APROVADA AQUISIÇÃO DE 49 VIATURAS ELÉTRICAS PARA O SETOR SOCIAL, ANUNCIA ARTUR LIMA

O Governo dos Açores já aprovou no âmbito do Programa Gerações em Movimento (GERMOV), projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a aquisição de 49 viaturas elétricas para as instituições sociais, revelou o vice-presidente.

“Estamos a falar, só em relação a 2021 e a este ano, num investimento que pode chegar a 1,9 milhões de euros”, avançou Artur Lima, citado em nota publicada esta sexta-feira no portal do Governo.

Segundo o responsável pela pasta da Solidariedade Social do Governo Regional, “o processo de atribuição das viaturas fundamenta-se em critérios rigorosos e muito objetivos. Este Governo é absolutamente transparente na concessão de apoios e na alocução dos seus investimentos”.

Para o governante, este programa “representa a aposta convicta do Governo dos Açores não só na renovação do parque automóvel das IPSS, que se encontra, em algumas situações, degradado e envelhecido, mas também na própria sustentabilidade ambiental da região”.

Artur Lima esteve na tarde de quinta-feira, na sede da Cáritas da ilha Terceira, onde procedeu à entrega formal da primeira viatura elétrica ao abrigo do Programa GERMOV.

“Viemos à Cáritas da Ilha Terceira entregar esta viatura elétrica, que, julgamos, será muito útil à prossecução da atividade social desenvolvida por esta instituição social, permitindo servir até 220 utentes”, referiu.

A aquisição da viatura, que irá servir a Cáritas da ilha Terceira, teve um custo de 38 mil euros e tem capacidade para nove lugares.

O Programa Gerações em Movimento, promovido pela Vice-Presidência do Governo, tem por finalidade reforçar o apoio do Governo Regional às IPSS, Misericórdias e entidades equiparadas, que constituem a rede de solidariedade social da Região Autónoma dos Açores e que contribuem para uma maior coesão social e inclusão dos vários públicos.

Este programa, anunciado por Artur Lima a 21 de junho, conta com uma dotação global de 3,5 milhões de euros, distribuída por cinco anos, e representa um investimento significativo da Região na mobilidade sustentável de base elétrica no setor social, através de fundos provenientes do PRR.

© GRA | Foto: J. Edgardo Vieira/GRA | PE