CRISE SÍSMICA EM SÃO JORGE: PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE BAIXAR NÍVEL DE ALERTA VULCÂNICO SERIA “PRECIPITAÇÃO”

O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este sábado que seria uma “precipitação” e um “facilitismo” reduzir o nível de alerta vulcânico em São Jorge, que se encontra em V4, o que significa ameaça de erupção.

“Baixar o nível de alerta de V4 para [V]3 seria uma precipitação. Seria um facilitismo. Não que não houvesse sinais que convidassem alguns a defender isso. Havia, mesmo especialistas. Mas, na ponderação, [entendeu-se] que era um mau sinal dado para a opinião pública”, declarou.

O chefe de Estado falava aos jornalistas nas Velas, em São Jorge, após o ‘briefing’ diário de atualização da crise sismovulcânica.

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

O Presidente da República visitou a ilha de São Jorge sexta-feira e sábado, depois de a ter visitado a 27 de março, na sequência da crise sismovulcânica que se iniciou a 19 de março.

Com esta visita o Marcelo pretendeu transmitir um sinal de “confiança” para o turismo, setor “fundamental” para os Açores.

© Lusa | Foto: MM/GRA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s