AUTÁRQUICAS 2021: VÂNIA FERREIRA ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA DA VITÓRIA

Os praienses elegeram este domingo, 26 de setembro, nas eleições Autárquicas 2021, Vânia Ferreira (PSD/CDS-PP) como presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, sucedendo no cargo Tibério Dinis, que comandou os destinos do concelho nos últimos quatro anos.

De acordo com o escrutínio provisório, Vânia Ferreira arrecadou 4.608 (43,91%) dos votos validamente expressos, elegendo quatro vereadores o que lhe dá maioria absoluta. Na segunda posição, com 4.304 (40,49%) dos votos ficou a lista do PS “Orgulho na Praia da Vitória” liderada por Berto Messias, que elegeu três vereadores para o órgão colegial. A lista de cidadãos eleitores — a primeira em eleições autárquicas na Praia da Vitória — “Esta é a nossa Praia” liderada por Tiago Ormonde posicionou-se na terceira posição com 1.000 (9,41%) votos. Na sua primeira participação em eleições autárquicas, 141 (1,33%) dos praienses confiaram o seu voto no Chega. A bloquista Joana Bettencourt registou 88 (0,83%) preferências, enquanto António Fonseca da coligação PCP/PEV obteve 72 (0,68%) dos votos.

A presidência da Assembleia Municipal foi também conquistada pela coligação PSD/CDS-PP, sendo Paulo Luís o novo presidente do órgão máximo da autarquia praiense. Em termos mandatos diretos a coligação PSD/CDS-PP elegeu 10 deputados municipais, o PS nove e o grupo de cidadãos “Esta é a Nossa Praia” dois. Por inerência (presidente de junta) o PSD soma mais seis mandatos e o PS cinco.

No panorama das assembleias de freguesia e respetivos presidente de junta, em relação a 2017, o PS perdeu duas juntas para a coligação: Fonte do Bastardo e Porto Martins.

RESULTADOS

8.º PRESIDENTE — PRIMEIRA MULHER

Vânia Ferreira é a oitava pessoa a sentar-se na cadeira de presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, sendo a primeira mulher a chefiar o executivo camarário praiense. Dezasseis anos depois, o PSD volta o comandar os destinos do concelho da Praia da Vitória, desta feita, em coligação com o CDS-PP.

Esta é a segunda vez que o CDS-PP assume responsabilidades executivas. Na primeira, em 1989, também fê-lo coligado com outro partido, então, com o PS.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s