FONTINHAS FALHA CONQUISTA DO CAMPEONATO DE PORTUGAL 2021/22

O GD Fontinhas falhou esta tarde a conquista do Campeonato de Portugal época 2021/2022, ao perder o jogo decisivo, no estádio do Jamor, em Oeiras, por 0 — 4 frente à formação do USC Paredes.

Num jogo que poderá considerar-se em termos gerais equilibrado, o GD Fontinhas entrou praticamente a perder, já que decorriam escassos 38 segundos sobre o apito inicial da partida e já o Paredes marcava por intermédio de Hélder Pedro.

Com o Paredes a revelar-se uma equipa muito competente em termos defensivos, deixando a iniciativa de jogo à formação do Fontinhas que corria contra o prejuízo, ainda assim, as poucas ocasiões de golo, verdadeiramente dignas desse nome, pertenceram aos vencedores da zona Norte da fase de Subida.

Regressando do intervalo a perder por 0 — 1, o Fontinhas, fruto das circunstâncias do resultado, apresentou-se mais dominador, mas nem por isso, o adversário deixou, de quando em vez, de importunar a baliza dos homens da Praia da Vitória.

Numa dessas ocasiões, ao minuto 66, Amadeu carimba o 0 — 2, e acrescenta mais dificuldades a um jogo já de si difícil para o Fontinhas.

E se recuperar dois golos já se apresentava uma tarefa hercúlea para os comandados por Pedro Lima, aos 80 minutos, um lance infeliz do guardião do Fontinhas dita o 0 — 3 pelo recém-entrado Nilo.

Numa tarde em que a formação do Fontinhas esteve irreconhecível, já se jogava no tempo de compensação, quando Nelson Piquê ditou aquele que foi o resultado final 0 — 4.

Apesar do Paredes ter sido a equipa que acabou por criar as melhores oportunidades de golo, o resultado acaba por ser demasiado pesado para o Fontinhas, que não obstante ter-se exibido muito abaixo daquele que foi o seu registo nesta época, não merecia tão pesado derrota, quiçá explicável pelo golo madrugador do Paredes.

Ainda assim, o Fontinhas acaba por estar de parabéns por tudo o que fez nesta e nas últimas épocas. É de salientar, que no curto espaço de três épocas o Fontinhas passou de estreante a vice-campeão do Campeonato de Portugal, apresentando-se presentemente como a segunda equipa mais representativa dos Açores. Depois do Santa Clara na 1.ª Liga, o Fontinhas é a primeira equipa açoriana a disputar a Liga 3, o primeiro escalão dos campeonatos de futebol sénior organizados pela Federação Portuguesa de Futebol.

Quanto ao USC Paredes acaba por ser um justo vencedor da edição 2021/22 do Campeonato de Portugal, juntando-se ao restrito lote dos seis clubes que já venceram a prova, desde que a partir da época 2013/14, o Campeonato de Portugal começou a ser disputado no atual figurino.

VENCEDORES DO CAMPEONATO DE PORTUGAL

2013/14 — SC Freamunde
2014/15 — CD Mafra
2015/16 — Cova da Piedade
2016/17 — Real SC
2017/18 — CD Mafra
2018/19 — Casa Pia
2020/21 — CD Trofense
2021/22 — USC Paredes

© PE | Foto: DR