429 DOCENTES DOS AÇORES INTEGRADOS NO QUADRO EM DOIS ANOS

Uma nota da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, esta quarta-feira divulgada no portal do Governo, revela que “nos últimos dois anos, entraram nos quadros da região 429 professores e educadores”.

“Estes 429 docentes deixaram de estar contratados em situação precária e encontram-se agora com um vínculo de trabalho”, sublina, citada na referida nota, a secretária regional.

Na nota, Sofia Ribeiro explicou que, “no ano passado, foram colocados em quadro 281 docentes e, este ano letivo, 148 docentes”.

De acordo com a governante, destes 429 professores com vínculo, “291 ocupam vagas nos recém-criados quadros de ilha”.

Recorde-se que esta figura foi proposta por este Governo, através da revisão do Regulamento do Concurso do Pessoal Docente na Região Autónoma dos Açores, em março de 2021.

“Se não tivéssemos criado os Quadros de Ilha, havia mais 291 docentes contratados, em situação de precariedade”, frisou Sofia Ribeiro.

Segundo a titular da pasta da Educação, este número “corresponde a um esforço e a um compromisso do Governo Regional de valorização da Educação”.

Sofia Ribeiro explicou que a colocação de docentes em quadro “é ainda mais imperiosa”, uma vez que, “após o lançamento do ano letivo, e através da experiência colhida no passado, é possível identificar a falta de recursos em bolsa, não existindo docentes disponíveis para a oferta daquele momento”.

As listas de colocados nos Concursos Interno e Externo para 2022/2023, publicadas a 13 e a 23 de maio respetivamente, está disponível neste link.

© GRA | PE