
O IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento notificou sexta-feira, dia 30 de outubro, o Governo dos Açores da atribuição do 1.º Prémio ao projeto “Cartilha da Sustentabilidade dos Açores”, na categoria “Apoio à Transição Sustentável”, no âmbito dos EEPA 2022 – European Enterprise Promotion Awards.
Com esta distinção, a Região Autónoma dos Açores, com a “Cartilha de Sustentabilidade dos Açores”, irá representar Portugal na fase europeia da competição, perante um júri selecionado pela Comissão Europeia.
“Estando na ilha das Flores, que é Reserva da Biosfera, uma referência da natureza, fiquei muito feliz e não poderia deixar para outra oportunidade o anúncio deste prémio”, declarou citado em nota do executivo José Manuel Bolieiro, nas Flores, que falava no final da visita estatutária do Governo Regional à ilha.
De acordo com o IPAMEI, a questão da sustentabilidade, nos diferentes setores, é uma matéria de extrema relevância nestes prémios, pois o Pacto Ecológico Europeu é uma das prioridades da Comissão Europeia.
Depois de ter sido selecionada para um lote restrito de casos de estudo no âmbito do “Tourism Transition Pathway” da União Europeia, e integrados num grupo especial da Comissão Europeia para o desenvolvimento do Turismo Inteligente, a Região Autónoma dos Açores vê novamente reconhecida uma estratégia de desenvolvimento de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.
PRÉMIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É RECONHECIMENTO DO MÉRITO DA CARTILHA DA SUSTENTABILIDADE CRIADA EM 2017, SUBLINHA JOANA POMBO

Joana Pombo, deputada do Partido Socialista dos Açores, congratulou-se esta segunda-feira pelo anúncio do primeiro lugar atribuído à Região Autónoma dos Açores, na categoria “Apoio à Transição Sustentável”, nos European Enterprise Promotion Awards 2022, representando Portugal na fase europeia da competição.
“Este prémio é o reconhecimento e a prova provada de que os Açores seguiam o rumo certo no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo a par com a promoção das políticas de sustentabilidades desenvolvidas no anterior Governo do PS”, referiu a deputada lembrando que foi o Governo socialista que “lançou e criou” o projeto da Cartilha da Sustentabilidade, em 2017, contanto com subscritores ligados à área do turismo sustentável, os quais merecem “todo o reconhecimento” pelo alcance deste prémio.
“Não podemos também deixar de realçar a importância da Azorina, S.A. – recentemente extinta pelo atual Governo -, na divulgação, conservação do património natural dos Açores, bem como na educação ambiental essencial para que se possa trabalhar as gerações futuras”, acrescentou.
No entanto, a deputada socialista lamenta que todo o trabalho de desenvolvimento da Cartilha da Sustentabilidade se encontra, neste momento “sumido no tempo e no espaço”, conjugado a falta da atualização do Plano de Ordenamento Turístico dos Açores (POTRAA), uma medida “urgente”, tendo em conta o aumento que se vem a verificar no turismo, “de forma que se assegure a sustentabilidade de cada uma das ilhas com as suas particularidades do seu património geológico e biológico”, disse.
A par disso, Joana Pombo vê ainda com preocupação o cartão amarelo atribuído pela UNESCO ao Geoparque Açores, “o qual significa que tem cerca de dois anos para fazer cumprir as recomendações das organizações por forma a manter a classificação”.
A Cartilha da Sustentabilidade é um reconhecimento europeu, o qual só é possível se continuarmos a “promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas áreas de atuação, de modo a garantir melhor qualidade de vida para quem reside e uma experiência diferenciadora para quem nos visita. Infelizmente, este Governo Regional peca mais uma vez pela inação”, finalizou.
© GRA — PS/A | Imagem: DR | Foto: PS/A | PE