ALRAA: COMISSÃO AUTORIZA PEDIDO DE AUDIÇÃO DE DEPUTADOS SOCIALISTAS EM INQUÉRITO SOBRE AQUISIÇÃO DE MÁSCARAS COM DEFEITO

A Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do parlamento dos Açores aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, o pedido da Inspeção Regional de Saúde para ouvir dois deputados socialistas num processo de inquérito relacionado com máscaras com defeito.

Em causa está o pedido de audição do ex-presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e do ex-diretor regional de Saúde, Tiago Lopes, atuais deputados do Partido Socialista, por causa da polémica aquisição, em 2020, no mercado asiático, de máscaras de proteção contra a covid-19, que supostamente não cumpriam os requisitos técnicos exigidos.

Além da votação unânime ocorrida na Comissão de Assuntos Parlamentares, a autorizar a audição requerida, a Assembleia Legislativa dos Açores terá ainda de se pronunciar, em plenário, sobre esta matéria, o que deverá ocorrer na sessão marcada para o próximo dia 19 de outubro.

Em 2020, a Região Autónoma dos Açores desembolsou, através de um contrato por ajuste direto, pago em duas tranches, três milhões e 150 mil euros por aquele material de proteção hospitalar, que foi transportado de Xangai, na China, para Ponta Delgada, num voo extraordinário efetuado pela Azores Air Lines.

O executivo socialista de então, presidido por Vasco Cordeiro, confirmou, mais tarde, a existência de defeito no fabrico das máscaras e garantiu que o fornecedor iria substituí-las, mas isso não veio a ocorrer, pelo menos até à tomada de posse do novo executivo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM), formado após as eleições legislativas de outubro de 2020.

De acordo com um documento a que a Lusa teve acesso, a Inspeção regional de Saúde decidiu, entretanto, abrir um “processo disciplinar especial de inquérito”, destinado ao “apuramento de eventuais responsabilidades” relativamente à aquisição das máscaras tipo FFP/KN95.

Nesse âmbito, foi requerido ao parlamento que aqueles dois deputados do PS que, na altura dos factos tinham responsabilidades diretas neste negócio, prestassem esclarecimentos sobre esta matéria.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s