CORVO: SECRETÁRIO DA SAÚDE VISITA UNIDADE MÓVEL DE RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

O Secretário regional da Saúde e Desporto do Governo Regional dos Açores, Clélio Meneses, visitou esta quarta-feira a Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama, que está estacionada na ilha do Corvo desde a passada segunda-feira para efetuar rastreios à população até sexta-feira (dia 17).

Na ocasião e de acordo com nota do executivo, Clélio Meneses congratulou-se com a iniciativa, da responsabilidade do Centro de Oncologia dos Açores, revelando a importância da mesma para a prevenção deste tipo de cancro, quer no Corvo, quer no arquipélago em geral.

“O Centro de Oncologia dos Açores tem tido um papel fundamental a este nível, tendo já diagnosticado 600 cancros da mama”, destacou o governante.

Segundo Clélio Meneses, “há uma média de 55 cancros deste tipo diagnosticados anualmente através desta operação, que envolve duas unidades móveis e permite uma presença em todos os concelhos dos Açores, de dois em dois anos”.

De acordo com a nota, cerca de 70 mulheres aderiram já ao rastreio na ilha do Corvo, número que o titular da pasta da Saúde do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM considera “muito positivo”, sublinhando que este é o caminho para um sistema de saúde “de prevenção e proximidade”.

OBRAS DE BENEFICIAÇÃO DO PAVILHÃO DESPORTIVO

Ainda esta quarta-feira e também na ilha do Corvo, Clélio Meneses inaugurou as obras no pavilhão desportivo, tendo em vista dotá-lo de condições para acolher os jogos da Série Açores de Futsal.

Recorde-se que o Clube Desportivo Escolar do Corvo faz este ano a estreia nas competições nacionais da modalidade e conta com um recinto que beneficiou agora de obras de remodelação, nos balneários, instalações sanitárias e acessos.

O investimento rondou os 30 mil euros e foi suportado pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto e pela Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações.

Para Clélio Meneses “a atividade do clube, com quase 60 atletas federados, numa pequena ilha como o Corvo, é por si só significativa e deve ser realçada”.

Ao sucesso do projeto e da prática desportiva e “ao momento histórico”, a resposta do Executivo “foi dotar este espaço de condições para que estes jogos se realizem no Corvo”, frisou o governante.

O Clube Desportiva Escolar do Corvo faz a estreia, inédita, na Série Açores do nacional de Futsal, no próximo mês de outubro.

Durante a visita, o secretário regional entregou ao Parque Desportivo do Corvo equipamento diverso destinado à prática desportiva pela população local.

Bicicletas, caiaques, pranchas e outros acessórios constam do rol de equipamentos que ficam ao dispor de quem os quiser usar sendo que “o Governo pretendeu dotar também a ilha do Corvo de alguns contributos para que esta prática desportiva, atividade física, atividade motora contribua para a saúde das pessoas”.

O titular da pasta do Desporto que esteve acompanhado pelo Diretor Regional do Desporto, anunciou ainda a nomeação de Filipe Rosa como coordenador do Serviço de Desporto de Ilha do Corvo.

© GRA | Foto: SRSD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s