OR2022: “É UMA OBRA DE FICÇÃO”, DIZ ANTÓNIO LIMA

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia Regional dos Açores, António Lima, entende que o Orçamento do governo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM) “é uma obra de ficção” e admite votar contra.

“Este é um Orçamento que é uma obra de ficção. E é uma obra de ficção que nem os próprios autores conseguem explicar bem, porque houve uma alteração substancial entre a anteproposta e a proposta ao nível do endividamento e das receitas”, apontou o deputado bloquista, esta sexta-feira, no final de dois dias de audições aos membros do Governo, realizadas na sede do parlamento, na cidade da Horta.

A bancada do BE critica também a existência de verbas, provenientes de fundos comunitários, que não estavam inicialmente previstas naqueles documentos, como é o caso de cerca de 40 milhões de euros que “aparecem não se sabe bem de onde” e em relação aos quais o Governo não terá sabido explicar “com pormenor” a proveniência.

“Também não se percebe qual é o objetivo do endividamento que vai ser contraído”, advertiu António Lima, recordando que, inicialmente, o executivo liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, dizia que se destinava a “minimizar o impacto da covid-19 na região”, mas afinal, “80 milhões de euros são para a SATA”.

Os bloquistas açorianos alegam que não têm “qualquer confiança” nestas propostas de Plano e Orçamento para 2022, admitindo que, da forma como estes documentos estão redigidos, “não restam muitas hipóteses” a não ser votar contra.

O Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo, pela IL, pelo Chega e pelo deputado independente Carlos Furtado.

A Assembleia Legislativa dos Açores é composta por 57 deputados, sendo que, na atual legislatura, 25 são do PS, 21 do PSD, três do CDS-PP, dois do PPM, dois do BE, um do Chega, um eleito pelo Chega que em julho passou a independente, um da Iniciativa Liberal e um do PAN.

© Lusa | Foto: BE/A | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s