LAJES DAS FLORES: BE/AÇORES REQUER AO GOVERNO “PONTO DE SITUAÇÃO” SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO PORTO

O Bloco de Esquerda entregou esta quinta-feira no parlamento regional, um requerimento, onde solicita ao Governo Regional que faça “um ponto de situação relativamente à obra de construção do porto das Lajes das Flores”, infraestrutura que ficou totalmente destruída aquando da passagem do furacão Lorenzo nos Açores.

Sinalizando que já passaram mais de dois anos desde a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, a deputada Alexandra Manes quer saber que alterações foram introduzidas por este governo ao projeto inicial, e quais as implicações destas alterações ao nível da funcionalidade do porto e do custo da obra.

No requerimento, o Bloco salienta que após a ida do secretário regional dos Transportes à ilha das Flores, “mantiveram-se dúvidas relativamente ao processo das obras, nomeadamente quanto às alterações introduzidas no projeto inicial”.

Os dois deputados do grupo parlamentar do Bloco no parlamento açoriano, querem saber “em que fase se encontra o projeto para a obra do molhe principal do porto comercial das Lajes das Flores e para quando se encontra previsto o lançamento do concurso”.

“O porto comercial de Lajes das Flores é a maior infraestrutura da ilha e a porta de entrada para o abastecimento e para muitas das pessoas que visitam a ilha, por via marítima”, sublinha a nota de imprensa do BE, esta quinta-feira enviada às redações.

No requerimento, o Bloco de Esquerda pede ainda um ponto de situação relativamente ao “Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores – que é essencial às pescas e às empresas marítimo-turísticas que fazem a travessia entre Flores e Corvo e percursos de volta à ilha – que estava em obras aquando da passagem do furacão e que também foi afetado”.

O furacão Lorenzo fustigou os Açores na madrugada de 01 para 02 de outubro, afetando, maioritariamente, os grupos Central e Ocidental, com rajadas de vento que ascenderam aos 163 quilómetros/hora, de acordo com os registos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A passagem do furação Lorenzo provocou a destruição do Porto das Lajes das Flores, tendo, à altura, condicionado o abastecimento ao grupo Ocidental, por via marítima.

O porto das Poças, situado na vila de Santa Cruz, que se encontrava em obras, também sofreu danos, sendo que o que estava a ser feito ficou parcialmente destruído.

© BE/A | Foto: DR | BE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s