BOMBEIROS DA PRAIA COMEMORARAM 37 ANOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE

Fundada a 11 de outubro de 1984, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) assinalou no passado domingo, dia 17 de outubro, o seu 37.º aniversário.

Numa cerimónia onde marcaram presença o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Eduardo Faria, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Vânia Ferreira, o presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória (AMPV), Paulo Luís, entre outros responsáveis militares e civis, foram condecorados bombeiros e colaboradores da corporação, por relevantes serviços prestados.

Assim, a Direção da AHBVPV homenageou os bombeiros Hugo Santos, João Costa, José Melo, Leonel Raimundo, Bruno Espínola, Francisco Godinho, José Barcelos, Paulo Borba, Hélder Lima, Ruben Linhares, Rogério Martins, Vítor Drumond, Carlos Pacheco, Maria Rita Costa, Sérgio Drumond, Jorge Sousa, Sérgio Santos, Pedro Barcelos, Fernando Martins, Miguel Valente, Luís Pinto, José Gomes, Pedro Mendonça, Vítor Lima, Andreia Gil, Emanuel Ávila, Eduardo Arruda, Catarina Rocha, Ilídio Martins, Filipe Ponte, César Gaspar e Márcio Soares.

Foram também homenageados Pedro Teófilo (pela coordenação dos nadadores salvadores nas zonas balneares do concelho) e Sónia Paim (pela manutenção das instalações).

Foram ainda atribuídas as medalhas de assiduidade a Mara Lisa Arruda e Ângelo Carvalho, por 10 anos de serviço; Sérgio Santos, Fernando Martins, Pedro Barcelos, Maria da Conceição Rocha e Leonel Raimundo, por 15 anos de serviço; a Hélder Lima, por 25 anos de serviço; e, por 30 anos de serviço, a Alexandre Cunha, José Barcelos e Rui Correia.

A medalha de serviços distintos da Liga Portuguesa de Bombeiros Portugueses foi atribuída a Sandra Sousa, em representação de Roberto Sousa, a Bárbara Augusto e Ânia Almeida.

Ilídio Martins recebeu o troféu de bombeiro do ano.

ESTATUTO DO BOMBEIRO NO PRÓXIMO ANO

No decurso da cerimónia evocativa do 37.º aniversário da AHBVPV, Clélio Meneses, secretário regional com a tutela da pasta de Proteção Civil do Governo dos Açores, reiterou o compromisso de apresentar, no próximo ano, uma proposta para o estatuto do bombeiro.

O governante esclareceu que esse compromisso “é o de apresentar uma proposta que valorize o bombeiro, que atualize o que já existe em termos nacionais e regionais e que de alguma forma tente adaptar à Região aquilo que é a resposta a dar às necessidades dos bombeiros”.

“O trabalho está a ser desenvolvido, teve um momento marcante, no último conselho regional de bombeiros, mas tem de ser concluído”, acrescentou.

Clélio Meneses afirmou também reconhecer que “os bombeiros necessitam e merecem muito mais do que aquilo que recebem”, assumindo o compromisso de trilhar um caminho “progressivo e de justiça àquilo que é a necessidade correspondente ao serviço público que é prestado”.

“Tem de ser feito e assumo aqui o compromisso, na medida daquilo que são as responsabilidades orçamentais da Região”, sustentou.

REFORÇO DOS MEIOS OPERACIONAIS

Por sua vez, a presidente da CMPV, Vânia Ferreira, garantiu que a autarquia vai apoiar a corporação no reforço dos seus meios operacionais, contribuindo, dessa forma, para o aumento dos quadros de bombeiros.

“Considerando o projeto do anterior executivo de suporte de vida imediato, futuramente sediado no quartel dos bombeiros voluntários, assumimos a importância de um serviço disponível em prol dos praienses, tendo como objetivo uma resposta célere no contexto de emergência pré-hospitalar. Deste modo, torna-se essencial o investimento no novo quadro de bombeiros, contribuindo para o reforço dos meios operacionais desta entidade”, referiu.

“Pretendemos continuar a apoiar e a desenvolver um percurso de parceria com esta associação, de modo a garantir uma eficaz prestação de cuidados de saúde em pré-hospitalar como em todas as intervenções de combate a incidentes de risco e salvamento”, sublinhou.

Na ocasião, Vânia Ferreira destacou “o empenho, esforço e dignação dos bombeiros voluntários na proteção da população, pautada por uma postura de excelência no combate aos desafios que esta entidade enfrenta diariamente”.

“O percurso da AHBVPV muito nos honra enquanto praienses. São inúmeras, e já comprovadas, as conquistas nacionais, regionais e internacionais que enaltecem esta corporação, levando além-fronteiras o nome deste concelho”, salientou a autarca.

“Não poderia deixar de referir a vossa capacidade de resiliência nas ações causadas pela pandemia da COVID-19, uma situação que põe, sem dúvida, à prova, as vossas capacidades no apoio ao próximo e que nos afetou a todos de uma forma profunda e inexplicável. O meu agradecimento pelo vosso inigualável trabalho prestado junto da comunidade, algo que não seria possível sem a força motriz principal, as vossas famílias”, concluiu.

© GRA—GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s