UNIQUEIJO E LACTAÇORES APRESENTAM QUEIJO SÃO JORGE DOP 30 MESES DE CURA

A edição especial do Queijo São Jorge DOP 30 meses lançada pela Uniqueijo e LactAçores, assinala a comemoração dos 30 anos de história da Confraria do Queijo São Jorge em prol deste mítico queijo. Esta associação científica e cultural visa preservar, dignificar e promover a autenticidade e qualidade do queijo São Jorge DOP (Denominação de Origem Protegida), um dos queijos mais emblemáticos do país, feito exclusivamente na ilha de São Jorge há cerca de 500 anos. A Confraria do Queijo São Jorge tem a responsabilidade de proceder à certificação dos queijos produzidos por todos os produtores da Região Demarcada, sendo um Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC) através de um painel de provadores devidamente qualificado, treinado e monitorizado, para garantir o rigor e qualidade do produto DOP.

Produzido na Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de S. Jorge, UCRL, e comercializado pela LactAçores, o Queijo São Jorge DOP 30 meses de cura, de edição limitada, apresenta um aroma intenso e sabor ligeiramente picante, característicos da sua cura prolongada, obtido a partir de leite de vaca cru, sal e coalho.

 “É uma honra para a Confraria do Queijo São Jorge esta edição especial de uma cura de 30 meses do Queijo São Jorge DOP para celebrar e homenagear os seus 30 anos de uma história de dedicação, perseverança e trabalho árduo do povo Jorgense em nome de um dos produtos mais ricos da ilha”, afirma António Azevedo, presidente da Confraria do Queijo São Jorge e gerente da Uniqueijo. “De geração em geração tem havido uma dedicação e cuidado crescente em preservar e promover a elevada qualidade deste produto único no mundo, criado com a melhor matéria-prima que só a natureza da Ilha de São Jorge pode oferecer.”, reforça António Aguiar, presidente da Uniqueijo.

“A criação desta edição limitada representa o reconhecimento do empenho de centenas de pessoas que procuram, todos os dias, contribuir para a criação de propostas inovadoras e de qualidade superior, com o objetivo de elevar e posicionar o Queijo de São Jorge em Portugal e além-fronteiras”, refere Pedro Tavares, Presidente da LactAçores.

Ideal para ser apreciado como entrada ou sobremesa, ou para celebrar as festas que se aproximam com a família e amigos, o Queijo São Jorge DOP 30 meses é também uma boa sugestão para ser acompanhado de uma compota e harmonizado com um vinho intenso ou licor, como o vinho licoroso 10 anos da Picowines.

Seja para degustar ou para oferecer no Natal, a edição limitada São Jorge DOP 30 meses de cura encontra-se disponível numa embalagem de 300g, com PVP recomendado de 8,99€, nas grandes superfícies, e no formato inteiro em lojas gourmet.

Nesta época festiva, a edição limitada Queijo São Jorge DOP 30 meses de cura não vai poder faltar à mesa. Para isso, a LactAçores irá promover várias ações nos meios online, offline e pontos de venda, para que todos possam celebrar com este produto único.

A História do Queijo São Jorge DOP

O Queijo São Jorge DOP começou a ser produzido quando a Ilha foi descoberta (século XV). As condições edafo-climáticas excelentes para a produção de pastagem existentes na ilha e a introdução, ainda antes do seu povoamento, de gado, fizeram com que, desde o início, os habitantes recorressem ao fabrico de queijos como reserva alimentar e como forma de aproveitamento do excesso de produção de leite.

Sabe-se que há cerca de 200 anos o queijo de São Jorge já tinha a sua forma atual, cilíndrica e volumosa, tipo “roda”, tendo-se chegado a produzir alguns por encomenda especial. Em 1986, foi criada a Região Demarcada do Queijo de São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge.

Feito exclusivamente a partir de leite de vaca cru da ilha, coalho e sal, este queijo tem um aroma forte e sabor ligeiramente picante. A cura mínima é de 3 meses, sendo a máxima de 36 meses.

SOBRE A CONFRARIA DO QUEIJO SÃO JORGE

Há 30 anos que a Confraria do Queijo São Jorge é uma associação científica e cultural, que trabalha nas componentes lúdica e técnica para a preservação e promoção da elevada qualidade do Queijo São Jorge DOP. O Queijo São Jorge DOP é um produto singular com uma cultura centenária e é também um produto DOP (Denominação de Origem Protegida), regulado por um caderno de especificações que lhe impõe a procura constante da preservação do método de produção e avaliação do Queijo São Jorge, de modo a que se conserve este produto de tradição vincada com características que perduram ao longo de séculos. 

Deste modo, a Confraria do Queijo São Jorge promove e dignifica a Denominação de Origem Protegida – Queijo São Jorge, bem como da respetiva Região Demarcada (ilha de S. Jorge) e procede de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis à certificação e controlo dos queijos produzidos pelos produtores da Região Demarcada, apresentando-se assim como um Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC).

A Confraria é uma instituição sem fins lucrativos, que subsiste financeiramente única e exclusivamente devido às taxas de certificação, e que, ainda assim consegue manter um sistema de gestão devidamente implementado (acreditação segundo a NP EN ISO/IEC 17065:2014) que engloba a existência de um painel de provadores devidamente qualificado, treinado e monitorizado. Estes fatores contribuem para a garantia de que o produto DOP é certificado com o máximo rigor e qualidade.

SOBRE A UNIQUEIJO

A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL – UNIQUEIJO, foi criada em 1986, na freguesia de Velas com a integração das seguintes Cooperativas:

Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Norte Pequeno;
Cooperativa Agrícola do Norte Grande (atualmente posto de leite);
Cooperativa Agrícola de Leitaria de Santo António;
Cooperativa Agrícola de Santo Amaro CRL;
Cooperativa Leitaria de Manadas SA;
Cooperativa Leitaria da Beira;

Mais tarde, em 1991, associou-se a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Rosais, em 2000 associou-se a Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo e, por último, em 2007, foi estabelecido um acordo comercial com a Cooperativa dos Lourais. Ainda durante o ano de 1986, foi dado um passo fundamental na produção dos nossos queijos, com a criação da Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge.

Em novembro de 1991, foi atribuído o estatuto de Entidade Certificadora à Confraria do Queijo São Jorge. As atuais instalações, no Lugar da Beira, em Canadinha Nova, na freguesia de Velas, permitem um controlo constante e extremamente rigoroso dos produtos produzidos com o auxílio dos dois modernos laboratórios que as suportam.

Atualmente, a Uniqueijo agrupa quatro cooperativas: Finisterra, Lourais, Beira e Norte Pequeno, sendo que esta funciona como posto de receção. A Uniqueijo dedica-se à produção, armazenagem, cura e embalamento do tradicional e muito apreciado Queijo São Jorge DOP. Nos dias de hoje, a Uniqueijo recorre às mais modernas tecnologias e métodos de fabrico para a criação de um produto de cariz artesanal, para que a tradição dos queijos seja apreciada no seu esplendor à mesa dos nossos clientes.

SOBRE A LACTAÇORES

A LactAçores é a União de Cooperativas que comercializa lacticínios açorianos, produzidos com os mais elevados padrões de exigência, e com um rigoroso sistema de controlo de qualidade e segurança alimentar. É formada pelas três Cooperativas: Unileite (Ilha de São Miguel), Uniqueijo (Ilha de São Jorge) e CALF (Ilha do Faial). Com 17 anos de atividade, comercializa, em exclusivo, os lacticínios produzidos pelas Cooperativas, tais como leite, natas, queijo e manteiga.

© Sílvia Marçal | Imagem: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s