PROMOÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO DEVE ENVOLVER TODOS OS INTERVENIENTES DO MUNDO LABORAL, DEFENDE MARIA JOÃO CARREIRO

Maria João Carreiro, secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, defendeu quinta-feira um “compromisso” alargado entre todos os intervenientes no mundo laboral “com vista à promoção e implementação de uma verdadeira cultura de segurança, saúde e bem-estar” nos locais de trabalho.

Citada em nota de imprensa, divulgada na página internet do Governo dos Açores, a governante falava na sessão de abertura do seminário comemorativo do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, organizado pela Inspeção Regional do Trabalho (IRT), que decorreu no Teatro Angrense, na ilha Terceira.

“A melhoria das condições nos locais de trabalho é um desígnio do Governo dos Açores e este é um trabalho que deve envolver trabalhadores e empregadores, não só na identificação e controlo dos riscos mas também no acompanhamento permanente e contínuo destas problemáticas dentro das organizações”, afirmou.

De acordo com a nota, em 2021, no âmbito da atividade da IRT, foram realizadas “cerca de 250 auditorias a empresas autorizadas à prestação de serviços de segurança no trabalho, bem como a empresas clientes das mesmas, abrangendo mais de 3.700 trabalhadores”.

Ainda 2021, é referido, “foram realizadas cerca de 4.200 visitas de intervenção inspetiva, das quais 2.390 visaram o controlo do cumprimento das disposições legais em matéria de segurança e saúde no trabalho”.

Para Maria João Carreiro que tutela a IRT, estas ações, visaram, por um lado, “avaliar a qualidade dos serviços de segurança no trabalho assegurados aos trabalhadores” e, por outro, “dar às empresas uma oportunidade de melhoria de procedimentos”. 

A secretária regional sublinha que, não obstante o “trabalho ainda a fazer para que o trabalho digno seja uma realidade para todos”, as ações de natureza pedagógica e preventiva “já se têm traduzido na melhoria das condições de trabalho, uma vez que os trabalhadores e empregadores estão mais capacitados e mais informados”.

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego reafirmou, por isso, o “compromisso do Governo dos Açores de continuar a trabalhar com determinação e empenho para dinamizar o conhecimento, a prática e o cumprimento voluntário das normas técnicas e legais respeitantes à segurança e saúde no trabalho”.

“Tenhamos todos a consciência de que o desenvolvimento económico e social dos Açores não pode estar dissociado de melhores condições de trabalho, que por sua vez se refletem numa maior produtividade das empresas e organizações”, concluiu.

O seminário comemorativo do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, transmitido no canal Youtube do Governo Regional dos Açores, abordou, entre outros, temas como o assédio moral, avaliação e prevenção de riscos nos setores da Construção, Comércio e Restauração.

© GRA | Foto: SRJQPE/GRA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s