LAGOA: CRISTINA CALISTO REALÇA IMPORTÂNCIA DOS ACORDOS DE EXECUÇÃO COM AS JUNTAS DE FREGUESIA

A presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, realçou a importância do poder local e dos acordos de cooperação com as freguesias no desenvolvimento das localidades e respetivas comunidades. A ideia foi defendida na na cerimónia que assinalou o 42.º aniversário da freguesia do Cabouco numa sessão solene promovida pela Junta de Freguesia.

A cerimónia teve lugar no novo salão nobre da Junta de Freguesia do Cabouco, recentemente inaugurado após obras de requalificação e modernização realizadas no edifício.

“Completar um aniversário é sempre motivo de festa, não só para as pessoas, mas também para as instituições e organizações locais” afirmou, citada em nota do município divulgada na página oficial, na internet, Cristina Calisto felicitando a freguesia pelo seu aniversário.

A edil lagoense lembrou que “é graças ao Poder Local, que até hoje, as freguesias funcionam como adjuvantes das suas populações e com grande esforço têm conseguido manter as respostas sociais necessárias e ajustadas às famílias de forma a superarem os momentos difíceis e apoiando as suas instituições culturais, sociais e desportivas”. E acrescentou que “existem em Portugal mais de 3000 freguesias, de diferentes dimensões territoriais e populacionais e com realidades socioeconómicas diferentes e, no exercício cada vez mais exigente do poder Local, os municípios são importantes colaboradores da atividade das juntas de freguesia mediante os acordos de execução realizados, dotando de meios financeiros, que no caso da Lagoa ainda foram reforçados em 10% no corrente ano económico”.

De entre as várias iniciativas e ações realizadas, nos últimos tempos, na freguesia do Cabouco, Cristina Calisto destacou os investimentos na mobilidade dentro da freguesia interconcelhia e requalificações do espaço público, como é o caso da requalificação e ordenamento da Praça Dona Amélia, sem esquecer, nem descurar as questões sociais.

© CML | Foto: CML | PE