25 DE ABRIL: BE/AÇORES CELEBRA LIBERDADE E DEMOCRACIA ALERTANDO PARA OS PERIGOS DO CRESCIMENTO DA EXTREMA-DIREITA

Numa sessão pública de comemoração dos 48 anos do 25 de Abril, realizada este sábado, em Angra do Heroísmo, o Bloco de Esquerda assinalou as importantes conquistas da revolução dos cravos, mas alertou para os perigos que o crescimento da extrema-direita representa para a liberdade e para a democracia.

Citada em nota de imprensa, a coordenadora do BE/Terceira e deputada no parlamento dos Açores, Alexandra Manes, enalteceu as conquistas que o 25 de Abril trouxe ao povo português, como a democratização do Ensino, da Saúde, da Habitação e a criação de um Estado Social.

Mas Alexandra Manes salienta que os valores de Abril não podem ser considerados como adquiridos para sempre, até porque, aponta a dirigente do Bloco, há um partido de extrema-direita na Assembleia da República que pretende alterar a Constituição com o objetivo de apagar muitas das conquistas do 25 de Abril.

“Com o crescimento da extrema-direita – que é um dos pilares do atual governo regional – nada nos garante que não tenhamos de lutar novamente para garantir a nossa liberdade”, alerta Alexandra Manes.

O 25 de Abril “deve ser sempre comemorado”, porque é “uma forma de fazer as gerações mais antigas recordar os tempos da revolução, e fazer com que as gerações mais novas a conheçam melhor” a data que “marca o fim da opressão, do colonialismo, do Estado Novo, e da PIDE”, disse.

Alexandra Manes conclui que “passados 48 anos, ainda há muito por conquistar, nomeadamente no direito à habitação, nas condições de trabalho e no combate às desigualdades”, por exemplo.

“Recordar Abril: Histórias de uma revolução” foi o tema deste encontro que contou com a participação do historiador Carlos Enes e com momentos de declamação de poesia.

© BE/A | Foto: BE/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s