
O Município de Vila do Porto, em Santa Maria, promoverá o lançamento do livro “o povo pode tanto e mais que el-rei”, de José Manuel Reis Leite e Manuel Augusto de Faria, no dia 05 de agosto, pelas 21:00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
Segundo nota do município, o momento contará com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, sendo que a apresentação e contextualização histórica estará a cargo do investigador Diniz Rezendes, com moderação do vice-presidente da autarquia, Domingos Barbosa.
Neste livro, é explicado na nota, José Manuel Reis Leite e Manuel Augusto de Faria apresentam um momento da história da ilha de Santa Maria sobre o motim popular de 10 de maio de 1827, a partir de correspondência e documentação sobre este episódio.
Revisitando esta documentação e correspondência, os autores explicam que “mostrou-se ela tão rica sobre a sociedade e a economia, não só de uma pequena ilha periférica, mas também do conjunto do arquipélago até, pelo menos, ao triunfo do liberalismo, e igualmente contextualizando movimentos de protesto idênticos a este de 1827 em Santa Maria que eclodiram noutras partes, quer antes, quer durante a Capitania-Geral, que não resistimos à tentação de tudo publicar em edição específica e de divulgação, adaptando os documentos à ortografia atual”.
“Esta é uma obra que não se trata apenas do motim, mas sim de uma leitura pessoal, com base nas fontes existentes”.
O Município de Vila do Porto associa-se a esta obra pela oportunidade de publicar mais um período, ou um episódio, sobre a história de Santa Maria e dos Açores.
Segundo a presidente da Câmara, Bárbara Chaves, citada na referida nota, “esta publicação faz-nos crer que há tanto da história dos Açores e de Santa Maria por contar”, motivo pelo qual o Município acolhe esta edição, acrescendo o facto de se tratar “de mais um elemento para o conhecimento histórico, cultural e político de Santa Maria”.
© CMVP | Imagem: CMVP | PE