VISITA ESTATUTÁRIA AO PICO ARRANCOU COM ENCONTROS COM AUTARQUIAS DA MADALENA E DE SÃO ROQUE

A visita estatutária do Governo dos Açores à ilha do Pico, que iniciou-se segunda-feira e decorre até hoje, arrancou com uma reunião com a Câmara da Madalena, de manhã, e de São Roque do Pico, no começo da tarde, decorrendo ainda hoje o encontro com o Conselho de Ilha.

À chegada à ilha, José Manuel Bolieiro e os governantes que chegaram de São Miguel foram recebidos no aeroporto pelos presidentes de câmara das três autarquias do Pico: Madalena, São Roque do Pico e Lajes do Pico.

À saída do encontro com o Presidente da Câmara da Madalena e a vereação da autarquia, o Presidente do Governo saudou todos os picoenses e definiu o encontro como “muito profícuo”.

 “Abordámos as questões maiores, com prioridade nas questões sociais, saúde e educação”, frisou, sinalizando também “com satisfação a realização de obras significantes” para a Madalena.

José Manuel Bolieiro deu como exemplo, para 2023, um investimento de 1,5 milhões de euros para a verificação de reservatórios de água para a lavoura.

 “Damos um significativo contributo para um problema premente, o abastecimento de água para a agricultura. Isso foi muito bem acolhido pelo município”, frisou.

O governante adiantou ainda que avançará a reconstrução do muro no Lajido da Criação Velha, que foi destruído com a passagem do furacão Lorenzo.

“Vamos lançar o concurso para que no próximo ano tenhamos uma obra (…) fundamental para o prestígio dos Açores e do Pico, por via da paisagem da vinha”, concretizou.

Após o encontro com a autarquia de São Roque do Pico, e depois de algumas visitas a locais no concelho, o Governo dos Açores reúne-se com o Conselho de Ilha do Pico, no momento final do primeiro de três dias de visita estatutária à ilha.

© GRA | Foto: MM | PE