
Das 18:02 às 19:27 desta terça-feira, 17 de maio, foram sentidos três sismos na ilha de São Jorge, sendo que um deles também foi sentido na ilha do Pico, acaba de informar o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
De acordo com comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), às 18:02 desta terça-feira “foi registado um evento com magnitude 2,8 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a nor-noroeste (NNW) de Santo Amaro, ilha de S. Jorge.
Este sismo foi sentido, avança o SRPCB, com “intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Santo Amaro, Urzelina, Manadas e Norte Grande (concelho de Velas). O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV em Santo António (concelho de S. Roque do Pico, ilha do Pico) e em Ribeiras (concelho de Lajes do Pico, ilha do Pico)”, informa o SRPCBA.
Pouco mais de uma hora depois, pelas 19:08, foi registado novo evento sísmico, com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a nor-noroeste (NNW) de Santo Amaro, ilha de S. Jorge.
O sismo foi “sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Santo Amaro (concelho de Velas, ilha de S. Jorge)”.
Pelas 19:27, foi registado outro evento com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a nor-noroeste (NNW) de Santo Amaro, ilha de S. Jorge. O sismo “foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Santo Amaro (concelho de Velas, ilha de S. Jorge). O evento foi ainda sentido com intensidade III na freguesia de Urzelina (concelho de Velas, ilha de S. Jorge)”.
“O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação”, acrescenta o comunicado do SRPCBA.
© CIVISA/SRPCBA | PE