IMPACTES AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO DO NOVO BAR NA PRAIA DA RIVIERA DECORREM DA UTILIZAÇÃO QUE SE VIER A FAZER, ADVERTE ESPECIALISTA

Para o biólogo, professor doutor do Grupo de Ecologia Vegetal da Universidade dos Açores, Eduardo Dias, a maior preocupação a ter com a construção do novo bar e balneários da praia da Riviera, na freguesia do Cabo da Praia, decorre da estratégia definida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para a sua utilização futura, que poderá alterar de forma significativa todo o ecossistema ali existente.

Ouvido na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na tarde do passado dia 24 de março, no âmbito da petição “Suspensão da obra de construção do Bar da praia da Riviera”, o especialista desvalorizou a importância da duna, que disse ser “uma duna como outra qualquer”, primária e “muito recente”, mas manifestou-se preocupado com a zona húmida do Belo Jardim e com os juncais que estão a escassos 20/30 metros da obra.

Eduardo Dias mostra-se perplexo com três questões, que no seu entender são centrais em todo este processo: os sinais dados pela autarquia praiense; a perturbação na avifauna; e a falta de informação pública sobre o que se pretende para toda aquela zona.

Para o professor universitário não faz muito sentido que tendo a Câmara da Praia beneficiado da aprovação pela União Europeia de um projeto LIFE, de preservação da natureza, para aquela zona, alguns anos depois, venha dizer, afinal, “o que nós queremos é um bar”, quando uma das razões determinantes desta aprovação, foram as aves que agora ficam ameaçadas face ao natural ruído provocado pela sua utilização.

Desvalorizando a área de implementação do novo espaço, Eduardo Dias mostrou-se apreensivo quanto aos impactes da sua conservação. Acredita que, inevitavelmente, o mar acabará por inundar a infraestrutura e aí a Câmara Municipal irá construir barreiras de proteção, alargando toda a área de intervenção.

O professor do Grupo de Ecologia Vegetal considerou ainda preocupante a inexistência de um plano público relativamente à utilização de toda aquela zona. Da observação que fez no local, o biólogo receia que as obras de prolongamento da avenida marginal façam ligação pedonal ao novo bar, criando um circuito de “passeio” na zona húmida do Belo Jardim com todas as consequências nefastas para as aves que lá passam e nidificam.

Assim e em síntese, para o biólogo da Universidade dos Açores, mais que a utilização sazonal do bar (no verão) e a eventual destruição da duna, o que está verdadeiramente em causa, é a estratégia definida para a sua utilização, que poderá provocar perturbações consideráveis na zona envolvente, nomeadamente nos serviços que a zona húmida do Belo Jardim presta à biodiversidade.

Praia Expresso desconhece a existência de um Plano Público de Utilização, mas sabe que, aquando da apresentação do projeto de construção do novo bar e balneários da praia da Riviera, em março de 2021, o então presidente da autarquia, Tibério Dinis, anunciou que a infraestrutura, dividida em dois blocos, seria “ultrapassada a meio pelo final do percurso do prolongamento da marginal”, e estaria preparada para estar aberta durante todo o ano.

AUDIÇÃO DO PROFESSOR DOUTOR EDUARDO DIAS

© PE | Foto: RS | Vídeo: ALRAA

One comment

  1. Associação para a Promoção e Proteção Ambiental dos Açores - APPAA diz:

    A construção do bar no local onde está a ser feita, como diz o Professor Doutor Eduardo Dias, vai ter impacto numa zona ambientalmente sensível, pela carga de frequência humana e levanta-se o receio de que, sendo atingida pelas ondas, surja a tentação de construir um molhe para a proteger.
    Desejo acrescentar que a própria estrutura, sendo atingida pelo mar, irá originar a erosão da duna, porque o efeito de ressaca irá arrastar a areia.
    O que já foi gasto com a obra não justifica que se persista no erro e deveria ser a própria Câmara Municipal a reconhecer as vantagens de reverter o projeto. Os prejuízos futuros serão muito maiores do que as verbas já gastas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s