FONTE DO BASTARDO ACOLHEU EXERCÍCIO NACIONAL “A TERRA TREME”

Decorreu na manhã desta sexta-feira, em todo o país, o exercício anual levado a cabo pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “A Terra Treme”, destinado a sensibilizar a população em geral para o risco sísmico, ao qual o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) se associou.

O simulacro decorreu no edifício escolar da freguesia da Fonte do Bastardo, onde as crianças adotaram os três procedimentos adequados em caso de sismo: Baixar — Proteger — Aguardar. Além disso, as crianças tiveram ainda oportunidade de assistir a demonstrações de atividades que envolveram a utilização de drones e participação de cães, meios muito importantes em situações de emergência.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricky Baptista, titular do pelouro de Proteção Civil municipal, exercícios semelhantes ao “A Terra Treme”, são “o melhor contributo para o reforço da capacidade de autoproteção das gerações atuais e futuras”.

“Envolvemo-nos nesta atividade cientes de que estamos a contribuir para uma sociedade mais capacitada para as medidas de autoproteção em situações de catástrofe, logo mais segura. Prevenir deve ser sempre o passo mais importante para alcançarmos esse objetivo”, salientou o edil, citado em nota da autarquia.

“Estas ações de sensibilização de maior proximidade com os mais pequenos dão-nos a confiança de que esta experiência contribuirá para um reforço da informação que vai ser transmitida aos respetivos familiares, fazendo com que se gere mudança”, garantiu o autarca.

A ação envolveu técnicos municipais, elementos do SRPCBA, da AHBVPV, da PSP e Unidade Especial de Polícia, da GNR, da Força Aérea Portuguesa, da Autoridade Marítima, da Junta de Freguesia e de toda a comunidade escolar da Fonte do Bastardo (EB1/JI e a Creche Olhar Poente).

No final, Ricky Baptista agradeceu a presença de todas as entidades, assegurando que “é importante manter, melhorar e desenvolver novas dinâmicas que contribuam para a qualidade de vida de todos os praienses e, neste sentido, trabalhar em conjunto para a proteção e a segurança da população”.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s