar o Mundo, ora pelo seu fanatismo religioso, ora pela ambição desmedida inculcada nas suas consciências… Homens para os quais este dia, não significa mais do que a fome… do poder absoluto,
Cabe a cada um de nós, como cristãos conscientes da nossa missão como servos de Deus, e não dos bens que nos foram fortuitamente concedidos… apelar à virtude da solidariedade e da partilha entre os que mais têm e os mais necessitados!
Que este dia marcado pelas Nações Unidas, para nos lembrarmos dos que passam fome, não seja apenas um virar da página do calendário, mas sim, um alerta à consciência solidária de todos os povos do Mundo!
Fernando Mendonça