AUTÁRQUICAS 2021: PS PERDE REPRESENTAÇÃO

Apesar de ter sido o partido mais votado em termos globais e ter conquistado a Câmara de Vila do Porto ao PSD, o PS perdeu a hegemonia que detinha em 2017.

RESULTADOS

PS PERDE HEGEMONIA MUNICIPAL

Nas eleições autárquicas de 2017, 01 de outubro, o PS arrebatou a presidência de 12 das 19 câmaras municipais dos Açores. Após as eleições de hoje, este número baixou para nove. Ao todo o PS perdeu quatro câmaras (Horta, Praia da Vitória, São Roque do Pico e Santa Cruz da Graciosa), mas na contabilidade final, a perca desce para três em virtude da conquista da Câmara Municipal de Vila do Porto ao PSD.

Por sua vez o PSD preside oito câmaras municipais, cinco sozinho, duas em coligação com o CDS-PP e PPM e outra com CDS-PP. Em relação a 2017, o PSD mantém o mesmo número de câmaras, apesar de ter perdido Vila do Porto, já que, em compensação, tirou São Roque do Pico ao PS. A três restantes câmara foram conquistadas em coligação, com o CDS-PP e o PPM (Horta e Santa Cruz da Graciosa), e só com o CDS-PP (Praia da Vitória).

O CDS-PP manteve a única câmara que detém nos Açores: Velas.

Concorreram nestas eleições três listas de grupos de cidadãos, na Horta, Praia da Vitória e Calheta. Apenas a lista da Calheta logrou vencer, tal como o já tinha feito há quatro anos.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s