ENCONTRO ANUAL DO PROJETO “ESCOLINHAS DO DESPORTO” DECORRE EM OITO ILHAS

A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, promove o Encontro Anual em oito das nove ilhas dos Açores, no âmbito do projeto “Escolinhas do Desporto”, foi esta sexta-feira revelado.

Uma nota da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, divulgada na internet, explica que o projeto “Escolinhas do Desporto” visa essencialmente criar oportunidades de prática desportiva, desempenhando um papel fundamental na estratégia de desenvolvimento do Desporto na Região Autónoma dos Açores, uma vez que promove um primeiro contacto com a prática e a atividade física organizada e regular das nossas crianças.

Tendo em conta o público-alvo, nomeadamente as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre 6 e 10 anos, assim como os objetivos centrais deste projeto, constata-se que as “Escolinhas do Desporto” têm uma influência determinante em vários aspetos do desenvolvimento global de cada criança, designadamente ao nível da formação, literacia motora, sociabilização e de hábitos de vida saudáveis.

Alicerçado na sua dimensão, longevidade e dispersão geográfica, o projeto “Escolinhas do Desporto” tornou-se uma marca de referência no âmbito do Desporto não só ao nível regional como também ao nível nacional, sendo que o número de núcleos e atletas envolvidos por época desportiva na Região Autónoma dos Açores tem vindo a ganhar cada vez mais impacto ao longo dos anos, tal como se tem assistido ao aumento do público presente nas atividades e convívios realizados.

Na prática, o “Encontro Anual – Escolinhas do Desporto” assume-se como um momento de convívio e de festa final, envolvendo em cada ilha, em simultâneo, todos os núcleos do projeto, com a organização técnica das associações de modalidade ou de desportos envolvidas e sob a coordenação dos Serviços de Desporto da respetiva ilha.

Esta iniciativa arranca no próximo dia 28 de maio, nas ilhas de São Miguel (Estádio de São Miguel), Terceira (Areal Praia Grande- Praia da Vitória) e Pico (Parque Florestal e Recreio do Mistério de S. João – Lajes do Pico), entre as 14h00-17h00, 10h00-12h00 e 9h30-12h00, respetivamente.

Já no dia 1 de junho, o “Encontro Anual – Escolinhas do Desporto” acontece na Graciosa (Campo Municipal de Santa Cruz), entre as 17h00 e as 19h00, e no dia 4 do mesmo mês em Santa Maria (Complexo Desportivo de Santa Maria), das 14h00 às 17h00.

Enquanto nas Flores, a data é 10 de junho (Pavilhão e Campo Municipal de Santa Cruz das Flores), entre as 14h30e as 16h30, em São Jorge o “Encontro Anual – Escolinhas do Desporto” estão marcadas para 18 de junho (Urzelina), entre as 9h30 e as 12h30.

O Faial acolhe a atividade, em jeito de encerramento, a 21 de junho (Parque Vitorino Nemésio), das 9h30 às 12h30.

Assim, o Encontro Anual pretende proporcionar um dia mágico, repleto de emoção, alegria e muita diversão a todas as crianças envolvidas no projeto “Escolinhas do Desporto”.

© GRA | Foto: SRSD/GRA | PE